segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Galeria Virgilio - Convida para a inauguração das individuais



Galeria Virgilio inaugura em 20 de outubro duas exposições individuais: Ruína, de Júnior Suci e Teoria dos Conjuntos, de Carolina Paz.

Na noite de abertura haverá também a instalação e performance 'Paralelos (psicotrópicos)' da dupla de artistas
Alvise Camozzi e William Zarella Jr.

A Ruína, de Júnior Suci e Teoria dos Conjuntos, de Carolina Paz são as duas próximas exposições que entram em cartaz na Galeria Virgílio a partir de 20 de outubro, terça-feira, às 20h. As exposições seguem em cartaz até 19 de novembro.
A exposição A Ruína, de Júnior Suci, traz o gesto do indivíduo contemporâneo rodeado pela decadência: as situações apresentadas trazem à tona o corpo e objetos cotidianos em condição de vulnerabilidade, e, principalmente, reticência. Com 3 vídeos, 1 série de fotografia com desenho e aproximadamente 50 desenhos, a intimidade do sujeito é marcada pelo pessimismo e por diversos aspectos da ausência. Na pesquisa e produção do artista, as imagens, que ora são registros, ora são invenções, são contornadas por um ácido humor que se mescla a um intimismo melancólico. Ao declarar "Minha realidade é sempre ficção" e "Minha ficção é sempre real", o artista coloca em dúvida o papel do registro, da invenção, da memória e do próprio desenho.
Em a Teoria dos Conjuntos a artista visual Carolina Paz apresenta 13 pinturas e uma instalação em pequenos formatos, sobre as quais vem trabalhando desde sua última residência artística realizada em Nova York no ano passado. Carolina retoma a prática da pintura sem abandonar o caráter reflexivo e conceitual das esculturas e cria signos próprios que nos remetem a uma coleção de afetos em que banalidades e símbolos sagrados convivem paradoxalmente. A curadoria e o texto de apresentação da exposição são de Divino Sobral.

Paralelos (psicotrópicos) é uma obra composta por uma instalação e uma performance que a habita periodicamente. O ambiente é composto por esculturas de cera, é um espaço físico e mental no qual medimos sua verossimilhança, leves ou drásticas modificações, emotivas alterações. A instalação, obra de William Zarella Jr., é guiada e move as narrativas que Alvise Camozzi atua periodicamente, uma vez por semana, dentro dela. Os objetos que compõem a instalação são fragmentos de uma história da qual perdemos o enredo, durante a performance Camozzi desloca as esculturas do seu lugar habitual, fisicamente e verbalmente, tentando assim uma ressignificação continua. Tanto a instalação quanto a performance fazem parte de um processo de pesquisa que nasceu graças ao premio Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. Durante esse percurso foram criados o caminho sonoro Tresirmas soundscape (Sesc Ipiranga e Festival Musica Estranha) e o happening Natureza Morta para Laura apresentado recentemente dentro da exposição Máquina Tadeusz Kantor (Sesc Consolação); essas realizações são assinadas pelo coletivo artístico Società Anonima dei Lavoratori del Mare, do qual Zarella Jr. e Camozzi fazem parte.

Exposições:
Ruína, de Júnior Suci
Teoria dos Conjuntos, de Carolina Paz
Abertura: terça-feira, dia 20 de outubro, às 19h30
Período expositivo: de 20 de outubro a 19 de novembro de 2015

Paralelos (psicotrópicos), dia 20, às 19h30
Dias 30/10, 06, 13 e 20 /11, às 21h

Local: Galeria Virgilio | www.galeriavirgilio.com.br
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426
CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo – SP
Telefone: (55 11) 2373-2999galeriavirgilio1@gmail.com
Visitação - De segunda a sexta, das 11h às 19h e sábados, das 11h às 17h.
Entrada franca e livre






Gaudi Arte - Telas e Materiais para Artes Plásticas 
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 3228.8237 - 2103.2515 (NET) - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: