quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lume Photos - Traços de Realidade - 05/07/2012



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Bruno - Balady Com <bruno@balady.com.br>
Data: 5 de julho de 2012 15:54
Assunto: Lume Photos - Traços de Realidade - 05/07/2012
Para: Telas Gaudí <telasgaudi@gmail.com>


Ubirajara,



LUME Photos abre coletiva de fotografia que explora a relação entre o ser humano e a cidade

 

A LUME Photos abre a exposição Traços de Realidade, coletiva formada por 22 trabalhos de Diego Kuffer, Juan Esteves e Rodrigo Kassab que exibem, respectivamente, as séries Transitórios, Paulicéia Imaginada e Priva-cidade, Publi-cité, retratando o meio urbano e imagens cotidianas que nos passam despercebidas.

Na série Transitórios, Diego Kuffer embute inúmeros instantes em uma única imagem, paralisando em suas obras momentos do dia-a-dia da cidade, capturando com sua lente uma diversidade de relações e interações humanas, seja no anonimato do trânsito e dos transeuntes ou na intimidade de um beijo. Transitórios surge da ânsia de paralisar o tempo, de impedir que ele passe, através do registro daquilo que o fotógrafo chama de "fatia de um momento". Essa fatia, composta por diversos cliques, não conta exatamente o que se passa na cena, mas é possível saber que algo acontece, e esta é a intenção de Kuffer.

Com técnica similar, Juan Esteves desconstrói renomados monumentos arquitetônicos, ruas e avenidas de São Paulo, através de recortes que inventam novos modos de perceber o espaço ao redor: a Paulicéia Imaginada, como o nome da série bem define. Paulicéia Imaginada tem como base imagens capturadas durante a noite, onde se destacam luzes, como faróis de carros, semáforos, luminosos de placas, neons e vitrines. Essas imagens são recortadas digitalmente de maneira semelhante a uma tesoura, como se fossem feitas a mão, e esses cenários são multiplicados e recriados.

Rodrigo Kassab, por sua vez, faz uso do centro urbano ao investigar a relação entre espaço público e privado na série Priva-cidade, Publi-cité, que conta histórias através das linhas paralelas de residências e seus habitantes. Na pesquisa para esta série, Rodrigo Kassab escolhe um ambiente e caminha a esmo por ele até se deparar com elementos que servem como resposta a suas indagações. O fotógrafo encontra em cortinas e janelas um limite e coloca o espectador entre esses dois espaços, como um voyeur, sem o elemento fetiche.

As obras que compõe a mostra exprimem uma multiplicidade de narrativas e instantes congelados, todos reais. Juntos, aplicados sobre um mesmo contexto, contudo, criam formas imaginárias, levando a realidade ao seu limite e encontrando em seu excesso a irrealidade.

"O intuito da exposição é mostrar as experiências entre o artista e o espaço, e os deslocamentos assumidos pela fotografia contemporânea: assim como na literatura, a fotografia sai do convencional e se apropria de imagens poéticas, fazendo com que cada espectador tenha uma leitura distinta da obra", conceitua o curador Paulo Kassab Jr.

Os artistas

Diego Kuffer

Nascido em São Paulo, formou-se em Administração de Empresas pela Faap em 2002 e fez pós-graduação em Semiótica-Psicanalítica pela PUC em 2008. Em 2010, abandonou a carreira de marketing para se dedicar totalmente à fotografia, disciplina que estudou na Escola Panamericana de Arte.

Juan Esteves

Juan Esteves nasceu em Santos, SP. Tem obras nos acervos de instituições como MAM-SP, MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Musée de L'Elysée, na Suíça, entre outras, e também em coleções particulares. Participou de diversas exposições em importantes centros culturais e museus no Brasil e no exterior e tem fotos publicadas em renomados veículos nacionais e internacionais. Publicou e participou de diversos livros.

Rodrigo Kassab

Formado em Cinema e Fotografia, Rodrigo Kassab trabalha como diretor de cinema, diretor de fotografia e fotógrafo. Além das artes visuais, o artista se interessa principalmente pela arquitetura e música, artes que busca retratar em suas imagens. Morou em Paris de 2008 a 2011 para se aperfeiçoar e se dedicar inteiramente à arte.

A galeria

A LUME Photos foi fundada em 2010 por Felipe Hegg, Paulo Kassab Jr., José Eduardo e Luiz Aranha Moura, com a proposta de mostrar a qualidade, transgressão e criatividade dos artistas e fotógrafos contemporâneos. A galeria tem um leque amplo de atuação: promove exposições periódicas, tanto coletivas quanto individuais, agenda visitas personalizadas, participa de feiras de arte no Brasil e no exterior, realiza projetos especiais, que transcendem seus limites físicos, além de elaborar e coordenar workshops e cursos sobre o tema fotografia com os mais renomados profissionais da área. A LUME oferece duas linhas de produtos: a Open Edition, imagens com tiragem média, o que as torna mais acessíveis a novos colecionadores, e a linha Collector, séries exclusivas com tiragem restrita.

 

SERVIÇO:

Exposição                 Traços de Realidade Diego Kuffer, Juan Esteves e Rodrigo Kassab

Curadoria                  Paulo Kassab Jr.

Coordenação             Felipe Hegg

Abertura                     05 de Julho de 2012, quinta-feira, às 19h30

Período                        de 6 a 28 de Julho de 2012

Local                          Lume Photoswww.lumephotos.com

Rua Joaquim Floriano, 733 - 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP

Tel.: (11) 3704.6268 – visitas agendadas

Horário                         segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h


--
----
Bruno - Balady Comunicação




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: