Arte Aplicada saúda a produção em papel com representantes do Modernismo, Construtivismo e da atualidade
A galeria Arte Aplicada apresenta a exposição Três Décadas de Arte Sobre Papel, exibindo 30 obras de artistas selecionados pela curadora Sabina de Libman, que buscou excelência nos trabalhos nesse suporte, oferecendo um panorama de 30 anos de arte com expoentes de cultura, tais como Di Cavalcanti, León Ferrari, Flavio de Carvalho, Pietro Maria Bardi, Volpi, Tomie Ohtake, Sergio Fingermann, Abraham Palatnik e Alex Vallauri, entre tantos.
O papel foi fundamental ao desenvolvimento da cultura. O papiro, precursor do papel utilizado no Egito Antigo a partir de meados de 2500 a.C., serviu como registro histórico de cultos religiosos, leis e tratados de matemática e de medicina, por exemplo. O mesmo suporte foi utilizado para a produção artística da Idade Antiga. O papel, que veio a substituí-lo devido à sua maior praticidade, foi adotado também pela arte e permanece em uso até hoje. Sabina saúda essa continuidade: "A arte não pode parar", diz.
Ainda que em muitos casos o papel sirva como um estágio inicial para obras de arte, como croquis e rascunhos, é também lugar de trabalhos finalizados, sendo essencial aos desenhos de Di Cavalcanti, Pietro Maria Bardi e Flávio de Carvalho, às gravuras de León Ferrari e Tomie Ohtake, às serigrafias de Volpi e Abraham Palatnik, às litografias de Sergio Fingermann e ao graffiti de Alex Vallauri, por exemplo.
Todos os artistas selecionados para Três Décadas de Arte Sobre Papel tiveram algum tipo de contato com Sabina de Libman: alguns realizaram exposições em sua galeria, enquanto outros participaram de mostras em instituições com sua curadoria. "Muitos deles eram ainda promessas quando os conheci e, com o tempo, consolidaram-se como grandes nomes", diz a curadora, que anteviu tais potenciais.
Com desenhos, gravuras e dobraduras, a Arte Aplicada celebra a arte produzida em papel, exibindo trabalhos de artistas de diferentes gerações, com representantes de movimentos como Modernismo e Construtivismo até os dias atuais.
Além dos artistas mencionados acima, a coletiva conta ainda com obras de Aldo Bonadei, Waldemar Cordeiro, Milton Da Costa, Marcelo Grassmann, Arcangelo Ianelli, Eduardo Iglesias, Renina Katz, Juarez Machado, Aldemir Martins, Rubens Matuck, Marco Aurélio Rey, Mario Tagnini e Alex Vallauri.
Exposição: Três Décadas de Arte sobre Papel – Pietro Maria Bardi, Aldo Bonadei, Flavio de Carvalho, Waldemar Cordeiro, Milton Da Costa, Di Cavalcanti, León Ferrari, Sergio Fingermann, Marcelo Grassmann, Arcangelo Ianelli, Eduardo Iglesias, Renina Katz, Juarez Machado, Aldemir Martins, Rubens Matuck, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Marco Aurélio Rey, Mario Tagnini, Alex Vallauri e Alfredo Volpi
Curadoria: Sabina de Libman
Abertura: 19 de setembro – quarta-feira – às 11h
Período: 19 de Setembro a 29 de Setembro de 2012
Local: Galeria Arte Aplicada – www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 3064-4725
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h
51 33333294 - 91074429
Nenhum comentário:
Postar um comentário