terça-feira, 28 de outubro de 2008

A crueza do desenho de James Zortéa no Projeto Quadro Branco

 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, October 28, 2008 6:00 PM
Subject: A crueza do desenho de James Zortéa no Projeto Quadro Branco

A crueza do desenho de James Zortéa no Projeto Quadro Branco

 

Com curadoria do Museu do Trabalho, projeto traz ao café do StudioClio o trabalho de um dos principais nomes da nova geração de artistas gaúchos.

 

Na segunda-feira, dia 3 de novembro, às 20h, o StudioClio e o Museu do Trabalho inauguram nova edição do Projeto Quadro Branco. O artista plástico James Zortéa apresenta o trabalho A crueza do desenho (2008, 100 x 160cm, nanquim, pastel e PVA), que fica exposto no espaço do Café do Studio até 8 de março. Na obra, manchas e linhas são os vestígios do embate que toma corpo quando o desenho é lançado com gestos rápidos sobre a superfície do papel. O que se vê é a ponta de um gesto ritmado pelo corpo que se desloca através do fluxo livre do pensamento. "Um pensamento específico que só o exercício gráfico articula, permite e provoca", aponta o artista.

O porto-alegrense James Zortéa (1978) é um dos principais nomes da nova geração de artistas gaúchos. Bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em Desenho, pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestrando em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma universidade, James trabalha também como designer e com mídias tecnológicas. É um dos integrantes do Atelier Subterrânea. Em 2006 recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de melhor exposição coletiva com a instalação Sala dos Passos Perdidos. Participou da edição 2008 do Cineesquemanovo com o curta Pequenos Reparos.

O Projeto Quadro Branco tem a curadoria do Museu do Trabalho e conta com o apoio da Cerveja Coruja. A vernissage e a visitação têm entrada franca. O StudioClio – Instituto de Arte & Humanismo fica na José do Patrocínio, 698. Mais informações em www.studioclio.com.br ou pelo 3254-7200.

 

* A reprodução de A crueza do desenho, em alta resolução, está disponível em www.studioclio.com.br/imagens.

 

Serviço

O que: Vernissage de A crueza do desenho, de James Zortéa, no Projeto Quadro Branco

Abertura: dia 3 de outubro, segunda-feira, às 20h

Visitação: de 4 de outubro a 3 de março de 2009, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Onde: Café do Studio – StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa)

Quanto: Entrada franca

Contato com o artista: (51) 9192 0192

Contato Museu do Trabalho: (51) 3227 5196

 

Informações à imprensa:
Ana Laura Freitas e Felipe Schroeder Franke

analaura@studioclio.com.br e felipe@studioclio.com.br
3254-7212 e 3254-7214

Núcleo Hermes de Comunicação

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
www.studioclio.com.br

Nenhum comentário: