domingo, 25 de janeiro de 2009

Fwd: Exposição "Artista em Livro", de Paula Erber, de 6 a 28/2, no SESC Friburgo - RJ



---------- Forwarded message ----------
From: RioArteCultura <contato@rioartecultura.com>
Date: 2009/1/25
Subject: Exposição "Artista em Livro", de Paula Erber, de 6 a 28/2, no SESC Friburgo - RJ
To: Undisclosed-Recipient


EXPOSIÇÃO "ARTISTA EM LIVRO" NO SESC FRIBURGO
by Paula Erber

Abertura: 6 de fevereiro, 19h
Visitação: 7 a 28 de fevereiro - de 9h às 17h
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 231 - Duas Pedras - Nova Friburgo - RJ


"Nas nuvens" - positivo

A exposição Artista em Livro, da artista visual Paula Erber, reúne 20 obras que somam fotografias pinhole e xilogravuras, e acontece no momento de lançamento do seu livro de artista.
Com o objetivo inicial de criar um portfólio para apresentar o seu trabalho em galerias, Paula Erber convidou Bob Siqueira, da Quadri Comunicação e Design, para realizar essa parceria. O resultado final ficou muito além do pretendido e o portfólio, manufaturado de forma artesanal por Bob Siqueira, e com capa em xilogravura - técnica utilizada para imprimir livros antes da existência da prensa inventada por Guttenberg -, transformou-se em um livro de artista.
O livro apresenta a produção da artista nos últimos dois anos: fotografias pinhole de Santa Teresa, Lumiar, São Pedro da Serra, Boa Esperança, Londres, Paris; e xilogravuras com personagens desses mesmos lugares.
Com apresentação do poeta Jorge Salomão, o livro foi dividido em cinco partes: Série Paris, Série Viagem, Série Serra, Série Santa Teresa e Xilogravuras.
As obras são apresentadas em suas diversas possibilidades, cujas técnicas permitem, na fotografia, o positivo e o negativo; na xilogravura, o uso da cor e sua ausência. Fotografia pinhole e gravura são técnicas primitivas e artesanais que possuem muitas afinidades, como a inversão.
As fotografias e gravuras da artista Paula Erber referem-se diretamente à realidade, sem se preocupar com a documentação fiel de fatos e coisas. Os lugares por onde passamos todos os dias podem ser diferentes do que aparentam e são carregados da existência das pessoas que ali moraram ou passaram. A artista busca poesia e mistério na banalidade do cotidiano.
Na opinião da artista a gravura e a fotografia pinhole são convites para andar mais devagar, parar, olhar. Ambas levam tempo para terminar, como ler um bom livro. No contato com o livro, o espectador/leitor é estimulado todo o tempo, pois as imagens são alternadas em miniaturas, ampliações e páginas que se desdobram.


"Coreto" - técnica pinhole

PAULA ERBER
Currículo

Paula Erber é artista plástica e arte-educadora, formada em Licenciatura em Artes, pela Bennett.
Sua formação artística é em gravura, mas atualmente tem se dedicado também à fotografia artesanal. Estudou desenho, gravura e teoria no Parque Lage, no início da década de 90. Trabalhou no MAM como assistente, e mais tarde professora de gravura. Estudou fotogravura na Argentina com a artista Lucrecia Urbano. Participou de diversos projetos educativos ligados a gravura, como a Mostra Rio Gravura e a exposição Rembrandt, a arte da Gravura no Centro Cultural Banco do Brasil, onde também trabalhou no programa educativo de 2003 a 2006. Atualmente é professora da Prefeitura de Nova Friburgo.

Participou do Arte de Portas Abertas de 1998 a 2007, durante dez anos, dos quais seis anos como integrante do Atelier DZ9. Participou de inúmeras exposições coletivas. Em 2006 realizou sua primeira exposição individual no Cine Santa. Em 2007 realizou as exposições individuais: "Lugares" no Sesc Friburgo e na Biblioteca Geral do Rio de Janeiro; "Lieux – un journal de voyage", em Belleville, Paris, na Galerie de Les Ateliers de Artistes de Belleville, entre outras.

Ainda em 2007, Paula Erber foi selecionada pela Chave Mestra para participar de um intercâmbio com Les AAB (Les Ateliers de Artistes de Belleville). Seu projeto foi um diário de viagem através de imagens, fotografias pinhole e gravuras. Em Paris, Paula foi recebida pela artista Mirella Rosner durante dois meses. Participou de "Le Journée Portes Ouvertes", e ao final da viagem apresentou a exposição "Lieux–un journal de voyage". Também realizou um workshop de fotografia pinhole com os artistas da associação (Les AAB).

Em 2008 participou de duas exposições coletivas, em Nancy na "Galerie379", "Art' naiv, em fevereiro, onde apresentou suas gravuras; e "Lieux Espaces Lumiéres", de maio a julho, onde apresentou suas pinholes. Em outubro de 2008 realizou o mesmo evento "Artista em Livro" no Hostel Terra Brasilis, em Santa Teresa.

QUADRI DESIGN
"A Quadri Comunicação e Design é um escritório orientado para o mercado de prestação de serviços em design e comunicação, atuando principalmente junto ao ambiente institucional e artístico-cultural.

Fundado por Bob Siqueira em 1994, vem desenvolvendo trabalhos que primam pelo uso da criatividade em busca da linguagem adequada a cada situação, pela utilização de materiais diferenciados e pela eficiência na comunicação de seus clientes.

A Quadri dispõe de conhecimento técnico para investigar a melhor solução para cada situação, adequando as propostas à verba disponível, e capacidade para realizar todas as etapas do projeto, da conceituação e concepção até a produção final." www.quadri.com.br

EXPOSIÇÃO SESC FRIBURGO
Abertura: 6 de fevereiro, 19h
Visitação: 7 a 28 de feveireiro, de 9h às 17h
Av. Presidente Costa e Silva, 231 - Duas Pedras - Nova Friburgo - RJ

CONTATOS

Paula Erber: 21 2221.7491 - 9814.6326 - erberpaula@gmail.com
Joffre Evandro Silva: 22 2533.2762 - joffreevandro@sescrio.org.br
Quadri Design: 21 2222.0711 - quadri@quadri.com.br


O Jornal RioArteCultura.Com não divaga - divulga > Email > Tel: 21 2275-8563 e 9208-6225




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco