sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cristina Schleder - "Resiliência: Antenas" - Arte Infinita Galeria de Artes - 14 de Setembro



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 24 de setembro de 2010 11:56
Assunto: Cristina Schleder - "Resiliência: Antenas" - Arte Infinita Galeria de Artes - 14 de Setembro
Para: telasgaudi@gmail.com


Cristina Schleder inaugura "Resiliência: Antenas", exposição individual de colagens, na Arte Infinita Galeria. As 19 obras inéditas, da nova série, retratam a dialética entre oposição e reconciliação da Natureza com ela mesma. A artista utiliza recortes de material impresso, amealhados ao longo do tempo, conferindo às suas colagens, identidade única. "...assim como o ser humano realiza sua resiliencia ao ter o afeto e a compreensão para uma nova forma de viver eu colaboro, através da minha arte, para que as árvores também o consigam", define Cristina Schleder. Abertura dia 14 de setembro.

Exposição                    Cristina Schleder – "Resiliência: Antenas"
Curadoria                      Viviane Teperman
Local                           Arte Infinita Galeria de Artes - www.arteinfinita.com.br
                                    Rua Mateus Grou, 629 – Tel.:(11) 3032-3151
Abertura                      14 de setembro – terça-feira – das 19 às 22hs
Período                         de 15 de setembro a 2 de outubro de 2010.
Horário                          2a a 6ª feira, das 10 às 18hs.
                                    Sábado, das 10 às 14hs.
Nº de obras                  19
Técnica                        Colagem s/ papel
Dimensões                   de 35 x 23 cm. a 130 x100 cm. 

 

Cristina Schleder inaugura Resiliência: Antenas, sua exposição individual em novo suporte, exibindo um recorte de 19 trabalhos de sua nova série de colagens em papel de algodão onde, com formas semelhantes aos troncos de árvores, celebra a Natureza. Suas obras, fortes e delicadas, enaltecem a beleza, grandiosidade e generosidade deste mundo paralelo.

As obras, algumas em grandes formatos, nascem instintivamente, sem esboços ou traços prévios. As tonalidades surgem espontaneamente, onde cada matiz remete a sensação que a artistas vivencia no momento da concepção. Ao criar, as colagens são feitas diretamente na superfície do papel em branco, sem lineamentos nem rascunhos. A matéria prima, Cristina Schleder vem acumulando através do tempo.

A artista, intuitivamente, não conseguia se desfazer de revistas, papeis e outros itens que chegavam a suas mãos. Guardava e colecionava-os todos. Com grande veleidade pela arte e pela Natureza, imergiu na técnica de colagem e suas possibilidades, encontrando finalidade para o acumulo até então inconsciente. Ao manusear materiais impressos, Cristina Schleder já o faz com olhar diferenciado, sempre buscando uma maneira de fragmentar cores, luzes, sombras, e texturas para serem utilizados da melhor forma em novos projetos.

A reutilização do papel, o diálogo e o amor pela natureza é determinante no trabalho artístico de Cristina Schleder. Suas colagens atuam como veículos de reposicionamento do respeito devido, por parte do ser humano à Natureza, "é a reciclagem do papel, feita de maneira visual e figurativa... a árvore é a Natureza que foi transformada em papel". Este conceito geral está sintetizado no título da exposição uma vez que "Resiliência" é a capacidade de recuperação de sua forma original após sofrer choque ou transformação. As "Antenas", captadoras da energia cósmica, são as próprias árvores, dentro e fora dos quadros. Mas existe um componente adicional à opção por colagens. Cristina Schleder quer colocar e devolver a Natureza ao seu lugar; ao seu habitat. Faz isso, usando a bi-dimensionalidade das imagens impressas no papel, de onde recorta as texturas, os relevos e os tons formados pelo efeito luz e sombra.

Cristina Schleder é uma artista criativa e um ser consciente do seu tempo. Enxerga o cotidiano cinza, mas seu trabalho segue por uma vertente com base no belo, no puro, na Natureza. Suas obras celebram "a beleza, a grandiosidade e a generosidade deste mundo que nos abriga. A natureza com seu poder de regeneração instantânea têm muito a ensinar ao ser humano. É a dialética da Natureza em sua oposição e reconciliação com ela mesma", declara a artista. Tanto nas telas como nos papéis Cristina Schleder mostra que compartilhamos o planeta com estes seres possuidores de tanta força, pureza e delicadeza. "Afinal, é ela que nos mantêm vivos". 

"A árvore é a Natureza que foi transformada em papel.
O papel é a Natureza voltando ao seu lugar e à sua essência."

A Artista

Nascida em São Paulo, é Bacharel em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Residiu por alguns anos na Argentina onde freqüentou aulas de desenho na Academia de Artes de Buenos Aires. Na década de 60 cursou o IADÊ, tendo como professores os arquitetos Ricardo Ohtake e Haron Cohen, além dos artistas plásticos Baravelli, Marcello Nitsche, Fajardo, entre outros. 

Em 1988 retoma a trajetória das artes visuais trabalhando intensamente em seu estúdio. Na década de 1990 começa a mostrar o resultado de sua produção e faz sua primeira individual em Miami na Galeria Romero Britto, vindo depois para o Brasil com mostra em São Paulo no Espaço Cultural W/Brasil. Segue apresentando exposições no Gabinete 144, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, entre outras. Em 2001 escreve seu primeiro livro, o romance A Fênix.

A Equação

Sensorial + Estética = Belo
Destruição + Construção = Reconstrução
Abstração + Valorização = Construção
Figura : Fragmentos = Transformação
Espontaneidade + Ingenuidade = Pureza
Autenticidade + Espontaneidade = Liberdade
Forma + Movimento = Imagem
Luz + Sombra = Textura
Estética + Conteúdo = Expressão
Prazer + Brincadeira = Felicidade
Amor + Amor = Infinito 

Cristina Schleder, 2010

---------
Balady Comunicação - Silvia
Tel.: (11)3814.3382
 

Nenhum comentário: