segunda-feira, 24 de maio de 2010

InformArt 593 > Sula Dray mostra suas criações em Paris

 
----- Original Message -----
Sent: Sunday, May 23, 2010 1:32 PM
Subject: InformArt 593 > Sula Dray mostra suas criações em Paris

 

Signos e Símbolos

É pacífico ser a arte um chamado, e não vai nenhuma mística nisso - é pura genética. Que pode ou não se manifestar e desenvolver em função do ambiente em que se vive e da educação que se recebe. O que vem ao caso, entretanto, é que, quando ele vem, vem com tudo.

Mais: pode-se ouvir e seguir o chamado ainda na infância, no meio do caminho ou na idade da sabedoria. Este, o caso de Sula Dray, que, de apropriada maturação, não se dedicou cedo às artes plásticas, no sentido estreito do termo, mas que sempre teve seu fazer orientado pela mais pungente estética.

Daí que quando o gongo soou, ativa e combativa como ela sempre foi, guerreira paciente e persistente, não pensou - pegou o pincel e começou a pintar e se expressar por meio de signos e símbolos, significantes prenhes de significados. Com intenso cromatismo e ampla liberdade de movimentos. No resultado, não há espaço para dúvidas - só celebração.

As criações de Sula Dray são belos exemplares de uma arte afirmativa, cristalina, mas, dada sua dinâmica interna, não cristalizada - isso sim, comprometida com o lado solar da existência - com a felicidade, que é o que todo ser humano busca na vida. Escrevi recentemente que as pinturas de Sula passam a sensação de que sabem que são olhadas e gostam de ser olhadas e tudo fazem para seduzir nosso olhar e coração.

Ressalto que não estou sendo nada original - outros, e com mais competência e saber, souberam reconhecer a valia da arte de Sula Dray. Refiro-me, além da presente exposição na Galerie Everarts, ao internacionalmente assim conhecido "Salon du Louvre", da Société Nationale de Beaux-Arts, que a selecionou para a mostra de setembro próximo, e à Académie Arts-Sciences-Lettres, que lhe outorgará as suas mais altas insígnias em solene cerimônia a ser realizada no dia 5 de junho, às 14h, nos Salões do Hotel Intercontinental, em Paris. O mais será história.

By Alexandros Papadopoulos Evremidis - escritor crítico

Clique para conhecer melhor a arte de Sula Dray


Nenhum comentário: