sexta-feira, 10 de junho de 2011

exposição ESTADOS ALTERADOS

 

ESTADOS ALTERADOS

Exposição de fotografias que inaugura dia 18 de junho, sábado, às 11h no Espaço Cultural ESPM

 

Horário de visitação: de segunda a sexta das 8h às 22h

Sábado das 9h às 15h

Encerramento: 26 de agosto

Endereço: Rua Guilherme Schell, 268

 

Seis artistas -- Dione Veiga Vieira, Glaucis de Morais, Kim Fielding, Marcela Tiboni, Mariana Silva da Silva e Sarah Bliss --  apresentam trabalhos em que os deslocamentos, as exasperações, as alterações de contextos e percepções,  são abordados em diferentes linguagens, técnicas e meios. Fotografia, vídeo, desenho e objeto criam um conjunto de obras que se relacionam pelo viés do orgânico e o do corpóreo.

 

ARTISTAS  

Dione Veiga Vieira (Porto Alegre – Brasil)

Sua obra explora elementos poéticoem  alusões ao corpo e ao orgânico, e com o uso de diversos meios: Instalação, Escultura, Pintura, Desenho, Objeto, Fotografia e Vídeo. As instalações enfocam significados em torno dos processos de transformação, ao movimento imperceptível e desaparecimento da matéria  --  com dicotomias presença/ausência, material/imaterial, positivo/negativo, dentro/fora. Entre as últimas individuais: Casa Tres Patios, Medellín, Colômbia, em 2010; Galeria Gestual de Porto Alegre, 2010.  Últimas exposições coletivas: 'Autochoque – Um Ensaio Sobre Impactos', na Usina do Gasômetro, 2010; 'Pátio de Arte Contemporânea', Koralle, 2009; 'Aquisições Recentes - Coleção Aldo Locatelli', Paço Municipal, Porto Alegre, 2009. No período de 1989/1992, residiu na Alemanha onde manteve atelier na STADTKUNST E.V., Colônia (Köln).

 http://homedioneveigavieira.blogspot.com/ 

Glaucis de Morais  (Porto Alegre – Brasil)

 Artista e professora da FEEVALE. Foi vencedora da Bolsa Iberê Camargo, em 2003. Entre as últimas exposições coletivas: "Notações Pictóricas" Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2010; "Convivências", curadoria de Jailton Moreira, Fundação Iberê Camargo, 2011.  Atualmente, residindo na França, Glaucis tem trabalhado com objetos, fotografia e vídeoinstalações que tratam fundamentalmente das fronteiras entre o equilíbrio e o desequilíbrio, o movimento e a pausa. 

 http://www.muvi.advant.com.br/artistas/g/glaucis_de_morais/perimetro.htm

 Kim Fielding (Cardiff - País de Galles)

Artista britânico multimídia. Já recebeu vários prêmios na Inglaterra e tem participado de exposições internacionais. Em São Paulo, já constou nas exposições VERBO, na Galeria Vermelho, SP, 2006; e LINHA IMAGINÁRIA na Galeria Belo Horizonte, SP, 2010.  As cenas de suas obras perfomáticas, instalações e vídeos normalmente são concebidas entre realidade e fantasia, envolvendo o expectador em um drama. Suas fotografias revelam cenas onde as exacerbações são detectadas nas cores, e corpos de beleza estranha e exuberante. Na exposição "Estados Alterados" Kim Fielding apresentará duas fotografias em pequeno formato, de uma série intitulada CRASH WORSHIP.

http://www.wai.org.uk/index/publications/imaging-wales/kim-fielding

Marcela Tiboni (São Paulo – Brasil)

Jovem artista paulista com participação em diversas exposições nacionais e internacionais, premiações em salões, residência artística na França. Entre as últimas exposições: "A Grande Alegria", Casa Contemporânea, SP, 2010; "Memórias Reveladas" Museu de Arte Brasileira, SP, 2010; "Prêmio Energias na Arte", Instituto Tomie Ohtake, SP, 2009. Marcela aborda as grandes referências da História da Arte em sua obra. Fotografias, vídeo e performances apresentam seu próprio corpo como suporte e, muitas vezes interagindo com imagens de pinturas consagradas da História da Arte.

 Mariana Silva da Silva (Porto Alegre – Brasil)

 Entre as últimas exposições coletivas, constam "Notações Pictóricas" Fundação Ecarta, Porto Alegre, RS, em 2010; "Cine Lage", Parque Lage, RJ, em 2010; e Bienal de Amsterdã, Holanda, em 2009. Mariana se dedica às pesquisas do corpo em relação aos seus limites de contato.  Na exposição "Estados Alterados", Mariana apresentará desenhos, fotogrtafia e vídeo.

http://marianasilvadasilva.blogspot.com/2007_02_01_archive.html

Sarah Bliss (Montagne, Massachussets – USA) 

Artista norte-americana multimídia, com participação em várias exposições, em galerias e museus de diferentes cidades dos EUA, como New York e Boston.  Sarah Bliss investiga vestígios das ações humanas para abordar a passagem do tempo, reafirmar a presença e a permanência do corpo; a força da psique.

 http://www.sarahblissart.com/

 

 Descrição: Descrição: Q:\PAPEIS DE CARTA\Novos\REVISADOS\Professores Coordenadores\Claudia.jpg

 

Nenhum comentário: