quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008



---------- Forwarded message ----------
From: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>
Date: 2008/11/10
Subject: Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008
To: Assessoria de Imprensa <imprensa@bienalmercosul.art.br>


 

Rua General Andrade Neves, 09 / 4º andar - Centro
Porto Alegre  /  RS  -  Brasil
90.010-210
Fone/fax: +55 (51) 3254-7500

Caros.
O Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, um dos vencedores do Prêmio Cultura Viva 2007, vai participar do TEIA 2008, encontro promovido pelo Ministério da Cultura. A primeira etapa do encontro acontece nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Brasília/DF.
Segue uma nota abaixo.
Estamos à disposição para o que precisarem.
Um grande abraço,
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Fundação Bienal do Mercosul participa do TEIA 2008

 

Projeto Pedagógico da instituição foi uma das iniciativas premiadas no Cultura Viva em 2007. Encontro Nacional de Cultura, Educação e Cidadania/Teia 2008, promovido pelo MINC, pretende dar continuidade às ações desenvolvidas pelos vencedores do prêmio

 

Entre os dias 13 e 16 de novembro, o Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul vai participar, em Brasília/DF, da primeira etapa do Prêmio Cultura Viva - Formação, projeto do Ministério da Cultura que vai reunir os semifinalistas e premiados nas edições do Prêmio Cultura Viva 2006 e 2007 em encontros de formação e troca de experiências. Os encontros acontecem em três etapas – presenciais e à distância – de novembro de 2008 a maio de 2009. A proposta da formação para 2008 já era discutida junto à organização do prêmio em 2007. Por isso, ao invés de realizar a terceira edição do prêmio, o programa investiu suas forças num acompanhamento mais estreito junto às iniciativas premiadas, de modo a gerar maior crescimento e fortalecimento, tanto das iniciativas quanto do próprio programa.

Segundo Mônica Hoff, coordenadora do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul e representante da instituição no TEIA/2008, o encontro vai proporcionar que as iniciativas brasileiras na áreas de cultura, educação e cidadania se conheçam entre si e troquem experiências: "o programa agrega muitas iniciativas, e entendo que sua função primordial é realizar este mapeamento no Brasil inteiro. No encontro estarão representantes de projetos de fundações, empresas, ongs, escolas e instituições. O contato com estas pessoas vai proporcionar uma melhor visão do que está sendo realizado no país, além de possibilitar parcerias e ações em conjunto, a longo prazo e de grande alcance".

A formação está dividida em três etapas – presenciais e à distância -, sendo a primeira, a participação dos premiados no Encontro Nacional de Cultura, Educação e Cidadania/Teia 2008, que será realizado entre os dias 13 a 16 de novembro, em Brasília. Durante o encontro serão oferecidas atividades de formação para as instituições participantes.

A segunda etapa do programa acontece à distância, no período entre fevereiro e março de 2009. Os conteúdos desenvolvidos para essa etapa serão discutidos por meio de ambiente virtual, dando continuidade às atividades do Teia/2008. A proposta é criar uma comunidade virtual na qual os participantes poderão constituir uma rede de discussão sobre os conteúdos apresentados e trocar experiências.

A terceira etapa é um encontro presencial regional, que deve acontecer entre abril e maio de 2009. Nesta etapa, os participantes serão agrupados de acordo com o seu local de atuação em um encontro regional de três dias, com novas atividades desenvolvidas de acordo com o encaminhamento das etapas anteriores.

 

Para referência

O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do "Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva", desenvolvido pelo MinC como forma de dar visibilidade a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade. Na edição de 2007, foram três mil iniciativas inscritas em seis categorias diferentes. A Ação Educativa da Fundação Bienal do Mercosul foi contemplada nesta edição, na categoria Fundação ou Instituição Empresarial. Para concorrer ao prêmio, foi avaliado o projeto educacional da Bienal de Artes Visuais do Mercosul em todas as suas edições, com ênfase na 6ª Bienal, que aconteceu em 2007.

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte latino-americana no mundo.

Ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. De 1997 a 2007, atendeu um amplo e considerável público da região metropolitana de Porto Alegre e também do interior do Estado. Nas seis edições já realizadas, mais de 915 mil estudantes foram atendidos através do agendamento de visitas orientadas, estudantes e professores da rede pública e instituições sociais do RS tiveram acesso a transporte gratuito para visitar as exposições, 1.048 jovens receberam formação para atuar como mediadores, os públicos escolar e artístico e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, simpósios, palestras e cursos gratuitos.

Na 6ª Bienal do Mercosul, a ênfase no educativo foi incorporada plenamente, tornando o Projeto Pedagógico parte do Projeto Curatorial, superando assim a tradicional divisão entre as perspectivas curatoriais e educativas. A fim de potencializar esta intenção, foi criada a figura do curador pedagógico, fato inédito na história das bienais. A presença deste curador em permanente diálogo com a curadoria artística garantiu que, desde o início e em todas as etapas da produção da exposição, as necessidades pedagógicas fossem consideradas, priorizadas e atendidas. Com isso, o Projeto Pedagógico pôde realizar ações até então inéditas, com ganhos tanto em termos qualitativos como de alcance. A partir de então, o Projeto tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Novembro de 2008

Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br



Nenhum comentário: