segunda-feira, 26 de novembro de 2012

StudioClio - recital do violoncelista espanhol Iñaki Etxepare



Bach y el Mar

Violoncelista espanhol apresenta-se no StudioClio


Recital

Bach y el Mar

Com Iñaki Etxepare, violoncelista

Dia 2 de dezembro, domingo, às 19h30

StudioClio - Instituto de Arte e Humanismo

Rua José do Patrocínio, 698 - Cidade Baixa - (51)32547200

www.studioclio.com.br


No dia 2 de dezembro, o StudioClio recebe o violoncelista espanhol Iñaki Etxepare em recital dedicado à obra do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). O recital Bach y el Mar conduz o mais célebre de todos os compositores ao lugar que nunca chegou: o mar.

Em alemão o significado de Bach é riacho. Mas em sua vida o compositor nunca chegou ao mar. Agora, através de sua obra, Iñaki Etxepare leva pelo menos uma gota de que Bach para o mar. Em um projeto que resultou na gravação de CD e DVD, o músico ambienta a obra de Bach ao clima, natureza e belezas do mar. No StudioClio, o projeto se converte em recital onde serão executadas na íntegra as seis Suítes para Violoncelo rodeadas por atmosfera que permite às obras demonstrarem sua arquitetura, movimento e diálogo com a natureza.

Os ingressos podem ser adquiridos pela página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 40 (público em geral) e R$ 30 (professores, estudantes e seniores). O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa. Mais informações pelo telefone (51) 3254 7200.


Programa


Johann Sebastian Bach (1685-1750)


I Suite B.W.V 1007 en Sol M


II Suite B.W.V 1008 en re m


III Suite B.W.V 1009 en Do M


Intervalo


Johann Sebastian Bach (1685-1750)


IV Suite B.W.V 1010 en MI b M


V Suite B.W.V 1011 en do m


VI Suite B.W.V 1012 en Re M


Iñaki Etxepare

Nascido em Irún, recebeu suas primeiras lições de violoncelo com Jacques Doué em Baiona, França, onde obteve a Medalha de Ouro e o Prêmio de Honra. Ampliou nos anos seguintes seus estudos em Paris e Barcelona.

É professor especial de Violoncelo no Conservatorio da sua cidade natal e, por sua vocação pedagógica, convidado regularmente a oferecer cursos e concertos na França, Espanha, Cuba, EUA, México e Colômbia.

Suas atuações como solista e como músico de câmara o levaram a tocar em cidades de todo o mundo. Sua discografia segue se ampliando com diversos formatos camerísticos.

Em 2008 Iñaki Etxepare criou "Música y Poesía" com o objetivo de fundir as composições de Luigi Boccherini – que viveu a maior parte de sua vida na Espanha – com as melhores páginas do poeta Miguel Hernández, de quem se comemorou em 2010 o centenário de nacimento. Levando em conta a origem espanhola de Samuel Maynez, residente no México, se fundiu ainda mais este trabalho. A origem dançante da música desde a época de Boccherini na Espanha do século XVIII até a música das danças que Maynez nos apresenta no século XXI é bem acompanhada da poesia musical do cubano Nicolás Guillén e dos textos de Beñat Etxepare (antepassado de Iñaki Etxepare).


Trailer do DVD
http://www.youtube.com/watch?v=JTtJJfURTyg

Link para atividade
http://bit.ly/bach_y_el_mar




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: