quarta-feira, 2 de setembro de 2009

7ª Bienal convoca artistas para performance de John Cage

---------- Forwarded message ----------
From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/9/1
Subject: 7ª Bienal convoca artistas para performance de John Cage
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>



Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre / RS - Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
A 7ª Bienal do Mercosul realiza mais uma convocatória para artistas de todas as áreas que queiram participar desta edição. Trata-se da performance Musicircus, de John Cage, que será apresentada no Armazém A7 do Cais do Porto durante o final de semana de abertura da Bienal, no dia 17 de outubro.
As inscrições terminam no dia 10 de setembro.
Segue uma nota. Contamos com vocês estamos à disposição para o que precisarem.
Um abraço.
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br

7ª Bienal do Mercosul convoca artistas para peformance participativa


Musicircus, de John Cage, será apresentada no dia 17 de outubro

A 7 ª Bienal do Mercosul está convidando artistas de todas as áreas para a performance participativa Musicircus, de John Cage. O evento vai acontecer no final de semana de abertura da 7ª Bienal, no Armazém A7 do Cais do Porto, no dia 17 de Outubro. A performance trata de atividades simultâneas de vários artistas dentro do mesmo espaço. Esta será a primeira vez que Musicircus será apresentado no Brasil, desde que foi criado em 1967.

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 10 de setembro, enviando uma ou mais propostas de trabalho para serem realizadas em qualquer formato ou disciplina artística para o email musicircus@bienalmercosul.art.br.

As propostas de trabalho dos interessados deverão incluir:

  • Nome, endereço, telefone e email. Nos casos de propostas dos grupos, fornecer detalhes de todos os participantes, indicando um membro responsável.
  • Até doze obras que se propõe realizar, e para cada uma:
    • Título do trabalho ou uma frase com a descrição da atividade
    • Relação de instrumento(s)/ferramentas de trabalho
    • Requisitos técnicos ou equipamento necessário (se houver)

Os artistas selecionados serão anunciados até o dia 1 de Outubro. O local de apresentação de cada artista dentro do Armazém A7, assim como o horário de cada apresentação, será estabelecido seguindo o princípio do I Ching. Cage utilizou em sua vida e trabalho este texto milenar chinês, que ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação". O I Ching é compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria.

Mais informações no site www.bienalmercosul.art.br/musicircus.

John Cage (1912 – 1992) foi um dos mais importantes e influentes músicos e compositores de vanguarda do período pós-guerra, talvez mais conhecido pela sua composição 4'33'', de 1952. Musicircus reúne muitos dos seus conceitos mais importantes e o principal objetivo da performance participativa é criar uma situação em que a criação artística e a experiência do público possam ser compartilhadas, sem ditar uma estética principal de um palco ou espaço cênico. Sua preocupação foi demonstrar, num contexto real de espetáculo, que a produção e a experiência da música devem ser processos colaborativos e inteiramente democráticos, onde ambas as partes não podem ser dominadas por egos. O resultado é um ambiente de improvisação simultânea, tanto de intérpretes quanto de público, onde cada indivíduo presente possui autonomia, ao mesmo tempo em que uma composição global de múltiplos estímulos acontece. O primeiro Musicircus ocorreu em 1967, na Universidade de Illinois. Desde então, essa performance foi realizada inúmeras vezes - em San Francisco, Chicago, Melbourne, e Londres, entre outras cidades, tanto antes como depois da morte de Cage.

7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta

A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.

Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.

O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.

Patrocinadores e apoiadores

A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto Alegre; Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.

Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.

O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para referência

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br

Setembro de 2009

Nenhum comentário: