quarta-feira, 27 de junho de 2012

StudioClio - Vernissagem Lugares, de Sandra Rey



Fotografias de viagem no StudioClio


Vernissagem

Microgaleria Arte Acessível - Lugares

Com Sandra Rey

Dia 7 de julho, sábado, 11h

Entrada franca

Aberto à visitação de 9 de julho a 13 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 19h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

José do Patrocínio 698, Cidade Baixa – Fone (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br


Sandra Rey marca em fotografias os lugares da natureza por onde se deslocou em um processo de deriva, desde o deserto de Atacama no Chile aos manguezais na Bahia, registrando aspectos de paisagens, muitas delas pouco visitadas. A vernissagem de Lugares será dia 7 de junho, sábado, 11h e terá exibição de vídeo produzido pela artista.

As imagens da exposição Lugares são apresentadas em mais de 100 pequenas caixas, de diferentes alturas, nas quais os espectadores podem observar fragmentos de paisagens fotografadas. O processo toma como base a realização de percursos junto à natureza, sem trajetos preestabelecidos, efetuados no desenvolvimento de um projeto que encontra referências nas origens da prática artística no Brasil – os registros de natureza realizados pelos  Artistas Viajantes, sec. VII e XVII – assim como em práticas desenvolvidas desde inícios do século XX à exemplo das deambulações realizadas pelos surrealistas nos anos 20, do conceito de deriva (Internacional Situacionista) e de certas experiências desenvolvidas no contexto da Land Art. A dimensão processual dos deslocamentos na natureza se constitui enquanto fim em si, ao mesmo tempo que engloba a produção de uma experiência que se tece na rede de relações estabelecidas a partir do lugar onde nos encontramos.

As imagens que constituem a instalação são provenientes dos arquivos de deslocamento é um work in progress (atualmente com cerca de 20 mil imagens) que guarda a documentação de ações de deslocamento junto à natureza, através de narrativas visuais fragmentadas, e servem de reservatório para a criação de montagens e instalações a partir da relação arte e vida e de experimentações que desdobram e resignificam os dados do real. A profa. Dra. Sandra Rey é professorado Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Blanca Brites e Leandro Selister são os curadores da exposição, que pode ser visitada de 9 de julho a 13 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. As peças em exposição estarão à venda, reserva mediante pagamento de 50% do valor. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698. Mais informações pelo telefone (51) 3254 7200 ou pela páginawww.studioclio.com.br.


Microgaleria

A Microgaleria Arte Acessível é dedicada a exposições de artistas com destaque no cenário gaúcho. O objetivo do projeto é facilitar o acesso do público a adquirir obras de arte. Todas as peças em exposição estão a venda por valores limitados a R$240,00.


Blanca Brites

Blanca Brites é formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Mestrado Epecializado em História da Artes pela Université de Paris (Pantheon-Sorbonne) (1975) e doutorado em História da Arte Contemporânea pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1986). Pós-doutorado em arte contemporânea pela Université de ParisI (Pantheon-Sorbonne) (1998). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando, principalmente, nos seguintes temas: artes visuais, acervo, museologia, curadoria, arte no Rio Grande do Sul e espaço urbano.


Leandro Selister

É bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e editor do site www.artewebbrasil.com.br.




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: