terça-feira, 14 de setembro de 2010

Exposição "criança in defesa"

 
----- Original Message -----
Sent: Saturday, September 04, 2010 7:27 PM
Subject: Exposição "criança in defesa"

Prezado Ubirajara,

Obrigado pela atenção! Estou enviando imagem do convite e textos sobre a exposição
"criança in defesa" a ser realizada no Forte de Copacabana. Se você puder comparecer
ao evento será um grande prazer recebê-lo.
Um abraço,

Ronaldo Araújo

Ronaldo de Sousa Araújo (Parnaíba – PI, 1964) formou-se em arquitetura e urbanismo em 1988 na cidade de Goiânia – GO. De 1989 a 1990 morou em Barcelona - Espanha. Neste período trabalhou em alguns escritórios de arquitetura, foi professor de capoeira e criou a série "pensacartoon". Em 1991 concluiu mestrado e iniciou doutorado em gestão e valoração urbana. Em 1993, em Goiânia, realizou exposição individual de pinturas com 29 telas a óleo dentro de um edifício projetado e construído por ele. Até concluir o doutorado, em 1999, foi a Barcelona mais quatro vezes. Em 2003 recebeu Menção Honrosa em concurso nacional de projetos de urbanismo organizado pelo IAB-GO. Em 2005 participou da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Em 2009 expôs 22 telas da série "criança in defesa" em Campos dos Goytacazes - RJ. Em 2010 publicou o livro "Modificações no planejamento urbanístico: teoria e método de análise", editora Nobel.

 


ARTE EM DEFESA DA CRIANÇA

 

O conjunto de imagens desta exposição traz diversos questionamentos sobre o nosso cotidiano que podem ser divididos em dois grandes grupos para rápida reflexão. Existem os de ordem social, que dizem respeito aos direitos da criança e os de característica estética, que enfocam a maneira do artista plástico Ronaldo Araújo desenvolver o tema.

O assunto da mostra é justamente um raciocínio, a partir de imagens de crianças em variadas situações, sobre elementos fundamentais para a cidadania, como o direito à educação, à saúde, à tolerância, à inclusão digital, à alimentação, à liberdade e à cultura, assim como o repúdio à mortalidade infantil, a todo tipo de exploração, à discriminação, à impunidade e à corrupção.

Em relação à espécie de representação proposta pelo criador nascido no Piauí, mas radicado em Campos dos Goytacazes, RJ, acontece a predominância da cor como um modo de estabelecer atmosferas marcadas pela busca permanente de fugir daquilo que poderia ser considerado mais ilustrativo e óbvio. Nesse sentido, a diversidade de construção dos fundos, por exemplo, cria riqueza de possibilidades visuais.

O principal mérito da exposição está em trazer à tona um conjunto de elaborações que defendem a criança sem cair num engajamento explícito. As telas de Ronaldo Araújo encantam pela vivacidade e promovem uma indagação social e plástica que tornam a sua concepção uma atitude significativa de repensar a arte e a criança com sensibilidade, carinho e bom gosto.

 

Oscar D'Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 



Nenhum comentário: