quinta-feira, 5 de junho de 2014

06/06, sexta-feira: Exposição Potências de 10, de Marcelo Moscheta, na Subterrânea


Exposição Potências de 10, de Marcelo Moscheta, na Subterrânea


Questionando a percepção de imagens, suas leituras conceituais e o repertório imagético que possuímos do nosso entorno, o artista Marcelo Moscheta apresenta o projeto Potências de 10, no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre, a partir do dia 6 de junho, sexta-feira. Às 19h, o artista participa de uma conversa com os físicos Rogério e Silvia Livi e às 20h acontece a abertura da exposição e distribuição da publicação que faz parte do projeto.


Baseado no filme documentário de Ray e Charles Eames chamado Powers of Ten, lançado em 1977, no qual é possível ter uma dimensão dos limites do Universo em uma viagem visual até o próton de uma molécula do corpo humano, Potências de 10 procura ilustrar, de forma poética, uma viagem de tal amplitude de deslocamento lançando mão de artifícios fotográficos como a escala alterada e a imagem invertida.


Premiada com o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, a mostra é formada por uma publicação de 32 páginas em formato tabloide na qual são apresentadas as imagens do ensaio de Moscheta sobre a relatividade das escalas do Universo em frações de 10. Montadas como pranchas de ilustração científica, as imagens são dispostas no impresso de forma a percorrer uma viagem gráfica pelo nosso repertório visual, forçando-nos o ajuste de determinadas situações àquilo que conhecemos (ou não), mas que nos parecem estranhamente familiares. 


A exposição que ocupa a galeria do Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745, Porto Alegre – RS) pontua historicamente a ânsia do homem moderno em conhecer seus limites, bem como os alcances do universo que habitamos. O ensaio em formato tabloide será distribuído gratuitamente durante o período da mostra, que também contará com a projeção do filme Powers of 10, de 1977 e uma conversa do artista com o casal de físicos Rogério e Silvia Livi no dia da abertura, 6 de junho.

 

SERVIÇO

Potências de 10 – Marcelo Moscheta

Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745 / subsolo, Porto Alegre – RS)

Abertura: 6 de junho, sexta-feira, às 20h

Conversa com Marcelo Moscheta, Rogério Livi e Silvia Livi: 6 de junho, 19h

Visitação: Até 18 de julho, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamento para visitação em outros horários: ateliersubterranea@gmail.com


Mais informações em: www.subterranea.art.br







Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: