segunda-feira, 23 de maio de 2011

Leilão de Maio de 2011



Leilão de maio de 2011  

Exposição   

18 a 23 de maio, das 12 às 21 horas   
Atlântica Business Center   
Av. Atlântica, 1.130, 3º andar   
Copacabana, Rio de Janeiro   

Leilão      
24, 25 e 26 de maio, às 20:30 horas   
Atlântica Business Center   
Av. Atlântica, 1.130, 3º andar   
Copacabana, Rio de Janeiro   


Soraia Cals organiza mais um leilão, o primeiro de 2011, e no decorrer deste ano serão mais três, todos sob o comando do leiloeiro Evandro Carneiro. 

O Leilão de Maio, com 473 lotes, tem como destaque uma pintura a óleo de Milton Dacosta (capa do catálogo) e uma paisagem de Campinas por Di Cavalcanti (contracapa). Este último participou da exposição comemorativa de 100 anos do artista no CCBB/MAM-RJ/Fundação Armando Álvares Penteado, em 1997.

Nesta edição, também serão apresentadas 22 obras da ex-coleção Dorival Caymmi. Bastante diversificado e composto apenas por artistas brasileiros, principalmente baianos, esse conjunto reúne guaches, gravuras, nanquins, óleos e uma escultura. Ainda referente a espólios, o leilão contará com algumas obras que pertenceram a Jorge Czajkowski, arquiteto e reconhecido estudioso da história da arquitetura e da arte em geral.

Inéditas, quatro obras da arte africana; máscaras e esculturas em madeira e marfim. Além de, dentre muitas outras, obras de Baptista da Costa, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Anita Malfatti, Cícero Dias, José Pancetti, Eliseu Visconti, Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi e Ceschiatti.

O catálogo-livro do leilão, com 336 páginas e 481 obras reproduzidas, traz como texto do crítico e historiador de arte Frederico Morais uma conversa atual sobre leilões e artes plásticas e, ainda, uma breve biografia de Soraia Cals e Evandro Carneiro. O texto apresenta uma analogia sutil entre as imagens reproduzidas em catálogos anteriores, com uma comparação estética de artistas de diferentes segmentos mostrando a importância do mercado de Leilões para a economia do Rio de Janeiro e para a formação de novos colecionadores para o mercado de arte brasileira.

 

E posso afirmar, aqui e agora, com absoluta convicção: as exposições e os catálogos dos leilões realizados por Soraia Cals ajudam o crítico a compreender melhor a arte brasileira. Aí pela metade do século passado, quando os leilões começaram a ganhar um invólucro profissional, passando a constituir um dos segmentos do sistema da arte, os pregões eram quase que integralmente de obras do século XIX, realizadas por artistas egressos da Academia Imperial de Belas-Artes ou influenciados por seus modelos e padrões estéticos. Ou da Escola Nacional de Belas-Artes, com o advento da República. E assim continuaram por algum tempo .

 

A tiragem é de dois mil exemplares, dos quais, 1.500 são enviados para colecionadores, gratuitamente, até três dias antes da inauguração da mostra, assim como para jornalistas, críticos de arte e as diversas instituições que integram o circuito de arte. Com os 500 exemplares restantes, Soraia Cals atende aos pedidos de universidades, escolas de arte, galerias, museus, estudiosos, curadores e artistas de diversas regiões do Brasil e também do exterior. As imagens digitalizadas das obras são, ao mesmo tempo, veiculadas na internet, universalizando o seu acesso.

 

Mais informações:

contato@soraiacals.com.br ou contato@evandrocarneiroleiloes.com ou pelos telefones

(21) 2540-0688 / (21) 9955-9914 (falar com Marcella Cals ou Soraia Cals)

 





--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: