sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Posts do Prêmio IP de Arte para 29/08/2014




Newsletter semanal do PIPA
Email não aparece corretamente?
Veja no seu navegador .
 
Destaques do PIPA em  29/08/2014

29 Aug 2014 04:38 pm | PIPA

A abertura da exposição dos finalistas do PIPA 2014 acontecerá no sábado, dia 6 de setembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Alice Miceli apresentará trabalhos de sua nova série de campos minados; Daniel Steegmann Mangrané fará uma intervenção inspirada na arquitetura do museu com a qual o público poderá interagir; Thiago Martins de Melo levará para a exposição além de suas já famosas pinturas com figuração intensa, uma grande escultura e Wagner Malta Tavares apresentará um vídeo e uma instalação com resistências elétricas. Os quatro finalistas concorrem a dois prêmios num valor total de R$120 mil.

Like Exposição PIPA 2014 | Abertura na próxima semana | dia 6 de setembro on Facebook   Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 01:30 pm | PIPA

Semanalmente lançamos entrevistas com artistas indicados ao PIPA 2014, nas quais os indicados respondem a uma pergunta de um membro do Comitê de Indicação e relatam curiosidades de suas vidas e obras. Esta semana foi a vez de conversarmos com: Maurício Ianês, criador de ações e performances que buscam questionar a relação entre espectador e artista; Sofia Borges, que vive e trabalha entre São Paulo e Paris e cujo suporte predominante é a fotografia; e Thiago Martins de Melo, que é finalista do PIPA 2014 e cujo suporte mais utilizado é a pintura mas que vem trabalhando recentemente com uma série de trabalhos tridimensionais. Assista às entrevistas exclusivas.

Like Vídeos da semana: Maurício Ianês, Sofia Borges e Thiago Martins de Melo on Facebook   Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 01:00 pm | PIPA

Segue em cartaz no Rio de Janeiro a exposição "To see that is coming", mostra coletiva com Daniel Steegmann Mangrané, Gisela Motta & Leandro Lima, Laura Lima, Matheus Rocha Pitta, Pablo Ferretti e Rodolpho Parigi. Em Curitiba, este sábado acontece o último encontro com o artista Washington Silvera, de uma série de cinco eventos que aconteceram durante o mês de agosto. Somente até 7 de setembro está em cartaz "Artistas Comprometidos? Talvez", mostra coletiva com Berna Reale, Luiz Zerbini, Raul Mourão e Solon Ribeiro, em Lisboa, Portugal. Se encerrando na mesma data, a coletiva "A Voice of One's Own", está em exibição em Malmö, Suécia, e tem participação de Carla Zaccagnini. Acesse a agenda, confira os eventos ligados aos artistas indicados ao PIPA, ao MAM-Rio e demais envolvidos com o Prêmio, que estão acontecendo ao redor do Brasil e do mundo, e programe sua semana.

Like Programação de 30 de agosto a 5 de setembro on Facebook   Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 12:30 pm | PIPA

Neste sábado (dia 30) acontece a abertura da exposição "Novas aquisições da Coleção Gilberto Chateaubriand". Em comodato com o MAM-Rio desde 1993, a coleção Gilberto Chateaubriand possui cerca de 6.400 obras, sendo uma das mais completas coleções de arte brasileira moderna e contemporânea. Já faz parte da programação do Museu a cada dois anos mostrar as novas aquisições da coleção, dando ao público a oportunidade de perceber a vitalidade e a pluralidade intrínsecas ao olhar do principal colecionador brasileiro. Veja o que mais está programado esta semana no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Like MAM-Rio | Programação da semana on Facebook   Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 12:00 pm | PIPA

(Rio de Janeiro, RJ) Ana Miguel, Cinthia Marcelle, Felipe Barbosa, Felipe Cohen, Grupo Empreza, Gustavo Speridião, Jonathas de Andrade, Lenora de Barros, Luciana Paiva, Marilá Dardot, Paulo Meira, Regina de Paula e Roberto Winter são alguns dos nomes que participam dessa mostra, uma análise da relação entre arte e educação através de pinturas, documentos, esculturas, instalações e objetos. Dividida em núcleos - Dispositivos, Linguagem, Processos e Teorias - a exposição faz parte do projeto Arte e Sociedade no Brasil, que dedica-se a pensar a atuação da arte brasileira no campo da alteridade e das relações sociais.

Like    Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 11:45 am | PIPA

(São Paulo, SP) A mostra, com curadoria de Daniel Rangel e idealizada pelo Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), reúne fotografias, vídeos e objetos produzitos pelo artista nos últimos cinco anos. Trabalhos realizados em três estados brasileiros que possuem culturas e biomas distintos e marcantes e que estão conectados com sua biografia; o Amazonas, onde nasceu, Pernambuco, onde cresceu e o Rio de Janeiro, local que vive atualmente.

Like    Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 11:30 am | PIPA

(São Paulo, SP) Primeira individual de Rafael RG em uma galeria comercial, "Ps: Há alguma coisa que você espera de mim?" tem curadoria de Marta Mestre. A mostra abrange a recente produção do artista além de trabalhos inéditos feitos especialmente para o local. Segundo a curadora, o artista "investiga a pertinência e a impertinência das imagens em relação aos seus espaços e usos". A abertura acontece neste final de semana em São Paulo.

Like Abertura |    Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 11:20 am | PIPA

(São Paulo, SP) Com curadoria de Daniela Labra, "A Nova Promessa" parodia os mecanismos comerciais que inundam o imaginário das pessoas com garantias enganosas de excelência, sofisticação e felicidade imediata. Na mostra, um novo espaço publicitário será instalado para discutir o loteamento do meio urbano, a função da galeria em tempos em que a cultura é também uma mercadoria, e o fetiche do meio artístico global por artistas jovens.

Like    Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 11:00 am | PIPA

(São Paulo, SP) O projeto cria um diálogo direto com a obra que Yuri Firmeza irá mostrar na 31ª Bienal de São Paulo: "Como falar de coisas que não existem". Em "Projeto Ruínas", o artista aborda o crescimento das metrópoles, usando o caso da cidade de Alcântara, no Nordeste do Brasil, como ponto de partida. Para o artista, quando se trata de ruínas, o material equivale à memória. Presente, passado e futuro participam de outro fluxo temporal, que escapa à linearidade da evolução histórica.

Like Abertura |    Google Plus One Button   share on Twitter 

29 Aug 2014 10:30 am | PIPA

(São Paulo, SP) A exposição tem como grande protagonista o icônico Pico do Jaraguá e a sua relação com a paisagem paulistana. Henrique Siqueira, curador da exposição, destaca a consistência do trabalho de Reisewitz ao lidar com a paisagem. Para ele, aliada a um inquestionável domínio técnico, o artista propõe, nas suas vertiginosas imagens em grandes formatos, uma critica em relação ao papel do homem perante as paisagens ameaçadas ou simplesmente esquecidas pela realidade metropolitana.

Like Abertura |    Google Plus One Button   share on Twitter 

Leia mais em www.pipa.org.br 
Copyright © 2014 Instituto Investidor Profissional, All rights reserved.

Email Marketing Powered by MailChimp 





Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: