sexta-feira, 24 de junho de 2011

Casa M - 8ª Bienal do Mercosul - programação semanal


Casa M – programação semanal

27 de junho a 02 de julho

Cursos de formação de professores, terceira edição do projeto Combos e conversa com artistas do projeto Cadernos de Viagem são os destaques da programação

A programação da semana na Casa M oferece ao público diversas atividades artísticas e pedagógicas, com destaque nessa semana para o início do ciclo de cursos de formação de professores da 8ª Bienal do Mercosul, no dia 28 de junho. Os cursos são destinados a professores de qualquer área, interessados e participantes do curso de mediadores da 8ª Bienal. O objetivo é abordar conceitos e temáticas da 8ª Bienal e proporcionar a discussão de temas como interdisciplinaridade guiada pela arte, arte como possibilidade pedagógica, imagens do cotidiano, performance como manifestação política, museu e produção de identidades, e literatura e artes visuais no contexto contemporâneo, entre outros. São 25 vagas disponíveis para cada turma e as inscrições são gratuitas, através do email professor@bienalmercosul.art.br e também pelos telefones (51) 3254 7517 e 9397 4663, com Ana Paula. Os cursos são ministrados pelos educadores André Rocha, Diana Kolker, Estêvão Fontoura e Jorge Bucksdricker. A programação completa dos cursos e suas ementas podem ser encontrados no site www.bienalmercosul.art.br/casam.

No dia 29, às 19h, a Casa M recebe a terceira edição do projeto Combos, em que três convidados de diferentes áreas compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam idéias sobre suas práticas. Com o tema Observatórios, os convidados são o poeta e músico Álvaro Santi, do Observatório da Cultura, o físico do Observatório Astronômico da UFRGS Cláudio Bevilacqua e a artista plástica Elaine Tedesco que, em 2010, reconstruiu seu Observatório de Pássaros em Paris. Os convidados vão falar sobre observação, investigação, contemplação, estudo, rastreamento, etc.

No dia 01 de julho, às 19h, os artistas Mateo López, Sebastián Romo e Maria Elvira Escallon, mediados pela curadora-adjunta Alexia Tala falam sobre suas experiências no projeto Cadernos de Viagem da 8ª Bienal do Mercosul. López (Colômbia) viajou pela rota Caminho dos Moinhos e pesquisou sobre a importância do pão na construção sócio-cultural da região; Romo (México) comenta sobre seu projeto de percorrer de motocicleta regiões da fronteira Brasil-Uruguai, entre Santana do Livramento e Rivera; Maria Elvira (Colômbia) fala de sua experiência na qual investiga e intervém por meio de entalhes e enxertos as espécies nativas da região das Missões.

Entre as atrações permanentes, que podem ser visitadas na Casa M, está a Vitrine, um espaço que abriga, a cada mês, uma pequena exposição de um jovem artista gaúcho, com uma obra criada especialmente para o contexto da casa. Até o dia 23 de julho, a Vitrine abriga uma instalação do artista Rogério Severo, composta de fios, lâminas, serras, pesos, grampos, ioiôs, varetas e outras ferramentas e materiais de ferro velho. Sob a forma de circuitos, suas obras respondem ao espaço onde são construídas. A sugestão de movimento é dada pelo jogo entre tensão e equilíbrio e pelo modo como o artista revela, no próprio trabalho, as operações que o constituem: as amarras, flexões, pesos, contra-pesos, trações, fixações etc. Suas instalações falam do modo como os objetos conformam os espaços e da possibilidade de se reinventarem. Saiba mais sobre o artista em http://www.rogeriosevero.com.br.

A Mostra de Vídeos é uma seleção de filmes concebidos pela artista e mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS, Mariana Xavier, que participou de mostras e festivais por todo o Brasil e também no exterior. Em 2011 defendeu a dissertação de mestrado Piada Explicada, uma abordagem sobre humor e imagem em Poéticas Visuais pela UFRGS. Ainda este ano, irá realizar uma exposição individual no Palácio das Artes em Belo Horizonte. A mostra é composta pelos vídeos Boquinha (4'04", video, 2010), Como é bom ser rica (02'30", vídeo - super-8, 2009), PIKNIK, em co-autoria com Luiz Roque (5'17", 2007,16mm/ mini-dv), GINÁSTICA (5', 2007,Mini-dv), Sol (5', 2005, Mini-dv), A Evolução Alcoólica de Alan (15', 2005, Mini-dv). A mostra segue em cartaz até o dia 09 de julho.

Também vale a pena conferir as três obras especiais que estão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta de entrada é obra de Vitor Cesar.

Programação da semana – de 27 de junho a 02 de julho

Vitrine – exposição do artista Rogério Severo, até 23 de julho

Instalações permanentes – obras de Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vítor César

Data

Horário

Evento

Atração/Artista/Detalhes

27 de junho – segunda

18h30 às 20h

Mostra de vídeos

Seleção de vídeos de Mariana Xavier

28 de junho – terça

09h às 12h

Formação de Professores

A Palavra Pensada | Jorge Bucksdricker

12h às 14h

Mostra de vídeos

Seleção de Mariana Xavier

29 de junho – quarta

18h30 às 20h

Mostra de Vídeos

Seleção de Mariana Xavier

19h

Combos

Observatórios: Álvaro Santi, Cláudio Bevilacqua e Elaine Tedesco

30 de junho – quinta

12h30 às 14h

Mostra de Vídeos

Seleção de Mariana Xavier

01 de julho - sexta

14h às 17h

Formação de Professores

Pulando muros | Diana Kolker

18h30 às 20h

Mostra de Vídeos

Seleção de Mariana Xavier

19h

Combos

Cadernos de Viagem com Alexia Tala, Maria Elvira Escallón, Mateo Lopez e Sabastián Romo

02 de julho - sábado

09h às 12h

Formação de Professores

Territórios Compartidos | Jorge Bucksdricker, Diana Kolker, Estêvão Fontoura e André Rocha

16h às 18h

Mostra de Vídeos

Seleção de Mariana Xavier

Serviço

Casa M

De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábado, das 10h às 18h

Rua Cel. Fernando Machado, 513 - Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel)

CEP 90010-321 - Porto Alegre - RS

Todas as atividades são gratuitas

Para oficinas, inscrições e informações: telefone 51 3519 7109 - casam@bienalmercosul.art.br

Para cursos de formação de professores: telefones (51) 3254 7517 e 9397 4663 - professor@bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br/casam

Sobre a Casa M

A Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço cultural dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico a nível regional, nacional e internacional, com ênfase no estímulo à cena artística local. Pensada para expandir a Bienal no tempo, a Casa M deve permanecer aberta até dezembro e vai oferecer atividades de diferentes linguagens, mesclando artes visuais, literatura, cinema, música, dança e teatro, entre outras expressões e áreas do conhecimento.

O nome "Casa M" (de Mercosul) pretende dar ênfase ao seu caráter de "casa", de local de integração e recepção, de situação doméstica, aberta e informal. Na programação estão previstas atividades voltadas ao público em geral e do meio artístico, como conversas, debates e workshops, entrevistas com artistas da 8ª Bienal do Mercosul, pocket-shows e mostras audiovisuais, além de ações especiais oferecidas à vizinhança. A Casa M terá uma sala de leitura, um espaço experimental de exposição (Vitrine), ateliê, área de convivência e ambientes para projeção de vídeos e debates. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul vai promover, na Casa M, cursos de formação para professores e oficinas voltadas à arte-educação.

A Casa M também vai abrigar projetos permanentes como a Vitrine - onde a cada mês um jovem artista gaúcho apresenta uma exposição de pequeno porte, instalações de três artistas – Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vitor César, o programa Duetos - que reúne 12 artistas de diferentes áreas para utilizar a Casa M como local de trabalho e investigação, oferecendo oficinas e desenvolvendo propostas em colaboração, e o programa Combos - em que três convidados de diferentes linguagens artísticas e campos do conhecimento compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. Nos programas especiais para os moradores da Rua Fernando Machado, vizinhos da Casa M, a artista plástica e professora Cláudia Sperb, vai oferecer a Oficina dos Vizinhos, onde a cada encontro são discutidas ações e realizações em conjunto, utilizando-se os espaços, conteúdos e materiais da 8ª Bienal do Mercosul. Além dessas atividades, a Casa M será o local de realização de um Programa de Residências para curadores de instituições culturais nacionais e internacionais, que serão convidados a propor conversas com o público, desenvolver oficinas e visitar ateliês de artistas locais. O programa, com duração de sete dias para cada curador, acontece nos meses de julho, agosto, outubro e novembro.

Obras permanentes na Casa M:

· Vitor Cesar – Campainha, 2011 - Os projetos de Vitor Cesar confundem-se com elementos da vida comum, envolvem uma estratégia de comunicação com o outro e questionam o contexto onde estão inseridos. Para a Casa M, o artista desenvolveu uma campainha que, quando acionada, dispara diferentes toques ao longo dos ambientes da casa, dando as boas vindas a quem chega.

· Fernando Limberger – Vermelho-Pungente (Para Dona Cristina), 2011 - Os trabalhos de Limberger articulam vegetação, formas geométricas e planos de cor em jardins que combinam exuberância e simplicidade, natureza e artifício. Aspectos similares estão no trabalho desenvolvido para o pátio da Casa M. Em meio a uma vibrante e colorida topografia, dois elementos pontuam a paisagem: um abacateiro de copa farta e iluminada e um cubo de madeira queimada. Vida e morte, luz e sombra, natureza e racionalidade são alguns dos binômios evocados pela obra.

· Daniel Acosta - REPLIK:modularshelvesystem, 2011 - Os espaços criados por Daniel Acosta oferecem o que o artista chama de disponibilidade multifuncional. A característica também está presente na peça desenvolvida para abrigar a coleção de livros e revistas de arte. De desenho geométrico e estrutura modular, o trabalho marca a entrada da sala de leitura e organiza o ambiente.


8ª Bienal do Mercosul - informações gerais

Porto Alegre, RS, Brasil

Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011

Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011

Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca

Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento: www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook: http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

Patrocinadores e apoiadores

Essa edição conta com a adesão das seguintes empresas e instituições:

Gerdau – patrocinador Master

Banco Santander – patrocinador da Mostra Eugenio Dittborn

Panvel – apoiador

Crown Embalagens – apoiador

Lojas Renner – apoiador

SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias – apoiador Institucional

Prefeitura de Porto Alegre – apoiador Institucional

Minc – Financiamento

Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - Financiamento

ICBNA – apoiador

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

A 8ª Bienal do Mercosul será realizada de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reunirá 107 artistas de 34 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.

O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.

A Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço de encontro para a comunidade artística local, pessoas interessadas em arte e cultura, professores e estudantes de arte e áreas afins. Localizada no centro de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 513), a Casa M iniciou suas atividades no final de maio e terá a duração de sete meses. Workshops, conversas, cursos para professores, residências curatoriais, um programa experimental de exposições e apresentações artísticas de diversas linguagens fazem parte da programação. O local conta com espaço de convivência, sala de leitura, pátio, ateliê, sala para projeção de vídeos, entre outros ambientes.

Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul receberão artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.

O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.

A equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7532 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.


Nenhum comentário: