terça-feira, 15 de outubro de 2013

ARTE & DESIGN | Fabiana Queiroga é convidada da Pixel Show 2013


Boa noite,  

Segue release sobre o trabalho da artista plástica e ilustradora Fabiana Queiroga, que integra o time de novos artistas que se apresentam na "Feira de Arte e Criatividade", espaço aberto ao público e gratuito da Pixel Show 2013, organizada pela Zupi Design.

Maior evento de arte, design e criatividade da América Latina, o Pixel Show 2013 acontece entre 19 e 20 de outubro, no Clube A Hebraica, em São Paulo.

 

Com duas séries distintas, uma sobre o sentido das minúcias do escuro e outra sobre um olhar para dentro, Fabiana mostra as personagens femininas de seu universo particular.

 

Para mais informações sobre o trabalho de Fabiana Queiroga, imagens, entrevista, favor solicitar.


Abs,

Luciana Zacarias

Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde

04136-020 - São Paulo - SP

+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908

 

 ____________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Fabiana Queiroga

Artista plástica e ilustradora participa da edição 2013 da Pixel Show, organizada pela Zupi Design

 

 

Ao lado de sete artistas da nova geração - João Montanaro; Vianno Rheim; Marmota vs Milky; Maramgoní; Anjos; Naima Almeida; Manoel Quitério - a ilustradora e artista plástica Fabiana Queiroga integra a "Feira de Arte e Criatividade" da Pixel Show 2013, organizada pela Zupi Design. A edição 2013 do maior evento de arte, design e criatividade da América Latina, acontece entre os dias 19 e 20 de outubro, no Clube A Hebraica, com atividades como palestras, workshops, exposições e sessões de Live Painting, com diferentes segmentos da economia criativa brasileira e internacional.

 

Com quatro obras de cada artista, a mostra de trabalhos da nova geração e a exposição de produtos e serviços de segmentos como arte, moda, design e tecnologia, visa incluir no mercado das artes e do design novidades, como equipamentos e softwares gráficos, obras inovadoras e peças exclusivas de vestuário criadas por jovens talentos.

 

Para o evento, Fabiana Queiroga apresenta duas séries distintas. A primeira evoca o sentido das minúcias do escuro, e a segunda, um olhar para dentro, são obra. Com traços inconfundíveis e de linhas apuradas, no trabalho da artista plástica surge um desfilar de personagens e referências, que permeiam o seu universo particular. Transitando com suavidade e bom gosto pela estética oriental, o semblante infantil dos rostos - com olhares ora 'rasgados' ora melancólicos, ora languidos e um mistério elegante - e corpos femininos sempre em movimento, a sensibilidade da artista é despertada pela observação e o registro do olhar no cotidiano, na feminilidade e em referências de personagens, histórias, ideias e imagens de livros, viagens e na pluralidade cultural.

 

"Como ilustradora e artista participar da Pixel Show e fazer parte da história da Zupi Magazine é um estímulo criativo, uma forma de sempre me aperfeiçoar e buscar caminhos que alie técnica e estética apurada", afirma Fabiana Queiroga.

 

SERVIÇO:

 

PIXEL SHOW 2013

 

Quando: 19 e 20 de outubro de 2013 (sábado e domingo)

Horário: das 8 às 21 horas

Onde: Clube A Hebraica -  Rua Dr. Alceu de Assis / Jardim Paulistano - São Paulo

Website Oficial: www.pixelshow.com.br

 

 

 

Sobre Fabiana Queiroga Motta

 

Nascida em Goiânia, Fabiana Queiroga cursou em 1996, Artes Visuais com Habilitação em design gráfico pela Universidade Federal de Góias, realizando, em 2002, pela mesma instituição especialização em Arte Contemporânea. Em 2010 cursou a especialização em Fashion Design pelo IED, tendo a oportunidade de participar de um workshop de CoolHunter em Milão/2011 pela mesma instituição- IED/Milão. Atualmente, além do trabalho no atelier fabq, ministra curso de processo criativo na PUC-Goiás.

 

As memórias emotivas da infância de Fabiana Queiroga delineiam-se no papel, nos traços, nas tintas e nas cores. Desde muito cedo, a jovem ilustradora e designer de Goiás encontra na ilustração o caminho para uma arte autoral. Do prazer e dos rascunhos dos primeiros anos de sua vida à criação do atelier fabq, possibilitaram o exercício de uma arte expressiva de emoções e delicadeza, onde a imagem reflete os desejos contemporâneos pelo escapismo e busca de uma explosão por sentimentos e paixões.

Para esta galeria sensorial - onde os sentimentos, não apenas se materializam, mas riscam no papel toda uma estética narrativa - Queiroga invoca uma literatura, uma fábula, uma história a ser contada pela intermitência do olhar, como no recente trabalho para a 7ª edição da BAG Magazine (2013). Nas ilustrações para o editorial da revista, a história visual de uma menina que um dia sonha que seu coração parou de pulsar. Há uma explicita confluência entre a linguagem urbana e naif (no sentido de ingênua) com a arte de criar desejos, ou a moda. Entre suas técnicas e plataformas imagéticas, as possibilidades de leituras do mundo coletivo e individual não se esgotam: aquarela em algodão 100%; a junção ente o trabalho manual e o digital; a colagem; desenhos com grafite e folha de ouro em suporte de madeira; a pintura em pratos de cerâmica e a poiesis aplicada às roupas, que se tornam verdadeiros poemas em movimento.

Destacam-se entre seus principais projetos, a série "Flutua.art", exposta em 2012 na coletiva E(FEMMER)A da galeria paulistana UrbanArt; as ilustrações "Sonhos" para a 18ª edição da Idea Fixa art_magazine; a instalação "Onitoys" na Galeria de arte Portich e a mini coleção de moda "vamos tomar um chá", com peças e estampas únicas, pintadas à mão.

 

 

www.fabq.com.br

 

Sobre a Pixel Show

Todos os anos, interessados em arte, design e criatividade de diferentes partes do Brasil e da América Latina desembarcam em São Paulo para participar do Pixel Show. Em 2012, mais de 10 mil pessoas visitaram a feira e participaram de palestras e workshops. Organizado desde 2005 pela Zupi, estúdio de design e editora com foco cultural, o crescimento do Pixel Show obrigou os organizadores a ampliarem a capacidade de público para esta que será a nona edição do evento. Agora, são esperados 20 mil visitantes para a feira, cuja entrada é gratuita, e 3 mil participantes nas palestras, o que torna o PS o maior evento da área na América Latina e o terceiro maior do mundo.

A partir destas iniciativas multidisciplinares, o Pixel Show foca assim no dinâmico cenário contemporâneo das artes e design e promove a interação do público com pessoas das áreas de games, concept art, animação, cinema, intervenção urbana, ilustração, fotografia, novas mídias, charges, cartoons, artes plásticas, arquitetura, design, publicidade e tecnologia, e demais públicos interessados em criatividade.

 

O Pixel Show 2013 é patrocinado por SEBRAE, MINI COOPER, WACOM e SHUTTERSTOCK. Para mais informações e compra antecipada de ingressos para as palestras e workshops, acesse: www.pixelshow.com.br.

 

 

Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde

04136-020 - São Paulo - SP

+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908

   Visite nosso site

 

 

 





Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: