|
51 33333294 - 91074429
|
Em exposição na 1500 Gallery, João Castilho exibe fotografias que abordam ocupação humana e interferências na paisagem
A 1500 Gallery abre a exposição Occupancy, de João Castilho, exibindo 15 fotografias de duas séries distintas, tendo em comum o tema da ocupação do espaço, o qual é trabalhado pelo artista através do deslocamento de objetos pertencentes a determinado lugar com a intenção de produzir suas obras.
Em Occupancy, o artista utiliza seu método de produção como linguagem visual. "Diante de algo vazio, ou esvaziado, tem-se o deslocamento de elementos que fazem parte daquele mesmo universo. No primeiro caso, de corpos humanos, que são deslocados e posicionados para a câmera. No segundo, de temperos, da região, que também são deslocados e dispostos com o objetivo de se fazer uma fotografia", explica João Castilho.
Na exposição acontece ainda o lançamento do livro "Scopic Drive", com fotografias baseadas na "pulsão escópica", termo dado por Jacques Lacan a um conceito psicanalítico trabalhado por Sigmund Freud, que trata da visão como fonte de libido. Nesse ensaio, João produziu imagens geradas por webcams e capturadas diretamente da tela de seu computador, com cenas de voyeurismo e exibicionismo.
As duas séries de Occupancy e o livro "Scopic Drive" correspondem a três tendências que vem sendo desenvolvidas por João Castilho no atual momento de sua trajetória: "um trabalho mais documental dentro de uma perspectiva imaginária, um trabalho de intervenção na paisagem, e um trabalho com imagens precárias oriundas da internet", descreve o fotógrafo.
Exposição: João Castilho – Occupancy
Curadoria: Alex Bueno de Moraes
Abertura: 03 de outubro de 2012, quarta-feira, às 18h
Período: 04 de outubro de 2012 a 26 de janeiro de 2013
Local: 1500 Gallery – www.1500gallery.com
511 West 25th Street, #607, New York, NY, Tel.: +1.212.255.2010
Horário: terça a sábado, das 12h às 18h
A Galeria de Arte Zé de Dome convida você e sua família para prestigiar a Exposição: O DEPOIMENTO em sua 2ª Mostra.
Abertura: 27/09/12 às 19:30h.
Rua José de Dome n° 61 B Bairro Farolândia Aracaju - SE CEP: 49032-090
Facebook: Zé de Dome Fone: (79) 3041-4901 / 9962 6039
E-mail: zededome@gmail.com
Site: www.galeriazededome.com.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h sábado das 09h às 13h.
ANA HUPE E MAYRA REDIN
FIO
GALERIA LUNARA
A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura inaugura, dia 27 de setembro, às 19 horas, na Galeria Lunara (5º andar da Usina do Gasômetro), mais uma exposição da série Conjunto, iniciada em 2006. Intitulada FIO, a exposição reúne trabalhos das artistas Ana Hupe (RJ) eMayra Martins Redin (nascida em Porto Alegre – atualmente residindo no Rio de Janeiro).
As exposições da sérieConjunto surgiram a partir de uma iniciativa da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia que, em 2006, convidou um coletivo para produzir trabalhos pensados diretamente para a Galeria Lunara dentro de uma lógica de ocupação site-specific. Cinco artistas – Adriane Vazques, Gustavo Jahn, Kátia Prates, Luiz Roque e Vilma Sonaglio – e a pesquisadora, Gabriela Motta apresentaram as mostras Conjunto (1) e Conjunto(2).
No ano seguinte, o coletivo foi inteiramente renovado, contando com André Venzon, Marcelo Gobatto, Mariane Rotter, Tiago Giora e Fernando Bakos na formação do grupo e, finalmente, na 4ª edição do projeto,Luiz Roque e André Venzon debruçaram-se sobre a arquitetura da Galeria e produziram um diálogo conceitual cujo resultado foi a construção de um ambiente de características sacras, que evocava a atmosfera de uma cripta.
Esta 5ª edição da série retoma o conceito de construção de um trabalho coletivo e reúne as artistas Ana Hupee Mayra Martins Redin, que conceberam a mostra FIO, cujo título já resume a ideia propulsora da exposição: fortalecer e entender melhor, através da arte, as relações fragilizadas em função das distâncias e do tempo acelerado.
A mostra FIO surgiu de cruzamentos entre alguns trabalhos de ambas. As obras apresentadas partem da ideia das distâncias e proximidades nas relações. São instalações fotográficas e sonoras, vídeos, textos e livros que visibilizam experiências de encontros propostos. Tais proposições fazem uso de palavras e objetos para provocar o diálogo entre o artista e outras pessoas, numa tentativa de potencializar relações.
Na instalação fotográfica Porta-retrato, Ana Hupe investiga o universo doméstico de 23 pessoas. Durante um mês a artista visitou casas de conhecidos e desconhecidos para passar uma tarde com eles. Em cada casa a artista fotografou um porta-retrato. As imagens, colocadas em outra moldura, compõem uma nova "sala de casa" sugerida no espaço expositivo. A instalação se completa com um diário das visitas.
Registros visuais e sonoros de outra deriva, desta vez por um espaço público, a Vila Mimosa, conhecida como a zona do baixo meretrício do Rio de Janeiro, podem ser vistos, lidos e ouvidos. VM é uma espécie de diário nas paredes do encontro com este espaço marginal.
O trabalhofotos@still_hereHYPERLINK "mailto:fotos@still_here.%20Passwort:%20nossas". Passwort: nossas é de autoria de Ana Hupe e da artistaJohanna Steindorf, radicada na Alemanha. As duas trocaram duas câmeras fotográficas analógicas descartáveis durante dois anos, até as 36 poses acabarem, fazendo fotos às escuras uma para outra. A correspondência por imagens era levada e trazida por um correio afetivo - amigos ajudavam a transportar as câmeras de uma para outra.
Na instalação fotográfica Metade cheio metade vazio, que une texto e fotografia, a artista Mayra Martins Redin apresenta uma experiência proposta na residência artísticaNuvem, em Visconde de Mauá, RJ. Munida de uma máquina analógica descartável subaquática, a artista propôs que cada artista da residência escolhesse um objeto pessoal relacionado à temática das mudanças (geográficas, afetivas) para ser imerso na água e fotografado. A artista fez pequenas anotações acerca das histórias que foram sendo compartilhadas e uniu-as às imagens.
Horizonte Onde, é um livro que surge de uma proposta afetiva. Um objeto que é um pedaço de vidro retangular com a inscrição das duas palavras: horizonte e onde foi dado para algumas pessoas para que elas procurassem seu(s) horizonte(s) através do recorte oferecido pelo vidro e pelas palavras. O livro é feito das imagens produzidas pelos participantes, além de uma inserção de páginas quase vazias com o intuito de propor uma metáfora para a experiência da leitura.
Além dessas obras, outros trabalhos serão apresentados, colocando em rede pequenos desejos de compartilhamento no intuito de dar sentido e registrar as relações e traçá-las na superfície do mundo.
FIO
conjunto (5)
Ana Hupe e Mayra Martins Redin
Curadoria: Bernardo de Souza
Abertura dia 27 de setembro de 2012, às 19 horas
Visitação de 28 de setembro a 28 de outubro, das 09 às 21 horas
Galeria Lunara
Usina do Gasômetro – 5º andar
Av. Pres. João Goulart, 551 - Porto Alegre - RS
Fone 3289 8133
www.galerialunara.blogspot.com
Problemas em visualizar esse e-mail? Acesse a versão web // Curtiu? Encaminhe para seus amigos. |
|
+ Para garantir o recebimento desta mensagem, adicione no-reply@target-news.com ao seu catálogo de endereços. + caso não queira mais receber esta eNews clique aqui + zupi . news é uma publicação eletrônica da Revista de Design Zupi + Envie sugestões e notícias para a redação Envie um email para nosso editor-chefe (imprensa2@zupidesign.com) Endereço: Rua Conde de Irajá 208 - Vila Mariana 04119-010 . São Paulo SP Brasil + ATENÇÃO: NÃO RESPONDA ESTE EMAIL Copyright © 2001-2012 ZupiDesign. All rights reserved. |
Hilda Mattos expõe obras no
Novotel Porto Alegre Três Figueiras
A artista pelotense Hilda Mattos vai expor suas obras no Novotel Porto Alegre Três Figueiras (Avenida Soledade, 575 – Três Figueiras), que promove o projeto Arte no Hotel. Hilda vai reunir 40 obras realizadas entre 1956 e 2006, em diferentes técnicas e suportes, para mostrar um panorama da construção da figura humana. A exposição "Figura Humana por Hilda Mattos" é aberta ao público e fica em cartaz de 12 de setembro a 20 de outubro, de segunda-feira a domingo entre 9h e 22h. A curadoria do projeto é da especialista em museologia e marchand, Helenice Porcella.
Diversas vezes premiada em salões de arte, Hilda tem participado desde 1957 de exposições coletivas e individuais e de inúmeros projetos especiais como artista e instrutora de arte. Em seus trabalhos, com um traço vigoroso e preciso, destacou-se no desenho, na pintura e na gravura. A temática favorita da artista é a figura humana, embora tenha explorado outros temas, como naturezas mortas e paisagens. A paixão pela figura humana teve início quando ainda era aluna de Aldo Locatelli na Escola de Belas Artes de Pelotas, e seguiu seus estudos com Ado Malagoli e outros mestres, entre eles Alice Soares.
Hilda participa desde meados da década de 90 do Projeto Enartes (Encontro das Artes), que congrega 20 artistas plásticos para direcionar a arte ao interior do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto contempla exposições de pintura, desenho, escultura, cerâmica, além de workshops. O objetivo do Enartes é oportunizar uma maior integração da comunidade com o artista, aproximando mais o convívio da população com a arte. O Encontro das Artes conta com apoio das Secretarias de Educação e Cultura das prefeituras ou outros órgãos culturais dos municípios.
Arte no Hotel:
Este é a quarta exposição do projeto Arte no Hotel do Novotel Porto Alegre Três Figueiras (Avenida Soledade, 575 – Três Figueiras), lançado em abril para levar as artes visuais para o interior dos hotéis, oferecendo acesso aos hóspedes e criando novos espaços expositivos. "A intenção é oferecer um espaço cultural aos clientes e visitantes. Mesmo sendo uma marca internacional, a Novotel busca valorizar a cultura e os costumes de cada região onde atua", salienta o gerente-geral do hotel, Alexandre Facchini. A iniciativa de apoio à arte brasileira tem se tornado cada vez mais presente na marca Novotel. Entre suas unidades na América Latina, há outros espaços artísticos para contribuir com o desenvolvimento cultural.
Sobre a marca Novotel:
Líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, a Accor está presente em 92 países com 4.400 hotéis e mais de 530 mil quartos. Na América Latina são 187 hotéis em 10 países. O amplo portfólio das marcas hoteleiras da Accor – Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons/ibis styles, Etap Hotel/Formule 1/ibis budget, hotelF1 e Motel 6 – oferece uma oferta variada, do luxo ao econômico. Com mais de 180 mil funcionários no mundo inteiro, o Grupo oferece aos seus clientes quase 45 anos de experiência em hotelaria.
Website: www.novotel.com
MAIS INFORMAÇÕES:
Mariangela Amorim (51) 9807.4072
mariangela@amorimcomunicacao.com.br
Giuliano Mendes (51) 9223.4366
giuliano@amorimcomunicacao.com.br
Mariangela Amorim |
(51)98074072 |
mariangela@amorimcomunicacao.com.br |
|
Having trouble viewing this email? Click here |
|