sexta-feira, 12 de julho de 2013

Fwd: Convite Final - MECA Convida Palestras Laymert Garcia e Stela Senra


 

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

Coordenação de Artes Visuais

 

O projeto Política da Arte é desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco desde 2009 e compreende a realização de mostras e ações reflexivas, articulando dimensões distintas, mas igualmente importantes, das atividades da Fundação Joaquim Nabuco. Tal projeto tem como pressuposto a noção de que mais do que dar visibilidade a imagens, textos e ideias criados em outras partes, a arte é capaz de, a partir dela mesma, desafiar os consensos e acordos que organizam e apaziguam a vida. 

Como parte deste projeto no ano de 2013 foi organizada a exposição Marcados, da artista Claudia Andujar, com curadoria de Moacir dos Anjos, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, no período de 15 de maio a 28 de julho do corrente ano.

Como atividade complementar dessa exposição está sendo realizado um Ciclo de Palestras abarcando os temas nela tratados. O ciclo está definido pelas seguintes datas e palestrantes: 

15.05 - Claudia Andujar
05.06 - Renato Athias. 
27.06 - Vincent Carelli.
17.07 - Laymert Garcia dos Santos
18.07 - Stella Senra.

Como as duas últimas palestras do Ciclo, teremos:

No dia 17.07, projeção do filme Xapiri, na Sala João Cardoso, seguida da palestra "Xapiri e a imagem-eco" de Laymert Garcia dos Santos acerca do seu filme.

Ambos (filme e palestra) irão explorar as relações entre o dispositivo audiovisual tal como se apresenta no xamanismo Yanomami e o dispositivo audiovisual digital que conhecemos, através dos conceitos operatórios desenvolvidos para a realização do filme Xapiri.

Não podemos ver as imagens e os cantos que os xamãs vêem em suas viagens sob o efeito de um halucinógeno. Mas, na medida em que tais imagens são incorporadas, isto é passam pelo corpo do xamã, podemos perceber de que modo a passagem da imagem se transforma em imagem de passagem.

Já no dia 18.07, a palestra de Stela Senra terá como título e tema central "As hesitações do retrato".

 

O trabalho "Marcados" de Cláudia Andujar suscita questões incontornáveis sobre a fotografia dita antropológica, sobre a fotografia propriamente dita e, mais particularmente, sobre o retrato fotográfico - sem falar nas questões mais amplas sobre as ambivalências e as ambiguidades suscitadas pelo contato dos índios com os brancos.

 

Ambivalência e ambiguidade constituem o cerne da questão do retrato, quando se trata de populações indígenas. A tal ponto que cabe até perguntar se, nesses casos, ainda é possível falar de "retrato". Em "Hesitações do retrato", Stela procura examinar como estas duas características estão  colocadas em "Marcados", tendo por base dois parâmetros: o pensamento desenvolvido no campo da fotografia sobre o retrato, e a noção de rostidade desenvolvida por G. Deleuze e F. Guattari em Mil platôs.

 

Sobre os palestrantes:

Laymert Garcia dos Santos: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=2594166955486318

Stella Senra: http://stellasenra.wordpress.com/


Ciclo de Palestras do Projeto Política da Arte, acerca da exposição Marcados de Claudia Andujar.
4ª e 5º Palestras.

Temas: "Xapiri e a imagem-eco" e "Hesitações do Retrato"
Palestrantes: Laymert Garcia dos Santos e Stella Senra
Sala: Aloísio Magalhães
Dias 17 e 18/07/2013
Horário: 19hs às 22hs
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, n° 609 – Derby • Recife/PE

GRATUITO

Informações: +55 81 3073 6691 / +55 81 3073 6692
www.fundaj.gov.br / artes@fundaj.gov.br

 

 

 

 



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: