terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Galeria Fulô - Christian Beijer - 10/02/2013





Galeria Fulô abre exposição do sueco Christian Beijer

 

A Galeria Fulô inaugura The Faces of Trancoso, exposição do artista plástico sueco Christian Beijer, que retrata rostos de habitantes do povoado baiano com os quais teve contato em suas visitas à cidade. Suas obras refletem, em feições e cores, as histórias que ouviu desses locais.

Trancoso, onde a galeria está localizada, é intensamente procurada por turistas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo nas épocas de alta temporada, principalmente no verão. Mas, passado esse período, o que é que se vê pela cidade? Quem a habita, quem transita por suas ruas? São esses os seres que estrelam as telas de Beijer.

O interesse do sueco pelo tema se deu devido ao contato com o local, que já visitou várias vezes. Suas estadias por Trancoso sempre se estenderam além do turismo convencional, permanecendo ali por três meses a cada vez, em média. "E adoro voltar a Trancoso quando preciso de uma recarga de inspiração, cores, luz e atmosfera", conta. Numa dessas viagens, Christian Beijer passou seis meses na cidade, durante os quais se ocupou de retratar pessoas que lhe interessaram, seja por seu aspecto físico ou por relatos de suas vidas. Além disso: pelo impacto de tais histórias com os aspectos físicos dessas pessoas, tais como sorriso, olhar e postura.

Em seus retratos – realistas a ponto de parecerem fotografias – são inseridos ainda a adição de imagens de elementos naturais brasileiríssimos, especialmente flores nativas, além de dizeres que se relacionam com os personagens retratados e, na maioria dos casos, ainda fazem a vez de título para as obras.

Como forma de agradecimento, Beijer presenteará cada um dos retratados com um giclée. "Vou fazer isso porque amo os natives de Trancoso, tão naturais e belos", diz o artista. "Eu acho muito importante que seus rostos sejam mostrados na galeria. Quero dar orgulho a essas pessoas", diz ainda.

The Faces of Trancoso nos faz pensar sobre um turismo no qual há raro contato com o que o local escolhido genuinamente possui; um turismo onde turistas se relacionam com outros turistas e retornam às suas casas, vazios de novas experiências humanas. "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir", como bem escreveu Álvaro de Campos.


Exposição: Christian Beijer – The Faces of Trancoso

Curadoria: Fátima Jeker

Abertura: 10 de fevereiro, domingo, às 20h

Período: 11 de fevereiro a 05 de maio de 2013

Local: Fulô Galeria

Praça São João, Quadrado – Trancoso, Bahia

Horário: todos os dias, das 17h30 às 22h


--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: