quarta-feira, 24 de junho de 2015

Marcelo Greco - Sombras Secas - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - 2.7.15







MARCELO GRECO LANÇA LIVRO E ABRE MOSTRA SOBRE SUA RELAÇÃO COM A METRÓPOLE


Marcelo Greco promove o lançamento do livro Sombras Secas, e inaugura exposição individual homônima no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com curadoria de Diógenes Moura. Composta por 35 fotografias em preto e branco - um recorte do livro -, a exposição apresenta paisagens escuras e pouco definidas, no intuito de estabelecer uma experiência sensorial e emocional com a cidade onde o fotógrafo vive, apresentando sua visão avassaladora sobre as relações humanas.

 

O projeto Sombras Secas propõe uma imersão na geografia interna da vida, oferece cenas de um centro urbano dissecado entre dor e prazer. As imagens de Marcelo Greco estabelecem uma forma de diálogo com o inconsciente, nos levando a um imaginário mais próximo dos sonhos, como em uma a cidade fantasiosa criada pelo espectador. O fotógrafo paulistano não pretende retratar a urbe em si, mas utiliza as imagens como agentes de provocação. "Aqui é assim: ou você entende que a cidade tem alma ou ela te engolirá nos próximos 30 segundos.", comenta sobre a capital paulistana, onde reside. Neste contexto, o trabalho nos sugere uma reflexão sobre as relações com a metrópole, com a existência em uma sociedade ao mesmo tempo caótica e em busca de uma quase impossível harmonia. Nas fotografias, Marcelo Greco utiliza elementos visuais como reflexos, desfoque, enquadramentos assimétricos, grafismos, o que resulta em uma abordagem pessoal e única sobre o tema.

 

Uma criação artística é fruto sempre das interlocuções do criador com o universo que o cerca. De acordo com Diógenes Moura, Sombras Secas trata do desaparecimento do homem no ambiente construído a sua volta. "(...): às vezes a partir de uma abstração, outras vezes São Paulo sendo desvendada aos poucos, como o anúncio de uma matéria que urge em se impor e, ao mesmo tempo, desaparecer.".



Link para visualização e download de imagens: https://goo.gl/RCVFZz



Evento: Lançamento do livro e abertura da exposição Sombras Secas

Artista: Marcelo Greco

Curador: Diógenes Moura

Abertura: 2 de julho de 2015, quinta-feira, às 19h

Período: 3 de julho a 23 de agosto de 2015

Local: MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - www.mis-sp.org.br

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Tel.: 11 2117 4777

HorárioTerças-feiras a sábados, das 12 às 21h; domingos e feriados, das 11 às 20h



Livro: Sombras Secas, de Marcelo Greco

EditoraSchoeler Editions

Número de páginas84 (43 fotografias)

Dimensões: 27,5 x 20,5 cm

Preço de venda: R$ 85,00

Vendas: www.schoelereditions.com



Zeca
---
Balady Comunicação







Gaudi Arte - Telas e Materiais para Artes Plásticas 
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 3228.8237 - 2105.2515 (NET) - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: