terça-feira, 9 de outubro de 2012

Museu de Arte Sacra - Aparecida de Paulo von Poser - 10/10/2012

 

 

Paulo von Poser homenageia Nossa Senhora Aparecida com instalação no Museu de Arte Sacra de São Paulo

 

 

Paulo von Poser complementa sua exposição Floração, em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo, instrumento da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurando a instalação "Aparecida" no Jardim do Claustro do Mosteiro da Luz, criada pelo artista plástico em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, composta por escultura e objetos. Em Floração, Paulo deu uma prévia do que estava elaborando para a segunda parte da mostra, exibindo pequenas imagens coloridas da Santa, entre monocromáticas e com desenhos feitos a mão.

 

A instalação produzida pelo artista é composta por uma escultura com três metros de altura da Santa em ferro de construção e serralheria, projetada para a fonte central do jardim. Circundam-na oito vasos de buchos e mini rosas, contendo cada um uma escultura do globo terrestre em ferro forjado com uma imagem da Aparecida de faiança pintada com paisagens do entorno do museu, "como espelhamentos que ressaltam a forma de mandala dos canteiros do jardim e a rosa dos ventos da planta desse lugar silencioso", de acordo com Paulo. Completa a instalação um rosário de grandes proporções, com contas em porcelana pintadas a mão tendo como tema o planeta, que aparece em cores variadas.

 

"O tema desta proposta é a transparência e a presença de Nossa Senhora Aparecida no museu como ícone nacional, na dimensão deste jardim como um oásis da cidade", diz Paulo von Poser. "Essa instalação tem como conceito básico a valorização da proporção, escala e características deste espaço histórico, propondo um percurso pelas imagens", conclui.

 

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Paulo von Poser manifesta veneração através de sua poética visual, aliando a santidade aos temas que permeiam seu universo artístico, tais como a arquitetura, que aqui aparece na forma de pintura e também no diálogo da obra com o museu, e as flores, grande inspiração de Paulo, expressas a tinta e pincel e também presentes em sua forma natural, nos vasos. Seguindo a tradição de suas exposições, no dia da abertura o artista fará duas pinturas em performance ao vivo.


 

Exposição                 Paulo von Poser – Aparecida

Curadoria                  Haron Cohen

Abertura                    10 de outubro de 2012 – quarta-feira – às 19h

Período                       12 de outubro a 18 de novembro de 2012

Local                          Museu de Arte Sacra de São Paulowww.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas

Horário                        terça a domingo, das 10 às 18h

Ingresso                     R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados

Número de obras       1

Dimensões                 variadas

 

Informações à Imprensa:

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Balady Comunicação - Silvia Balady/ Bruno Palma

(11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

Secretaria de Estado da Cultura

Giulianna Correia – (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br

Renata Beltrão – (11) 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br

 

O artista

Paulo von Poser nasceu em São Paulo e formou-se arquiteto pela FAU/USP em 1982. Primeiro paulistano de uma família de gaúchos, iniciou sua relação com o desenho em 1978, ao ingressar na faculdade. A partir daí, se descobriu como artista plástico, fazendo em 1982 sua primeira exposição. Exposições, projetos gráficos, instalações, manifestações de arte pública, vídeos, cenários ilustrações, estampas, fotografias, cerâmicas, painéis de azulejos e aulas acadêmicas tem sido diferentes meios para sua arte pop e gráfica. Paulo expôs obras em diversas cidades brasileiras e em países como Alemanha, Peru, Bolívia e França. Os elementos que indicaram novos rumos para seu trabalho foram as grandes pedras do Rio de Janeiro – marcos da paisagem da cidade – e o Rio Pinheiros, em São Paulo, com suas pontes, margens e construções, ambiente em constante e intensa transformação urbana. Lançou em 2010 seu primeiro livro, "A Cidade e a Rosa", onde, mais uma vez, homenageia suas duas paixões.

 

O museu

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, atual sede do Museu dos Presépios.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que se mantém até hoje. O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo tem como principais atribuições recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.


Bruno - Balady Comunicação



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: