terça-feira, 31 de maio de 2011

Retorno ESPM



ESPM E GLOBO UNIVERSIDADE APRESENTAM O PROJETO JUVENTUDES BRASILEIRAS  -  19/5/2011

Rio de Janeiro, maio de 2011 – Juventude ou Juventudes? O que une e o que separa as diversas gerações jovens? Quantas gerações cabem na ideia contemporânea de juventude? O que os estudiosos refletem sobre a juventude dos dias atuais? E o que jovens realmente pensam sobre o que se afirma sobre eles? Estes são alguns dos questionamentos que servirão para nortear o novo projeto da ESPM e do Globo Universidade: o "Juventudes Brasileiras", com início no mês de maio e com encontros ao longo do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O objetivo é apresentar temas sobre a juventude numa perspectiva acadêmica e submetê-los à visão de jovens de diferentes segmentos sociais, oferecendo ao público a possibilidade de reflexão a respeito do cenário atual, do futuro destas gerações e da pluralidade deste universo.
O primeiro evento da série terá como tema "Jovens e Música" e acontece em São Paulo no dia 30 de maio, segunda-feira, às 19h, na livraria Cultural do Teatro Eva Herz. No Rio de Janeiro, o evento será realizado no dia seguinte, 31 de maio, terça-feira, às 19h, no auditório da ESPM-RJ, que fica na Rua do Rosário, 90 – Centro. O evento é gratuito mediante inscrição.
Na capital carioca, o encontro contará com a contribuição da palestrante Lívia Barbosa (ESPM), antropóloga e pesquisadora do CAEPM, e dos debatedores Dodô Azevedo, músico, DJ e professor de filosofia e Santuza Naves (PUC-Rio), socióloga e pesquisadora da área de Antropologia da Música; e dos jovens Luiza Campos, aluna de Administração da ESPM-RJ e estagiária da Som Livre, Leonardo Drummond, aluno de Desenho Industrial da PUC-Rio e baixista, e Allyson Alves Coelho, aluno de História da UGF e participante do projeto de música Tear.
Na ocasião, os participantes abordarão temas como: as práticas musicais dos jovens, portabilidade e desmaterialização do consumo de música e a diferença entre tribalismo e onivorismo musical. Entram no debate, ainda, assuntos como a variação do gosto musical ao longo da vida dos jovens, os gostos musicais entre as gerações, as diferenças e aproximações dos gostos musicais de pais e filhos e a revolução do ouvir música trazida pela tecnologia digital.
Saiba mais sobre projeto – Com uma proposta inovadora, o "Juventudes Brasileiras" permitirá a troca de experiências entre acadêmicos e jovens, dando voz às suas opiniões e seus pensamentos. Assim, cada evento será uma combinação dinâmica dos diferentes atores que compõem os debates, promovendo a interação e rompendo com a passividade que permeia eventos como seminários, cursos e palestras. A introdução de jovens (entre 18 e 25 anos) como participantes do debate traz a oportunidade destes expressarem  suas perspectivas sobre o que o mundo acadêmico divulga acerca do significado do que é ser jovem na sociedade contemporânea.
O projeto contemplará ainda mais cinco temas até o final do ano. São eles: Jovens e Relações Afetivas; Jovens, Moda e Marcas; Juventude, Consumo e Cidadania; Jovens e Esporte; e Jovens, Conhecimento e Carreira.
EQUIPE:
Curadoria/Coordenação: Livia Barbosa (CAEPM/ESPM) e Carlos Alberto Messeder (ESPM-RJ).
Pesquisa: Silvia Borges e Veranise Dubeux
Assistência de pesquisa/Produção: Felipe Hatab

SERVIÇO:
Projeto: "Juventudes Brasileiras" – Parceria ESPM e Globo Universidade
Tema: Jovens e Música

Rio de Janeiro:
Participantes: Lívia Barbosa (ESPM), antropóloga e pesquisadora do CAEPM, e Dodô Azevedo, músico, DJ e professor de filosofia; da debatedora Santuza Naves (PUC-Rio), socióloga e pesquisadora da área de Antropologia da Música; e dos jovens Luiza Campos, aluna de Administração da ESPM-RJ e estagiária da Som Livre, Leonardo Drummond, aluno de Desenho Industrial da PUC-Rio e baixista, e Allyson Alves Coelho, aluno de História da UGF e participante do projeto de música Tear.
Data e horário: 31 de maio, terça-feira, às 19h
Local: Auditório ESPM-RJ – Rua do Rosário, 90 - Centro
Entrada franca mediante inscrição
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002

São Paulo:
Participantes: Lívia Barbosa (ESPM), antropóloga e pesquisadora do CAEPM, e Dodô Azevedo, músico, DJ e professor de filosofia; e dos jovens Paulo Reis, faz aula de canto e gosta de pop, R&B e blues; Thiago Melo, toca profissionalmente e gosta de jazz e MPB; e Rodrigo Santos "Tuchê", MC da Casa do Hip-Hop de Diadema.
Data e horário: 30 de maio, segunda-feira, às 19h
Local: Livraria Cultural – Teatro Eva Herz
Conjunto Nacional: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo / SP
Entrada franca mediante inscrições no site
www.espm.br

Informações à imprensa ESPM-RJ
Tamer Comunicação Empresarial
(21) 2216-2003 // 9924-6906
Patrícia Ribeiro –
jornal@espm.br // patrícia@tamer.com.br  
(11) 3031-2388 // 9940-0128
Geyse Alenxar –
geyse@tamer.com.br

Informações à imprensa – Globo Universidade
In Press Porter Novelli
(21) 3723-8096
Danielle Cristine -
danielle.cristine@inpresspni.com.br
Tatiana Wolff – tatiana.wolff@inpresspni.com.br

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: