sexta-feira, 20 de março de 2009

Fwd: 7ª Bienal do Mercosul terá Programa Editorial



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From: Bienal do Mercosul imprensa / press / prensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2009/3/19
Subject: 7ª Bienal do Mercosul terá Programa Editorial
To: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>



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Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros, boa tarde.

A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece de 26 de setembro a 22 de novembro, traz inovações em seu Projeto Curatorial. Entre elas, estão o Programa Editorial e seus curadores, responsáveis pela criação da marca da exposição. Faz parte também, a implantação de um sistema de comunicação diferente e a produção de publicações de grande tiragem e baixo custo.

Abaixo, segue release e, em anexo, a imagem da marca.

Contamos com vocês e estamos à disposição para maiores informações.

 

Um abraço,

 

Adriana Martorano e Luana Dalzotto.

Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 7535
email: imprensa2@bienalmercosul.art.br
skype: ludalzotto
www.bienalmercosul.art.br

  

Curadores editoriais inovam comunicação para a 7ª Bienal do Mercosul

 

Criação de marca, inclusão de obras de artes na campanha publicitária e diversas publicações distribuídas gratuitamente estão entre as ações do Programa Editorial da 7ª edição

 

A criação de uma curadoria editorial é uma das inovações da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, que acontece de 26 de setembro a 22 de novembro em Porto Alegre / RS. Com uma equipe curatorial formada por artistas, a 7ª Bienal - intitulada Grito e Escuta,  inclui programas e exposições que se articulam, compondo um sistema caracterizado pela irradiação, pela abertura e pela mobilidade de metodologias e ações. Assim, os artistas organizam as exposições, desenvolvem as ferramentas e programas educativos, e coordenam a comunicação e o sistema de publicações.

 

Com o objetivo de representar a mobilidade e a abertura, os curadores editoriais e artistas Erik Beltrán e Bernardo Ortiz criaram uma marca para o evento – um sistema que se transforma como um organismo vivo, com partes que se interligam e se articulam. O isotipo da 7ª Bienal do Mercosul é composto de dez elementos que se relacionam entre si: sete pontos que se referem às sete exposições e três linhas que representam os três programas - Projeto Pedagógico, Programa Editorial e Radiovisual. A combinação destes dez elementos gera mil e oitocentas formas. A marca será utilizada em toda a identidade visual do evento, papelaria, website, materiais gráficos e publicitários.

 

Além da marca da 7ª Bienal, faz parte do Programa Editorial a criação de um sistema de comunicação diferente, que substitui o conceito de publicidade pelo conceito de difusão: a campanha publicitária vai incorporar obras de arte.

 

Os curadores editoriais também são responsáveis por desenvolver uma série de publicações de grande tiragem e baixo custo, que serão distribuídas gratuitamente durante as exposições. O sistema de publicações contempla o uso de seis formatos – A1, A2, A3, A4, A5 e A6 – e cada um vai oferecer um nível distinto de leitura e de análise de obras. O objetivo é oferecer ao espectador diversas maneiras de visitar a mesma exposição, sob pontos de vista históricos, bibliográficos, políticos, culturais, sociais, entre outros, partindo do entendimento de que todo o ponto de vista oferece um panorama igualmente complexo.

 

Erick Beltrán (México, 1974) - Curador editorial. Artista plástico, estudou na Escola Nacional de Artes Plásticas, UNAM, México. Leciona na Nuova Belle Arti Academy, em Milão/Itália. Expõe individualmente em varias cidades do mundo e participou, entre outras exposições coletivas, da 28ª Bienal Internacional de São Paulo (2008); Bienal de Lyon (2007); Société anonyme, Le Plateau, Paris (2007); e MDE07, Medellín (2007). Foi responsável pela imagem do III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, no México (2006) e do Centro Cultural México de Paris (2001). 

 

Bernardo Ortiz (Colômbia, 1972) - Curador editorial. Desenhista e escritor, estudou Artes Plásticas na Universidade de Los Andes, Bogotá, e é Mestre em Filosofia pela Universidade do Valle, Cali, Colômbia. É professor da Universidade de Los Andes. É co-editor da revista Valdez, com François Bucher e Lucas Ospina. Entre suas mais importantes exposições se destacam: Documenta Magazines (revista Valdez), Kassel (2007) e MDE07, Medellín (2007). Foi curador da Bienal de Arte de Bogotá (MaMBo, 2006) e co-curador do 41º Salão Nacional de Artistas da Colômbia (2008).

 


Para referência

7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Grito e Escuta

·         De 26 de setembro a 22 de novembro de 2009

·         Porto Alegre/RS – Brasil

·         www.bienalmercosul.art.br

A 7ª edição da Bienal do Mercosul será realizada em Porto Alegre / Rio Grande do Sul, Brasil, de 26 de setembro a 22 de novembro deste ano. Com o título Grito e Escuta esta edição pretende explorar a comunicação multidirecional – entre um mundo em conflito e um artista que escuta e responde; entre um artista que produz sentido com a intenção de que o mundo o escute – através de múltiplas linguagens.

Na 7ª Bienal do Mercosul, os artistas ocupam o papel de curadores, desenvolvendo o projeto das exibições e o projeto pedagógico, conceituando e coordenando o projeto editorial e suas publicações, a imagem e a comunicação da Bienal como um todo.

O projeto curatorial está organizado em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos.

Os espaços previstos para abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, a Fundação Iberê Camargo, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.

Esta edição terá curadoria-geral da argentina Victoria Noorthoorn e do chileno Camilo Yáñez. A equipe curatorial é toda formada por artistas, com exceção de Victoria Noorthoorn, curadora independente:

·         Curadores-gerais: Victoria Noorthoorn (Argentina) e Camilo Yáñez (Chile)

·         Curadora pedagógica: Marina De Caro (Argentina)

·         Curadores adjuntos: Roberto Jacoby (Argentina), Artur Lescher (Brasil) e Mario Navarro (Chile), Laura Lima (Brasil)

·         Curadores editoriais: Erick Beltrán (México) y Bernardo Ortiz (Colômbia)

·         Co-curadora do programa Rádio Visual: Lenora de Barros (Brasil)

 

O número total e a lista completa dos artistas que participam desta edição serão divulgados em Maio. Cerca de 70% das obras serão produzidas pelos artistas especialmente para esta Bienal.

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.

A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um grande e extenso projeto de exposição de arte contemporânea que acontece nos anos ímpares em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo e oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. Por isso, seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Adriana Martorano e Luana Dalzotto

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br

Março de 2009

 



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Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
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