Alberto Ferreira retrata a ingenuidade dos anos de 1950 e 1960
A LUME Photos abre a exposição Retratos dos Anos 1950 e 1960, de Alberto Ferreira, exibindo 15 fotografias que testemunham um período da história do Brasil e da Europa dos anos de 1960, como registros da construção de Brasília e dos tempos áureos de Portugal, França e Rio de Janeiro.
O começo dessa década foi marcado por uma efervescência de pluralidade de pensamento e ação. "O mundo iniciava um processo de manifestações ideológicas e movimentos culturais. No Brasil vivia-se uma era de plena liberdade de expressão e a euforia com a criação da nova capital federal", declara Paulo Kassab Jr., curador da mostra. Alberto Ferreira foi testemunha ocular dessas transformações. Diretor de fotografia de um representativo veículo de imprensa no Brasil, o artista capturou momentos que hoje são vistos como registros da história.
A ingenuidade do início desse período seria abalada por fatos determinantes, tanto em âmbito local quanto global, que seriam responsáveis pelo final da inocência. Um dos principais representantes do fotojornalismo brasileiro, Alberto Ferreira soube captar este período de transição. Com técnica apurada, exibiu os reflexos humanos e sociais decorrentes dos fatos. É o interesse e a curiosidade do fotógrafo acerca de causa e efeito, de acontecimentos e impactos no indivíduo e em grupo, que o levam a concretizar poesia em fotografia.
Com inúmeras obras inéditas dos mais de 30 anos de produção fotográfica, Alberto Ferreira deixa um acervo histórico de retratos, muitos em exibição pela primeira vez na LUME Photos. Nas obras do fotógrafo pode-se ressaltar um detalhe diferente em cada registro. Apenas para citar alguns, em "As Meninas", onde uma garota observa a tela de Velásquez, nota-se uma proporção perfeita entre a menina na fotografia e as meninas da tela, bem como sua atemporalidade, pois, passados anos, a 'menina' permanece. Em "Pequeno Jornaleiro", por sua vez, destacam-se o enquadramento perfeito, os contrastes do preto e do branco e a luz especial que incide nas feições do menino.
As fotografias de Alberto Ferreira fazem parte da coleção da Maison Européene de La Photographie, instituição que o considera como um dos maiores fotógrafos do século XX, ao lado de nomes como Robert Doisneau, Edouard Boubat, Pierre Verger e Cartier Bresson, entre outros.
"Muito mais do que um espectador de seu tempo, Alberto Ferreira pode ser a testemunha perspicaz que imortalizou a realidade através de suas lentes meticulosas", define Paulo Kassab Jr.
Exposição Alberto Ferreira – Retratos dos Anos 1950 e 1960
Curadoria Paulo Kassab Jr
Seleção e tratamento de imagens Mauro Nascimento
Coordenação Felipe Hegg
Abertura 11 de setembro de 2012, terça-feira, às 19h30
Período 12 de setembro a 11 de outubro de 2012
Local Lume Photos – www.lumephotos.com
Rua Joaquim Floriano, 733 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268 – visitas agendadas
Horário segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h
Bruno - Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS51 33333294 - 91074429
Nenhum comentário:
Postar um comentário