terça-feira, 31 de maio de 2011

Casa M - programação da semana 30 de maio a 04 de junho




Casa M – programação semanal

30 de maio a 03 de junho

Oficina com Felipe Ehrenberg e debate sobre projetos artísticos independentes são destaques da semana. Todas as atividades são gratuitas

A Casa M entra em sua primeira semana de programação oferecendo ao público diversas atividades artísticas e pedagógicas, como mostra de vídeos, oficinas e apresentações musicais. Confira a programação completa da semana na grade abaixo.

Entre os destaques da semana, a realização da oficina teórico-prática, intitulada Causa e efeito: A construção da identidade é também uma obra de arte, ministrada pelo artista mexicano Felipe Ehrenberg. Em três encontros - nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 18h30 às 21h - a oficina vai tratar da construção da identidade do artista perante a sociedade em que vive, dos processos de atualização e utilização de novos suportes, materiais e tecnologia, da conexão com o público e de que maneira o artista deve se comportar frente às transformações da arte atual e aos novos meios de divulgação. As vagas são limitadas (20 vagas) e as inscrições podem ser feitas através do email casam@bienalmercosul.art.br.

Felipe Ehrenberg é pintor, escultor e gravurista, reconhecido como um dos mais provocadores e importantes artistas de obras propositivas no continente ibero-americano. Sua produção abrange desde o desenho, a pintura, a escultura e a arte gráfica, instalações, performances e livros-objeto ou de artista. Destaca-se também como teórico, ensaísta e colunista especializado. Em 2006, Ehrenberg protagonizou o filme Crime delicado, de Beto Brant, junto com Lilian Taublib e Marcos Ricca. Em 2001, o artista foi adido cultural na Embaixada do México no Brasil. Também foi diretor de relações internacionais do Canal TAL - Televisão América Latina, de 2006-2008. O artista reside atualmente em São Paulo. www.ehrenberg.art.br.

Na quarta-feira, 01 de junho, às 19h, acontece a primeira edição do Combo, um projeto que reúne, a cada quinzena, três convidados de diferentes linguagens artísticas e campos do conhecimento. Os convidados compartilham com o público seus projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. O primeiro Combo tem como tema a criação e manutenção de projetos artísticos independentes. O debate terá a participação de integrantes do Atelier Subterrânea (Adauany Zimovski, Tulio Pinto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus), Casa de Teatro (Jeffie Lopes) e Não Editora (Rodrigo Rosp), todos de Porto Alegre.

Entre as atividades permanentes da Casa M, destaca-se o espaço chamado Vitrine, um nicho com pouco mais de 1m2, voltado para a rua, que abriga pequenas exposições que acontecem a cada mês. Jovens artistas visuais gaúchos vão expor obras criadas especialmente para o contexto da casa. Até o dia 18 de junho, está em exposição a obra do artista Tiago Giora, intitulada Entre. Na obra, o artista parte do desenho formado pela arquitetura interna da Casa para criar uma intervenção na vitrine. Um plano de gesso encobre parte da fachada da Casa e incorpora o local ao trabalho. A obra alude à condição desse espaço de estar entre um local e outro, separando e ao mesmo tempo conectando dois ambientes. O próximo artista a ocupar a Vitrine será Rogério Severo, a partir do dia 21 de junho.

Outras três obras especiais criadas para diferentes ambientes estarão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta de entrada é obra de Vitor Cesar.

 

Programação da semana – de 30 de maio a 03 de junho

Vitrine – exposição do artista Tiago Giora (até 18 de junho)

Instalações permanentes – obras dos artistas Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vítor César

Data

Horário

Evento

Atração/Artista/Detalhes

30/mai

12h30min às 14h

Mostra de vídeos

Coletivo Avalanche

18h30min às 21h

Oficina

Causa e efeito: A construção da identidade é também uma obra de arte, com Felipe Ehrenberg

31/mai

18h às 20h

Mostra de vídeos

Coletivo Avalanche

18h30min às 21h

Oficina

Causa e efeito: A construção da identidade é também uma obra de arte, com Felipe Ehrenberg

1/jun

12h30 às 14h

Mostra de vídeos

Coletivo Avalanche

18h30 às 21h

Oficina

Causa e efeito: A construção da identidade é também uma obra de arte, com Felipe Ehrenberg

19h

Combo: Projetos artísticos independentes

Atelier Subterrânea, Casa de Teatro e Não Editora   

2/jun

18h às 20h

Mostra de vídeos

Coletivo Avalanche

3/jun

12h30 às 14h

Mostra de vídeos

Coletivo Avalanche

 

Serviço

Casa M

De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábado, das 10h às 18h

Rua Cel. Fernando Machado, 513 - Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel)

CEP 90010-321 - Porto Alegre-RS

Todas as atividades são gratuitas. Para oficinas, cursos, inscrições e informações: telefone 51 3519 7109 | casam@bienalmercosul.art.br | www.bienalmercosul.art.br/casam

 

Sobre a Casa M

A Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço cultural dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico a nível regional, nacional e internacional, com ênfase no estímulo à cena artística local. Pensada para expandir a Bienal no tempo, a Casa M deve permanecer aberta até dezembro e vai oferecer atividades de diferentes linguagens, mesclando artes visuais, literatura, cinema, música, dança e teatro, entre outras expressões e áreas do conhecimento.

O nome "Casa M" (de Mercosul) pretende dar ênfase ao seu caráter de "casa", de local de integração e recepção, de situação doméstica, aberta e informal. Na programação estão previstas atividades voltadas ao público em geral e do meio artístico, como conversas, debates e workshops, entrevistas com artistas da 8ª Bienal do Mercosul, pocket-shows e mostras audiovisuais, além de ações especiais oferecidas à vizinhança. A Casa M terá uma sala de leitura, um espaço experimental de exposição (Vitrine), ateliê, área de convivência e ambientes para projeção de vídeos e debates. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul vai promover, na Casa M, cursos de formação para professores e oficinas voltadas à arte-educação.

A Casa M também vai abrigar projetos permanentes como a Vitrine - onde a cada mês um jovem artista gaúcho apresenta uma exposição de pequeno porte, instalações de três artistas – Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vitor César, o programa Duetos - que reúne 12 artistas de diferentes áreas para utilizar a Casa M como local de trabalho e investigação, oferecendo oficinas e desenvolvendo propostas em colaboração, e o programa Combos - em que três convidados de diferentes linguagens artísticas e campos do conhecimento compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. Nos programas especiais para os moradores da Rua Fernando Machado, vizinhos da Casa M, a artista plástica e professora Cláudia Sperb, vai oferecer a Oficina dos Vizinhos, onde a cada encontro são discutidas ações e realizações em conjunto, utilizando-se os espaços, conteúdos e materiais da 8ª Bienal do Mercosul. Além dessas atividades, a Casa M será o local de realização de um Programa de Residências para curadores de instituições culturais nacionais e internacionais, que serão convidados a propor conversas com o público, desenvolver oficinas e visitar ateliês de artistas locais. O programa, com duração de sete dias para cada curador, acontece nos meses de julho, agosto, outubro e novembro.

 

Obras permanentes na Casa M:

·         Vitor Cesar – Campainha, 2011 - Os projetos de Vitor Cesar confundem-se com elementos da vida comum, envolvem uma estratégia de comunicação com o outro e questionam o contexto onde estão inseridos. Para a Casa M, o artista desenvolveu uma campainha que, quando acionada, dispara diferentes toques ao longo dos ambientes da casa, dando as boas vindas a quem chega.

·         Fernando Limberger – Vermelho-Pungente (Para Dona Cristina), 2011 - Os trabalhos de Limberger articulam vegetação, formas geométricas e planos de cor em jardins que combinam exuberância e simplicidade, natureza e artifício. Aspectos similares estão no trabalho desenvolvido para o pátio da Casa M. Em meio a uma vibrante e colorida topografia, dois elementos pontuam a paisagem: um abacateiro de copa farta e iluminada e um cubo de madeira queimada. Vida e morte, luz e sombra, natureza e racionalidade são alguns dos binômios evocados pela obra.

·         Daniel Acosta - REPLIK:modularshelvesystem, 2011 - Os espaços criados por Daniel Acosta oferecem o que o artista chama de disponibilidade multifuncional. A característica também está presente na peça desenvolvida para abrigar a coleção de livros e revistas de arte. De desenho geométrico e estrutura modular, o trabalho marca a entrada da sala de leitura e organiza o ambiente.

 


8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética

Informações gerais

Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011

Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011

Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca

Porto Alegre, RS, Brasil

 

Patrocinadores e apoiadores

Com aprovação pelo MINC – Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o orçamento para o projeto é de cerca de R$ 18 milhões. A captação de recursos para o evento já começou e esta edição conta com a adesão das seguintes empresas:

Gerdau – patrocinador Master

Banco Santander – patrocinador da Mostra Eugenio Dittborn

Panvel – apoiador

Crown Embalagens – apoiador

Lojas Renner – apoiador

SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias – apoiador

ICBNA – apoiador

 

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

A 8ª Bienal do Mercosul será realizada de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir cerca de 100 artistas de diversas nacionalidades que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.

O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.

Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Mais de dez cidades do Rio Grande do Sul receberão artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.

O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.

A equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.

Com valor aprovado pelo MINC – Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o orçamento aprovado para o projeto é de cerca de R$ 18 milhões. Essa edição conta com patrocínio de empresas como a Gerdau – Patrocinadora Master e Banco Santander – patrocinador da Mostra Eugenio Dittborn, e apoio das empresas Crown Embalagens, Lojas Renner e Panvel, além da SPH – Superintendência de Porto e Hidrovias e do ICBNA – Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano.

Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento: www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook: http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

 

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

 

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7532 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: