quinta-feira, 14 de junho de 2012

Gisele Camargo na Galeria Oscar Cruz - 14 de junho, quinta, 19h

A artista carioca Gisele Camargo inaugura sua primeira individual em São Paulo dia 14 de junho, quinta-feira, às 19h, na Galeria de Arte Oscar Cruz. Falsa Espera é uma instalação de pinturas de médio formato, todas realizadas em 2012. O trabalho foi pensado especialmente para a galeria e vai ocupar os quase 40 metros de parede do espaço expositivo, reforçando uma arquitetura que tem como principal característica a profundidade de mais de 25 metros.

Sua produção recente reforça assim o interesse da artista pela ideia de lugar – se inicialmente essas paisagens eram investigadas pelas pinturas, misturando a concretude urbana com formas orgânicas da natureza, hoje o lugar onde o trabalho é exposto também alimenta o trabalho, que se apropria da arquitetura ao dialogar com ela. Em Falsa Espera a série de pinturas trata da experiência do homem diante da paisagem. Estão ali paisagens anônimas, onde não há indício de onde e quando foram capturadas. "Trata-se aqui de viver lugares que sempre conhecemos, espaços onde raro paramos, tolhidos pela leitura fraca e escassa desse nunca ficar!", define Jorge Emanuel Espinho no texto crítico que acompanha a mostra (em anexo). Colocadas lado a lado em toda a extensão da galeria, essas pinturas se articulam como os frames de um filme, criando a partir daí narrativas possíveis. A artista tem o cinema, e cineastas como Herzog, Lynch e Tarkovski, como referências muito fortes nas suas pinturas.

 

Gisele Camargo nasceu e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como formação a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes  da UFRJ. É uma das premiadas pela Bolsa da Secretaria de Estado de Cultural do Rio de Janeiro 2012 com o Projeto Cápsulas, que será exposto em 2013. Em 2011 recebeu o Prêmio IBRAM de Arte Contemporânea 2011/2012 e realizou as individuais A Capital, na Galeria IBEU (RJ) e Metrópole, na Galeria Mercedes Viegas (RJ).

 

 

Falsa Espera – Gisele Camargo

Galeria de Arte Oscar Cruz

Rua Clodomiro Amazonas, 526 – São Paulo/SP. Tel. (11) 31670833

Abertura: 14 de junho, das 19h às 22h

Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.

Até 12 de julho

 

 

(legenda)

Falsa espera, 2012 (detalhes)

Esmalte sintético e óleo sobre madeira

Fotos: Mauro Grisoli

 


Fernanda Lopes
http://fernandalopes.wordpress.com/
 

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: