segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Floras, de Roseli Jahn, no verão do StudioClio

 
----- Original Message -----
Sent: Monday, December 01, 2008 7:54 PM
Subject: Floras, de Roseli Jahn, no verão do StudioClio

Floras, de Roseli Jahn, no verão do StudioClio

 

A artista e ex-professora do Instituto de Artes da UFRGS inaugura pequena mostra que pode ser visitada na Microgaleria Arte Acessível até março de 2009.

 

Quem entra no charmoso ateliê de Roseli Jahn, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, é prontamente tomado pelo encantamento diante de tantos livros, objetos, imagens e flores, muitas flores, que a artista faz questão de manter frescas, emanando perfume. Quem entra nesse espaço também compreende um pouco mais da própria poética da artista, uma vez que ela parece prolongar em suas delicadas pinturas e desenhos a leveza que impera em seu ateliê. É um pouco desse ambiente que Roseli Jahn leva ao StudioClio a partir do próximo sábado, dia 6 de dezembro, às 11h, quando inaugura uma pequena exposição individual.

            Na mostra, a artista, ex-professora do Instituto de Artes da UFRGS, apresenta um total de 13 trabalhos sobre papel, todos em serigrafia impressa com tinta especial, cujo resultado lembra aquarelas. Quatro desses trabalhos são, na verdade, uma reedição exclusiva e limitada de antigos desenhos, produzidos durante a década de 1990, quando Roseli viveu na França. Neles, a ênfase é da linha fluída e orgânica, remetendo a formas vegetais, a flores e a plantas. Contrastando com o fundo branco, a linha negra, apenas ela. Ao observador corriqueiro, essa produção pode parecer bastante "simples" e, de certa forma, é. Contudo, trata-se de uma simplicidade conquistada. Há pelo menos 20 anos Roseli vem se dedicando a buscar essa linha tênue e precisa que, na sua aparente imaterialidade, sugere vários planos, bem como distintas densidades, enredando e arrebatando o espectador. O aspecto espontâneo e enxuto de seu desenho é, portanto, fruto de um laborioso processo de depuração e síntese.

Já as outras nove serigrafias podem funcionar como trípticos, e surgiram de procedimento novo: a artista, nesse caso, sobrepõe linhas mais gestuais, de conformação floral, com outras, mais contidas e geometrizadas, decorrentes do uso de um software e que sugerem as formas de um vaso. Tal como uma brincadeira, as flores parecem estar à procura de um recipiente que as acolha, e vice-versa...

Aliás, também estará em exposição na Microgaleria do StudioClio um curioso e surpreendente vaso, criado a partir da sobreposição e encaixe de porcelanas brancas, fixadas por meio de um super colante. Peças como essa só se revelam após um olhar mais atento e vagaroso, e nos instigam a perceber como o desenho de Roseli transita com absoluta naturalidade tanto nos trabalhos bidimensionais, como nos objetos e bijuterias exclusivas que a artista assina.

A exposição Floras segue até o dia 4 de março de 2009, com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (o StudioClio estará fechado de 22 de dezembro a 1º de janeiro de 2009). E os preços das obras, como é característico da Microgaleria Arte Acessível do StudioClio, são bastante convidativos: entre R$ 100 e 200 cada trabalho. Está aí, inclusive, uma excelente dica de presente de Natal!

 

* Imagem de divulgação disponível em www.studioclio.com.br/imagens.

 

Serviço

O quê: Floras, de Roseli Jahn

Onde: StudioClio (José do Patrocínio, 689, Cidade Baixa, Porto Alegre - RS)

Quanto: Entrada franca

Período de visitação: de 6 de dezembro de 2008 a 4 de março de 2009, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (o StudioClio estará fechado de 22 de dezembro a 1º de janeiro de 2009)

Informações: (51) 3254 7200 ou www.studioclio.com.br

Contatos com a artista: 3333-2537 e 8415-6465

 

Informações à imprensa:

Ana Laura Freitas e Felipe Schroeder

analaura@studioclio.com.br e felipe@studioclio.com.br

3254-7214 e 3254-7212

Núcleo Hermes de Comunicação

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

www.studioclio.com.br

Nenhum comentário: