terça-feira, 6 de novembro de 2012

5 exposições nesta Quarta no IAB


blog da galeria: galeriaespacoiab.blogspot.com
evento no facebook: 5 exposições no Espaço IAB

Para ver essa mensagem na web, clique aqui.
Para enviar essa mensagem para seus amigos, clique aqui.
Adicione nosso e-mail nos seus contatos.
Abertura de exposições no IAB-RS
Habilite as imagens.

Inicia em 07/11 o quarto ciclo de exposições de artes visuais de 2012, que vão ocupar a galeria Espaço IAB até dia 30/11. O coquetel de abertura tem início às 19h30min. O período de exposição se estende de 8 a 30 de novembro, das 14 às 19h.

Contempladas pelo último ciclo de exposições selecionadas pelo Edital de Artes Visuais do IAB de 2012, as cinco mostras que iniciam no próximo mês são das mais variadas ordens, indo de fotografia a pinturas afro e obras abstratas que mesclam formas, linhas e imaginação. Durante esse ano, em mostras individuais e coletivas, mais de 100 artistas expuseram seus trabalhos no Solar. Selecionadas em edital, as exposições abordam temas variados, que potencializam a reaproximação entre as Artes Visuais, a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

Fundada em 1966, a galeria Espaço IAB historicamente se consolidou como um lugar de fomentação artística e uma referência da movimentação sociocultural na cidade de Porto Alegre, quando ainda se situava na antiga sede do IAB-RS, na rua Annes Dias. Recentemente a galeria retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, com a realização de exposições de artistas em atuação no Rio Grande do Sul, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria de arte do Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse: galeriaespacoiab.blogspot.com

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES
abertura: 7 de novembro, às 19h30min.
visitação: 8 setembro a 30 de outubro, das 14 às 20h.

FOTOGRAFIAS PARA IMAGINAR   GILBERTO PERIN
sala negra

Habilite as imagens.
"Fotografias para Imaginar" revela espaços interiores vazios, sem ninguém em quadro, mas remetem fortemente à presença humana. "Fotografias para Imaginar" propõe que a fronteira do documental seja ultrapassada pelo observador, tornando ativa sua imaginação, rompendo os limites do que é visto. Reconstruindo a sua realidade (ficcional ?) com outros olhares, além daquele esboçado e recortado pelo fotógrafo. Afinal, "a Fotografia é o aparecimento de eu próprio como o outro"*.

*Barthes, Roland, "A Câmara Clara", Edições 70, Lisboa, 2010.

ESPAÇO MASSA MOVIMENTO ATELIER TANIA RESMINI
áreas externas e circulações
Habilite as imagens.
A exposição coletiva "ESPAÇO MASSA MOVIMENTO" objetiva mostrar obras executadas pelo grupo de ceramistas do Atelier Tania Resmini. Na dialética do Ser e o Não Ser, o espaço é a contrapartida necessária que supõe o Ser para Ser. Não há massa sem espaço, como não há estática sem dinâmica. O trabalho propõe esculpir e modelar o espaço, usando argila como matéria, questionando conceitos como "massa é estática ?" , "espaço é dinâmico ?". Assim, as obras pretendem invadir espaços e ao mesmo tempo serem invadidas por eles. Artistas participantes: Adriana Giora, Ana Álvares Tita,  Anemary Pitrez, Carla Almeida, Eva Proença, Júlia Streppel, Kika Zanella, Luiza Barreto, Maria Angélica Tellini, Maria Elisa Shutz, Soraya Girotto, TTResmini e Vera Dagord. Imagem de Julia Streppel.

CULTURA AFRO  J. ALTAIR
sala do arco

Habilite as imagens.
O pintor naif João Altair de Barros (J. Altair) nasceu em 13/08/1934. Começou a pintar após um curso com o pintor italiano Vicente Perllasca, ainda na década de 50. De 1965 a 1976 milita em São Paulo em vários movimentos de artes plásticas, realizando exposições de seus trabalhos no Paço das Artes, na Praça da Republica, na Praça Roosevelt, no Embú das Artes e nos Santeiros Imaginários - SEC/ SP. Em Porto Alegre já realizou várias exposições individuais e participou de diversas coletivas, como o  l Salão de Artes Visuais em 1970, e a mostra na Galeria Oca Morganti, em 1971. Ganhou destaque ao realizar exposição individual na Galeria Ítalo-Belga em 1972. Na década de 90, expôs no Copacabana Palace Hotel e na Galeria Jean Jacques Urca, ambas no Rio de Janeiro. Tem obras em diversos acervos nacionais e internacionais (como a Galeria Salomé. em New Orleans;  o Museu Internacional Art.Naif, do RJ; e a Galeria Slovenka Narodna, na Rússia), em coleções particulares, no MARGS e no avervo da Prefeitura de Porto Alegre.  J. Altair desenvolve seu trabalho mediante a representação bidimensional de arte naifque remete à uma matriz visivelmente afrobrasileira, se utilizando de cores e símbolos presentes na cultura negra. Atualmente mora em Porto Alegre e se dedica à pintura acrílica.

PALCO ELTON MANGANELLI
sala multiuso
Habilite as imagens.
Elton Manganelli é bacharel em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, arte-educador e professor de artes visuais. Iniciou sua carreira artística na década de 60, com a participação em diversas mostras coletivas e salões de artes. Também realizou várias exposições individuais em diferentes períodos. Dedica-se atualmente à escultura, desenvolvendo também trabalhos de cenografia. Reside e trabalha em Porto Alegre.

A TRAJETÓRIA DA LINHA Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz
sala anexa
Habilite as imagens.
Cinco artistas. Cinco traços distintos. Trajetórias que exploram um universo em comum: a arte. A exposição "A Trajetória da Linha" traz trabalhos de Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz, que utilizando-se de materiais distintos, exploram a linha e formam sua trajetória coletiva e individual. Mundos conectados que se questionam a todo momento qual é o próximo passo. O caminho traçado até então não dá indícios muito claros sobre a direção a ser tomada, mas a linha enquanto registro não é apenas uma guia do passado; suas formas, que vão do figurativo ao abstrato, revelam e inspiraram o gesto dos artistas em seu universo particular.

Serviço:
Quarta no IAB - Artes Visuais - Abertura das exposições "Fotografias para imaginar", Gilberto Perin; "Espaço Massa Movimento", Atelier Tania Resmini, "Cultura Afro", de J. Altair e "Palco", de Elton Manganelli.
Dia 07/11, às 19h30
Solar do IAB (R. General Canabarro, 363)


Confira programação para as próximas semanas:

Dia 14/11/12
Cinema

Dia 21/11/12
Desafios Urbanos
Política habitacional, Cidades Integradas, Comissão Cidades.

Curta a página da Quarta no IAB no Facebook e acompanhe o que está acontecendo.
 
Para deixar de receber a nossa campanha, clique aqui.







--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: