terça-feira, 12 de junho de 2012

StudioClio - Ciclo Ballets Russes - Almoço Clio



Ciclo Ballets Russes - Os compositores

Almoço Clio
Os compositores dos Ballets Russes
Com Tiago Halewicz, Liliana Andriola e Leonardo Magni
Dia 20 de junho, quarta-feira, das 12h20 às 13h40
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200

Os Ballets Russes de Serguei Diaghilev são uma referência quando se fala em arte do século XX e na relação entre as diversas disciplinas criativas. Com cenários e figurinos de Pablo Picasso, Leon Bakst e Coco Chanel, coreografia de Vaslav Nijinski e música de Ígor Stravinski, Serguei Prokofiev e Claude Debussy, o grupo de ballet reuniu o melhor das artes em um espetáculo que revolucionaria a cena cultural da Paris. No almoço Os compositores dos Ballets Russes, o pianista Tiago Halewicz comenta o repertório composto para a companhia russa como um marco entre o ballet clássico e moderno, dando destaque à Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky.
Em 1906 Serguei Diaghilev leva à paris uma exposição de pinturas russas e encontra uma cidade efervescente e aberta às novas artes. Ciente do cenário cultural, o empresário reúne um grupo de 80 bailarinos dissidentes do Ballet Imperial Russo, então em crise, estando entre estes os dois nomes mais importantes do ballet de todos os tempos, Anna Pavlova e Vaslav Nijinski. Em 1909, os bailarinos fazem sua estreia em paris, com obras do ballet clássico e do ballet nacional russo. Com todo esse êxito eles podem ousar e, dessa forma virar uma página na história da dança, inaugurando o ballet moderno.
A companhia estreou os mais importantes ballets da era moderna, como A sagração da primavera, Pássaro de fogo, Petrushka e Prélude l`aprés -midi d`un faune. As obras de Claude Debussy e Igor Stravinski revolucionaram a música pela forma livre e ritmo.
Com esta atividade o StudioClio inicia um ciclo dedicado à companhia de Diaghilev e seu legado nas artes. A influências dos figurinos do grupo sobre moda será comentado no segundo Almoço Clio pela profª Drª Joana Bosak. Ballets Russes: moda e arte será a atividade do dia 4 de julho.
O cardápio do almoço foi preparado pelos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Para a entrada será servido sopa de beterraba defumada com torradinha de pão de especiarias e creme azedo. Peru com maçãs e gratin de batatas será o prato principal. Charlote russa será servida na sobremesa. Os valores são de R$ 60 (almoço e palestra) e R$ 25 (palestra). Reservas e cancelamentos podem ser feitos até a véspera, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200. Mais informações pela página www.studioclio.com.br.

Tiago Halewicz
Pianista, graduou-se em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aos cuidados da professora Maly Weisenblun Guerchfeld. Atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa.
Foi na classe da pianista Maria Szraiber na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia que despertou seu interesse pela cultura polonesa. Assim, a título de pesquisa de pós-graduação, debruçou-se sobre a obra do compositor Karol Szymanowski. Desde então, o repertório dos compositores poloneses faz parte de seus programas de concerto. Halewicz mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil.
No StudioClio, em Porto Alegre, Tiago Halewicz é curador do projeto Memória Cultural Polonesa, ciclo de atividades patrocinado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429

Nenhum comentário: