quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Museu de Arte Sacra - 459 Paulistinhas - 25 de Janeiro


 

Museu de Arte Sacra exibe 459 Paulistinhas em homenagem a São Paulo

 

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, homenageia a cidade de São Paulo em seu aniversário de 459 anos com a exposição 459 Paulistinhas, composta exclusivamente por esculturas de sua vasta e valiosa coleção.
Entre os paulistinhas da mostra, figuram diversas representações de Sant'Ana, eleita em 1782, pelo Papa Pio VI, como protetora e patrona da Cidade e da Arquidiocese de São Paulo. Apenas em 2008, por ocasião do Ano Paulino, o Papa Bento XVI declarou São Paulo padroeiro da Arquidiocese. Essa é a primeira vez que um número tão grande de paulistinhas da coleção do MAS fica em exposição. "Das mãos dos santeiros às mãos dos devotos, um incalculável número de pessoas utilizou estas diminutas imagens sacras, conhecidas como paulistinhas, em cultos domésticos", afirma o Presidente do Conselho do Museu, em referência à importância dessas esculturas. As obras, dispostas em grupos, com destaques individuais, ao longo de uma das salas de exposição do museu, exibem representações diversas de alguns dos principais santos de devoção brasileiros, trazendo materiais e estéticas particulares de cada autor ou região, com altura variando entre 5 e 30 cm.
Essas esculturas eram produzidas por santeiros que visavam atender à demanda do crescimento na região, especialmente por conta da cafeicultura. O principal objetivo dessas imagens era aproximar a fé da vida das pessoas, que poderiam tê-las agora em seus lares ou ainda carregá-las a tiracolo. Por conta disso, muitas delas têm autoria desconhecida. 459 Paulistinhas exibe obras de arte representativas da fé de um povo.

Exposição: 459 Paulistinhas
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Abertura: 25 de janeiro de 2013 – sexta-feira – às 10h
Período: 26 de janeiro a 24 de março de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulowww.museuartesacra.org.br
            Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
            Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento para visitas monitoradas
Horário: terça a domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados



Para retirar seu nome da lista, clique aqui



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: