quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Amanhã - abertura exposições de Ana Calzavara e Ruth Kelson na Gravura Brasileira




A Galeria Gravura Brasileira apresenta as exposições:

 

 

 

 

 

 

"Pequenos Erros sem Importância"

gravuras e fotografias de Ana Calzavara

e

"Xilogravuras"

gravuras de Ruth Kelson

 

abertura- 05/08/2014, terça-feira, 19/22hs

 

 

 

Pequenos Erros sem Importância

Pequenos erros sem importância, título que dá nome a mais recente exposição de Ana Calzavara na Galeria Gravura Brasileira, trata de agrupar fotografias e gravuras que remetem à ideia da não-exatidão, da falibilidade. O nome, tirado de um livro de contos do autor italiano Antonio Tabucchi, aponta para o processo de criação da artista – mínimos desajustes de registro, sobreposições que não coincidem, repetições, ausências, fragmentos. Esses trabalhos, de um modo ou de outro, falam da condição da incerteza, tão amada pelos barrocos, que a elevaram à metáfora do mundo. Mas ao mesmo tempo em que, em certa medida, não têm como vocação a procura pelo absoluto, também é fato que não se contentam com uma existência totalmente destituída de sublime, mas essa via sempre se dá a partir da experiência e da ordem do contingente. Daí a presença constante, na mostra, dos trabalhos em série, tentativas de falar das coisas não em uma única imagem que busca a essência, mas nas repetições que, numa passada regular e quase monótona, vão se somando até formar um sentido, discretamente. Ou, se única, é uma imagem feita de amálgamas, acréscimos, sobreposições, como num coro em que a beleza é apreendida na somatória de várias vozes em uníssono.

Texto da artista Ana Calzavara –julho 2014

 

XILOGRAVURAS

A Exposição trata de um dos grandes mitos da humanidade presente no Genesis: a criação e a expulsão do Paraíso. Estes temas recorrem em meu pensamento e em meus trabalhos. Qual a culpa de Adão e Eva? Qual a culpa de nossa humanidade, que se desempenha tão mal em ser o guardião do Jardim do Éden, conforme lhe foi ordenado? Quando adquirimos o terrível presente da Árvore do Conhecimento, estávamos preparados para ele? Ou seríamos como crianças desamparadas, expulsos com violência e indignação do lugar que nos abrigava e em nada igual à tarefa que tínhamos diante de nós?

Texto da artista Ruth Kelson – julho 2014

 

 

Currículos resumidos

Ana Calzavara nasceu em Campinas, São Paulo, em 1971. É graduada em Artes Plásticas pela Unicamp, pós-graduada em Pintura pela Byam Shaw (Londres), mestre e doutora em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Já participou de mostras individuais no Centro Cultural São Paulo (2001) e no Museu da Imagem e do Som (MIS). Dentre suas exposições coletivas recentes destacam-se: VIII Premio Arte Laguna, em Veneza, Itália (2014) e a 8th Biennale internationale d'estampe contemporaine de Trois-Rivière,  no Canadá. (2013).  Seu trabalho está em coleções como Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS); Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR); Museu de Arte Contemporânea de Santo André, SP e Museu Olho Latino, Atibaia, SP.

 

 

Ruth Kelson é natural do Rio de Janeiro. Formada pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1975. Residente em Brasília de 1980 até 2005, trabalhando inicialmente como médica homeopata e a partir do ano 2000, como artista plástica. De 2009 até 2011 - mestrado em Ciências da Religião na PUC-SP sob orientação do Professor Luis Felipe Pondé. Tema de dissertação: "Hanna Arendt e a abrangência do conceito de Banalidade do Mal". Retomou suas atividades artísticas a partir de 2012.

 

ABERTURA

05 de agosto | terça-feira | 19-22hs

GALERIA GRAVURA BRASILEIRA – 15 anos!

Abertura-05/08/2014, terça-feira, de 19 às 22hs

Visitação- de 05 de agosto a 13 de setembro de 2014.

seg a sex- das 10h às 18h | sáb- das 11h às 13h

 

 

 

 

 




 
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: