terça-feira, 1 de setembro de 2009

7ª Bienal do Mercosul anuncia artistas Projetáveis



---------- Forwarded message ----------
From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/8/31
Subject: 7ª Bienal do Mercosul anuncia artistas Projetáveis
To: Bienal do Mercosul imprensa / Press / Prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>


 

Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
Saiu a lista dos artistas selecionados para participar da mostra Projetáveis, da 7ª Bienal do Mercosul. Segue uma nota.
Contamos com vocês para a divulgação e estamos à disposição para o que precisarem.
Um abraço.
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br

7ª Bienal anuncia artistas escolhidos para a mostra Projetáveis

Concurso internacional mobilizou mais de 800 artistas em 45 países

 

A 7ª Bienal do Mercosul anuncia os artistas selecionados para participar da mostra Projetáveis, uma das sete exposições desta edição, que acontece em Porto Alegre/Brasil, de 16 de outubro a 29 de novembro deste ano. A exposição, que será apresentada no Santander Cultural, vai mostrar 19 obras de 25 artistas, que estarão também na web através do site www.bienalmercosul.art.br. Outros 13 artistas terão seus trabalhos exibidos no site. Confira abaixo a lista completa.

Concebida pelo curador adjunto e artista argentino Roberto Jacoby, esta exposição sugere a arte como espaço para a projeção de ideias, de planificação, de comunicação, da imaginação. A curadoria convidou artistas de todo o mundo a apresentarem projetos "projetáveis" em seus vários sentidos: o projetável como o imaginado, aquilo que cria novos públicos ou aquilo que representa um território, como na cartografia. A convocatória, aberta a artistas de todo o mundo, foi realizada entre os meses de maio e agosto e recebeu cerca de 800 projetáveis.  Artistas de quase 50 países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes, Equador, Eslovênia, Espanha, Estados Federados da Micronésia, EUA, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Paquistão, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela, inscreveram seus projetos.

Para Jacoby, esse formato de exibição implicou em uma grande aposta: "foi com muita ansiedade que esperamos os projetos e, felizmente, a resposta foi numerosa e diversa". "O critério de seleção teve que ser suficientemente amplo para incluir estratégias artísticas muito diferentes entre si: desde trabalhos mais ligados à internet, até os que somente a utilizam como veículo de distribuição. Desde vídeos até obras com luzes e sons, performances, animações, colagens feitas com desenhos digitais, filmes com alta qualidade de produção, investigações urbanas e ações de amplo alcance comunitário", explica Jacoby, afirmando que, em todos os casos, priorizou-se a consistência entre o aspecto conceitual, a forma de realização e a proposta de exibição.

Projetáveis – artistas participantes

Exposição + site

Artista

País

Alejandra Prieto e Nicolás Rupcich

Chile

Antoni Abad

Espanha

Cinthia Marcelle

Brasil

Colaboratório - Renata Marquez e Wellington Cançado

Brasil

Fabiana de Barros

Brasil/Suíça

Fernando da Silva Pião

Brasil

Fernando Velázquez

Uruguai

Furallefalle - Iñaki Lopez Ordoñez e Vanessa Castro

Espanha

Grupo CDM - Centro de Desintoxicação Midiática - Ricardo Perufo Mello, Eduardo Montagna da Silveira e Leonardo de Jesus Furtado

Brasil

Gustavo Marrone

Argentina

Karina Peisajovich

Argentina

Martin Kohout

República Tcheca

Oto Hudec

Eslováquia

Paul Matosic

Reino Unido

Ran Huang

China

Sara Wolfert e Mathias Tervo

Suécia

Shirin Sabahi

Irã

Terence Gower

Canadá

Tina Willgren

Suécia

Artistas selecionados para o site

Artista

País

Andrei Rubina Thomaz

Brasil

Chico Zelesnikar

Brasil

Christian de Lutz

EUA

Hiwa K (Munir Al Azawi)

Iraque

Jorn Ebner

Alemanha

José Alfredo Jiménez Ortiz

México

Lázaro Saavedra (artista convidado)

Cuba

Maria Linares

Colômbia

Marina Camargo

Brasil

Olga Mink

Holanda

Patrick Fontana, Fave e Aelters

França

7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta

A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009,  está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal.

Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.

O projeto da 7ª Bienal do Mercosul afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário. O título desta edição, Grito e Escuta, explora a comunicação multidirecional através de múltiplas linguagens. Segundo os curadores-gerais, Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, mais que trabalhar com um tema, a 7ª Bienal do Mercosul propõe uma série de metodologias e ações que demonstrem a diversidade de abordagens e funções que a arte contemporânea apresenta: "Grito e Escuta estabelece um elo de ligação entre dois pólos: enfatiza a importância da ação (o grito) do artista que produz uma ação imediata e ativa, com a intenção de causar impacto e transformações importantes; e apela para o poder da escuta, do ouvir, provocando uma atitude reflexiva, resgatando o poder do diálogo como modelo de construção para uma sociedade melhor", afirmam os curadores em seu texto curatorial.

Patrocinadores e apoiadores

A 7ª Bienal do Mercosul conta com apoio e patrocínio de Gerdau; Petrobras; Santander Cultural (instituição do Grupo Santander Brasil, formado pelos bancos Santander e Real); Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul; CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica; Procempa – Processamento de Dados do Município de Porto Alegre; Governo do Estado do Rio Grande do SulSecretaria de Estado da Cultura; Secretaria Estadual da Educação; Prefeitura de Porto AlegreSecretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; Crown Embalagens; Grupo SLC; Lojas Renner; Ferramentas Gedore; Sulgás; Panvel; Todos pela Educação; França.BR 2009 – Ano da França no Brasil e Centro Cultural de Espanha no Paraguai, Uruguai e Argentina.

Apoio governamental: Governo da Argentina - Dirección de Asuntos Culturales do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da República Argentina; Governo do Chile - Dirección de Asuntos Culturales - Ministerio de Relaciones Exteriores do Chile e Consejo Nacional de la Cultura y las Artes; e Governo do México.

O projeto da 7ª Bienal do Mercosul é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do MinC – Ministério da Cultura e da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para referência

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Em treze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br

 

Agosto de 2009




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: