sexta-feira, 9 de novembro de 2012

StudioClio - exposição de Pedro Palhares, pelo projeto Quadro Branco


Memórias Latentes no StudioClio

Pedro Palhares expõe seu trabalho pelo projeto Quadro Branco


Exposição

Quadro Branco - Memórias Latentes

Com Pedro Palhares

Dia 14 de novembro, quarta-feira, às 19h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br


Nos meses de novembro e dezembro, o StudioClio recebe obra de Pedro Palhares pelo projeto Quadro Branco. O trabalho faz parte da série "Memórias Latentes", iniciada há mais de dez anos quando, ao se deparar com imagens descartadas relacionadas à memória de uma família toda, o artista começou uma coleção de imagens fotográficas de famílias anônimas.

Por aproximações de situações ou de personagens, Pedro Palhares busca tecer possíveis tramas entre essas histórias e emoções por detrás de cada imagem, transformando-as em um grande enredo muito familiar: a construção da memória – coletiva e individual. Imagens e sons que nascem de um lugar íntimo como o ambiente familiar se encontram impressas em fotografias agora sendo vendidas em merdados de brique - o íntimo  que agora passa na mão de todos de maneira  silenciosa.

Pedro Palhares  tem um trabalho multidisciplinar e experimental. Desenvolve pesquisas em fotografia, performance, música, instalação, vídeo e cinema. Realiza filmes de curta-metragem e está sempre atento a processos de impressão, sobre a construção da imagem e da memória.

Parceria do StudioClio com o Museu do Trabalho e a Cerveja Coruja, o Quadro Branco convida a cada dois meses artistas do cenário cultural da capital gaúcha para expor no Café do Studio. A vernissagem acontece no dia 14 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h, com entrada franca. A visitação pode ser feita a partir do dia 5, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Mais informações pela página www.studioclio.com.br ou pelo telefone (51) 32547200.


Pedro Palhares

Palhares participou de exposições e festivais, entre os principais a 8˙ Bienal do Mercolsul (Porto Alegre, Brasil), Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (SP, Brasil), Temporada de Projetos do Paço das Artes (São Paulo, Brasil), IV In-Sonora – Festival de ArteSonoro (Madrid, Espanha), 7˙Bienal do Mercolsul (Porto Alegre, Brasil), Do Desejo Inconfesso (São Paulo, SP), Percursos & Afetos (São Paulo, SP).

Participou dos coletivos Espaço Coringa e Coletivo Bruto. Atualmente desenvolve pesquisas com os coletivos Anarquia da Fantasia, Oficina da Luz e estúdio varanda.







--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: