quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Museu de Arte Sacra expõe medalhas papais - 22/02/2012




Museu de Arte Sacra apresenta ao público alguns exemplares de seu acervo de medalhas papais

 

Após a renúncia do Papa Bento XVI, situação inédita em 600 anos, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe um recorte de seu acervo de medalhas papais, apresentando 100 peças em ouro, prata e cobre. A exposição, A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História, tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho e consultoria de Padre José Arnaldo Juliano.

As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais, que, por sua vez, pertencem à coleção de numismática do MAS, que conta com aproximadamente nove mil peças.

Por definição, essas medalhas são cunhadas anualmente desde o século XV e exibem eventos e diretrizes relativos ao papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado e destacar acontecimentos históricos, servindo como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.

A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História apresenta ao público uma grande variedade de peças, onde se encontram representações de diversos papas, de Antero (que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).

Além da variedade dos papas e eventos representados e dos metais de cunhagem, a exposição ainda apresente uma diversidade nas dimensões das medalhas, visto que algumas delas são de uma época em que ainda não havia um tamanho padrão. Na mostra são exibidas moedas com diâmetro de 1,4 cm a 16,5 cm.

A exposição A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História será oficialmente inaugurada pelo cardeal Dom Odilo Scherer (nomeado arcebispo São Paulo em 2007 por Bento XVI), em seu último evento público no Brasil antes da ida a Roma para a despedida do papa e para a participação do Conclave.


Exposição: A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História

Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho

Consultoria: Padre José Arnaldo Juliano

Abertura: 22 de fevereiro de 2013 – sexta-feira – às 17h

Período: 23 de fevereiro a 07 de abril de 2013

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulowww.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento para visitas monitoradas

Horário: terça a domingo das 10h às 18h (bilheteria até 17h30)

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados


--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: