quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1500 Gallery - Hirosuke Kitamura - 01 de fevereiro




A 1500 Gallery abre a mostra Hidra, do nipobrasileiro Hirosuke Kitamura, também conhecido como Oske, trazendo 11 fotografias coloridas, incluindo um díptico e um tríptico, registradas em sua maioria em bordéis de Salvador, revelando uma sexualidade fantasmagórica. A exposição, com curadoria de Miguel Rio Branco, traz imagens que unem de maneira instigante o puramente físico ao sobrenatural. Abertura: 01 de fevereiro.

 

Exposição                 Hirosuke Kitamura – Hidra

Curadoria                  Miguel Rio Branco

Local                         1500 Gallerywww.1500gallery.com

511 West 25th Street, #607  New York, NY, Tel.: +1.212.255.2010

Abertura                    01 de fevereiro de 2012, quarta-feira, às 18h

Período                       02 de fevereiro a 28 de abril de 2012

Horário                        terça a sábado, das 12h às 18h

Nº. de obras                11

Técnica                       fotografia

Dimensão                    de 100 x 100 cm a 122 x 122 cm.

Preço                          sob consulta

 

A 1500 Gallery abre a mostra Hidra, do fotógrafo nipobrasileiro Hirosuke Kitamura, também conhecido como Oske. A mostra, que conta com curadoria de Miguel Rio Branco, apresenta 11 fotografias coloridas, incluindo um díptico e um tríptico, registradas em sua maioria em bordéis de Salvador.

Hidra revela dois lados de uma mesma moeda. A sexualidade explorada pela lente de Hirosuke é exibida num misto do puramente físico e da relação do corpo como mercadoria com um quê de sobrenatural e fantasmagórico. "Na sociedade existem muitas contradições. Tem um lado bom e outro lado ruim. Gente ruim tem lado bom e gente boa tem lado ruim. Não dá pra definir, distinguir ou resolver com facilidade e simplicidade", analisa o fotógrafo.

Grande fonte de inspiração de Hirosuke são os locais escolhidos para ambientar seus trabalhos. "O ambiente decadente, degradado, tempo lento, vida cruel, erotismo, relação caótica... A pouca luz destaca muito o corpo castigado, a textura das paredes, mofos que mostram a passagem do tempo. Gosto desses essenciais reais do mundo", detalhe.

A seleção de obras feita pelo curador tem como principal intenção a sensualidade e a espiritualidade. "Algo emerge silenciosamente a todo momento nessas imagens: fantasmas entre o sexo e a morte; fragmentos de sedução que vagam a meio caminho de mundos perdidos", diz Miguel Rio Branco.

O ponto chave de Hidra está além do tema, na alma das obras que fazem parte da exposição, como explica o curador: "Na arte o que conta é a alma e não o tema. Aqui o os temas são diluídos e misturados. Aqui não ficamos presos a nenhum lugar ou a um momento específico, nós passamos para outra fase. Uma fase que nos faz ir para um outro espaço, um outro mundo, um limbo".

O palpável, contudo, está presente, mas carregado de significados e simbologia. "O que aparece como pele, dedos, seios, sexos e roupas são transformados em máscaras, oferendas, luzes e suores baianos mostrados por este artista japonês que um dia veio a Salvador", conclui Miguel Rio Branco.

 

O artista

Graduado em Literatura pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto, Hirosuke Kitamura veio ao Brasil em 1990 como intercambista. Em 1993, estudou processos contemporâneos, pintando e desenhando no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Em 1995 fez um curso intensivo de fotografia, após o qual começou a trabalhar como fotógrafo freelancer. Em 1997 tornou-se correspondente da revista japonesa de música Latina, fornecendo artigos e imagens de eventos musicais pelo Brasil. O trabalho de Kitamura está presente no Museu de Arte de São Paulo (MASP). O artista reside atualmente em Salvador, Bahia.

 

A galeria

A 1500 Gallery é o resultado da união de dois jovens empreendedores: Alexandre Bueno de Moraes e Andrew S. Klug. As obras que compõem o acervo da galeria incluem fotografias de diversas épocas, da moderna à contemporânea. A definição de "fotografia brasileira" utilizada pela 1500 Gallery abrange um conceito mais amplo do que o comumente atribuído às palavras. A galeria define tais trabalhos como sendo as fotografias feitas por fotógrafos brasileiros bem como as imagens que possuem algum tipo de relacionamento conceitual e/ou temático com o Brasil. Apresentando-se como um espaço de divulgação e exibição da fotografia brasileira em território internacional, a 1500 Gallery vem construindo a via de retorno, possibilitando a vinda de artistas internacionais ao território brasileiro. Menos de dois anos após sua inauguração, o espaço já realizou seis exposições, entre individuais e coletivas, com destaques na mídia.


--
----
Bruno - Balady Comunicação




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: