quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A artista plástica Carol W abre a exposição “Eu...


Gaudí Telas
Gaudí Telas 25 de setembro de 2013 19:30
A artista plástica Carol W abre a exposição "Eu fico com a Pureza" na próxima quinta-feira, 26 de setembro, na Urban Arts POA (Rua Quintino Bocaiuva, 715 – Moinhos de Vento). O projeto que originou a mostra foi inspirado no livro "Casa das Estrelas: o universo contado pelas crianças", do professor colombiano Javier Naranjo. Já o nome foi extraído da música "O que é, o que é?", do cantor Gonzaguinha.

Foi lendo uma matéria sobre a obra de Javier - que conta com um dicionário feito por crianças, com definições para diversas palavras de A à Z - que Carol pensou em usar a ideia para buscar a base para desenvolver este trabalho. Segundo o autor, elas têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. Após fazer contato com ele e receber dicas de como se aproximar, adquirir a confiança e extrair o lado mais lúdico dos pequenos, ela iniciou a coleta de material.

A artista visitou nove escolas públicas e particulares, entre julho e agosto deste ano, levando uma caixa colorida repleta de palavras interessantes. A atividade proposta era que os alunos, entre 5 e 11 anos, por meio de frases e de maneira livre e verdadeira, definissem o termo para uma pessoa que não o conhecesse. Para a criação de telas e esculturas, Carol selecionou algumas explicações das crianças e as interpretou do seu modo.

Essa é a primeira exposição da artista em que a maior parte dos trabalhos são telas, ao invés de peças em papel maché. Nas obras, além de tinta acrílica, foram utilizados giz e lápis de cor, material que os pequenos costumam usar para desenhar.

Estarão na mostra a Caixa das Palavras, com os mais de 60 termos que foram interpretados pelos alunos, além dos papéis com as frases deles. As escolas que participaram do projeto foram convidadas a ver o resultado na Urban Arts. A expo atravessará o mês de outubro, conhecido como o "Mês das Crianças", e essa foi uma forma de homenageá-las.

O coquetel de lançamento leva a assinatura da Filó e terá doguinhos com pães artesanais da Pãozeiro, além de decoração da Varal de Histórias. A trilha sonora da noite fica por conta da banda Rocartê, que mistura rock e arte nos acordes.

Ver publicação no Facebook · Editar configurações de e-mail · Responda a este e-mail para adicionar um comentário.


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: