sexta-feira, 24 de setembro de 2010

5x5 – Panorama da Fotografia Contemporânea - Boris Kossoy, Fabrizio Fasano Jr, Ângelo Pastorello, Armarinhos Teixeira, Jean Bergerot - Marcos Caiado Galeria de Arte

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 24 de setembro de 2010 11:58
Assunto: 5x5 – Panorama da Fotografia Contemporânea - Boris Kossoy, Fabrizio Fasano Jr, Ângelo Pastorello, Armarinhos Teixeira, Jean Bergerot - Marcos Caiado Galeria de Arte
Para: telasgaudi@gmail.com

Boris Kossoy, Fabrizio Fasano Jr, Angelo Pastorello, Jean Bergerot, Armarinhos Teixeira, com curadoria de Ricardo Teixeira, são os autores das imagens que compõe a exposição 5 x 5 – Panorama da Fotografia Contemporânea na Marcos Caiado Galeria de Arte. Os cinco artistas apresentam 25 trabalhos, em dimensões e técnicas variadas, com registros de viagens a locais próximos ou distantes, empreendidas pelos autores em algum momento. Como define Lucia Bertazzo, "munidos de suas máquinas, eles empreenderam percursos de percepção e sensibilidade mundo afora". Abertura dia 15 de setembro.

 

Exposição:           5 x 5 – Panorama da Fotografia Contemporânea

                               Boris Kossoy, Fabrizio Fasano Jr, Ângelo Pastorello, Armarinhos Teixeira, Jean Bergerot

Curadoria:            Ricardo Teixeira

Texto:                     Lucia Bertazzo

Coordenação:     Marcos Caiado

Local:                    Marcos Caiado Galeria de Arte – www.galeriamarcoscaiado.com.br

                                Rua 1.136, n. 56, Setor Marista – Goiânia, GO - Tel.: (62) 3092 6919

Abertura:               15 de Setembro – quarta-feira – às 20h.

Período                  de 16 de setembro a 15 de outubro de 2010.

Horário                   2a a 6ª feira, das 10:00hs às 19:00hs. - Sábado, das 10 às 17:00hs.

 

Marcos Caiado Galeria de Arte, referencia em arte e centro de difusão de cultura em Goiânia, inaugura sua primeira exposição composta unicamente por fotografias – 5 x 5 – Panorama da Fotografia Contemporânea - reunindo trabalhos de cinco destacados profissionais no segmento: Armarinhos Teixeira, Boris Kossoy, Fabrizio Fasano Jr., Ângelo Pastorello e Jean Bergerot.

Nos vinte e cinco trabalhos em exposição, selecionados pelo curador Ricardo Teixeira, com texto da critica de arte Lucia Bertazzo, os apreciadores da arte da fotografia poderão se deixar levar pela sugestão de uma viagem a outras paragens,  guiadas pelos olhares delicados, mas precisos dos fotógrafos que as registraram. Destinos comuns como New York, Alemanha, Rio de Janeiro, Atacama no Chile, Cuba, ou mesmo espaços bem próximos, são exibidos com maestria pelos cinco profissionais da imagem.

Lucia Bertazzo parafraseia o poeta Fernando Pessoa ao definir que, na maioria das vezes "as viagens não são os lugares, mas os viajantes". Na 5 x 5, os fotógrafos e o curador Ricardo Teixeira reescrevem essa frase pois, para eles, suas viagens são 'os registros de olhares dos que lá estiveram'.

 

OS ARTISTAS

Boris Kossoy é um dos nomes fundamentais da fotografia brasileira junto a Geraldo de Barros, German Lorca e Thomaz Farkas. Desde jovem dedica-se à fotografia e, paralelamente, atuou em jornalismo, publicidade e como autor dos livros Viagem pelo Fantástico; Hercule Florence; Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil; Origens e Expansão da Fotografia no Brasil - Século XIX; Album de Photographias do Estado de São Paulo 1892: Estudo Crítico; Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo, e o recém-lançado Boris Kossoy – Fotógrafo (2010). É também coautor, com Maria Luiza Tucci Carneiro, de O Olhar Europeu: o Negro na Iconografia Brasileira do Século XIX e A Imprensa Confiscada pelo DEOPS-SP (1924-1954). Nessa mostra, Boris Kossoy mostrará imagens das viagens que empreendeu nas décadas de 1970 e 80 aos Estados Unidos e Alemanha.

 

Fabrizio Fasano Jr vive intensamente a fotografia; após período de 12 anos como publicitário, profissionalizou-se como fotógrafo com a publicação de seu primeiro livro "Duas Paixões" (2003). Em 2005, segundo livro, "Olhares", retrata os sertões do Brasil. Participou de diversas mostras coletivas de destaque bem como exposições individuais de grande repercussão. Atualmente, finaliza livro comemorativo dos 70 anos da Fundação Moacir Cunha e seleciona trabalhos inéditos para uma exposição individual em São Paulo, em Novembro de 2010. Para a mostra em Goiânia, as 5 imagens do Rio de Janeiro exibem pontos turísticos conhecidos de todos, mas apresentados a partir de uma perspectiva não tradicional.

 

Angelo Pastorello além do trabalho publicitário e editorial, desenvolve há 20 anos um trabalho autoral, desde o conceito até o processamento das fotos em seu laboratório. Participou  de várias exposições coletivas e individuais , Museu da Casa Brasileira, MAM, MIS, Leica Gallery e SP Arte 2010. Em 2009  participou da exposição Ars Latina em Havana e sua série "Cenas de São Paulo"  passou a fazer parte do Acervo do Museu de Arte Contemporânea de Cuba. Em 2010 participou da 8 Bienal de Roma com a série "Pin Hole". Para a exposição 5x5 , foram selecionadas  5 fotos inéditas da Série Deserto do Atacama.

 

Jean Bergerot, fixou residência em Goiânia há mais de uma década. Premiado publicitário, trabalha com fotografia desde a adolescência, produzindo fotos de moda e comerciais paralelamente ao trabalho que apresenta em exposições. Na Marcos Caiado Galeria, Jean mostra suas visões de Cuba, realizadas em 1997, onde a arquitetura tradicional serve de contraponto aos habitantes da ilha.

 

Armarinhos Teixeira, tem o desenho e a escultura como matriz de seu trabalho, mas também produz objetos, instalações e pinturas. Atualmente realiza "interferências" em bens tombados pelo patrimônio histórico ou na arquitetura moderna com suas esculturas e instalações. Armarinhos fez curso na USP, em 1987, e vem participando de mostras nacionais significativas. Em 5x5, o artista desloca a linguagem trabalhada em outras mídias para a fotografia, promovendo uma série de obras em que o próprio título – Reinvenção do Espaço Íntimo –por si só, explica a proposta.

 

---------
Balady Comunicação - Silvia
Tel.: (11)3814.3382


Nenhum comentário: