segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Press Release exposição


Artista plástico Israel Macedo discute HIV e suas relações em novos trabalhos apresentados na 46ª Anual de Artes da FAAP.

 

O artista aborda o tema de diversas formas em sua nova produção, dando voz a pessoas portadoras de HIV sobre os efeitos da infecção em suas vidas na obra "co+lateral", ou mesmo abstraindo a paleta de cores dos medicamentos como base para uma série de 23 pinturas.

Na obra "co+lateral" o artista recria bulas de 5 antirretrovirais e no lugar dos efeitos colaterais estão textos de depoimentos de pessoas soropositivas que usam estes medicamentos. Segundo o artista, a ideia é desmistificar as relações sobre os tão famosos efeitos colaterais dos coquetéis motivando outras pessoas a aderirem as medicações. "Acredito que a obra carrega muito mais que relatos de efeitos colaterais, é também um momento de desabafo, de expor ali o que é colateral no sentido estar ao seu lado todo os dias, desde as relações adversas, mas também a superação e a motivação".

Em "antirretrovirais", o artista faz um estudo das cores de 23 medicações usadas para o tratamento da infecção. "É uma abstração de algo comum a milhões de pessoas, mas não é só um estudo de cores ou algo extremamente minimalista, carregam nelas muito e um pouco de cada uma das pessoas que conhecem bem estas cores".

 "Apesar de remediado, o HIV não está solucionado, e por não matar com mesma intensidade que no início da epidemia, há uma falsa ideia que ele não é mais um problema grava, afinal, é só tomar alguns comprimidos que você vive legal. Porém, a doença matou 1,6 milhão de vítimas em 2012, depois de alcançar um auge de 2,3 milhões em 2005. Já o número de novos infectados foi de 35,3 milhões de pessoas no mundo também neste ano, isto equivale a população da cidade de São Paulo, Londres, Nova Iorque e Tóquio juntas. No Brasil, entre os anos de 2001 e 2012, as mortes caíram 38,9%. Mas, o número de infectados passou de 430 mil para 530 mil, ou seja, alta de 23,3%. Com isto, cada vez mais a indústria farmacêutica lucra, cada vez mais novos medicamentos são lançados no mercado e comunidades pobres são requisitadas para os testes clínicos e mais pessoas passam a depender de medicações.

É preciso discutir sobre a prevenção, sobre a aderência aos medicamentos, sobre as relações de quem é portador do vírus, sobre os remédios e também sobre os preconceitos que muitos enfrentam. O que proponho com estes trabalhos é somente o início de uma reflexão de algo muito intenso e contemporâneo".


46ª Anual de Arte FAAP

De:  18 de novembro de 2014 a 09 de fevereiro de 2015

Local: MAB-FAAP

Rua: Alagoas, 903 – Higienópolis

Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Entrada gratuita






Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: