SÃO PAULO RECEBE O 1.º ENCONTRO BRASILEIRO DE ECONOMIA DA FOTO E IMAGEM - EBEFI
Nos dias 12 e 13 de abril, São Paulo receberá um evento para quem produz e pensa imagem. Trata-se do primeiro EBEFI – Encontro Brasileiro da Economia da Foto e Imagem que propõe colocar no centro das discussões, caminhos, alternativas e a condição da produção e dos produtores de imagem. Dentre as pautas assuntos como "Políticas Públicas para a Fotografia", "Desenho de Projetos ao Gargalo da Captação" e "Experiência em Feiras de Arte".
Organizado pela Brazimage, e apoio da Editora FHOX, Feira Fotografar e RPCFB (Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil), essa primeira edição sugere reflexões sobre inovação no mercado de imagem, cultura visual, aprimoramento profissional e um mapeamento mais preciso desse mercado. "Trata-se de um encontro de aproximação entre extremos: mercado e produção cultural; economia e criatividade; gestores públicos e realizadores; inovação e inspiração. Portanto é um ponto de contato e pode ser de grande valia para que, os que trabalham com foto e imagem, façam uma reflexão sobre suas perspectivas profissionais", salienta Mozart Mesquita, da Brazimage. O evento será realizado no Centro de Eventos Frei Caneca, e conta com a participação de diversos profissionais da área de fotografia, imagem, artes visuais e economia criativa.
Esse segmento vive hoje um momento de ebulição. Com o avanço da tecnologia, abriu-se espaço para novos canais de difusão, novas aplicações e suportes. Convergências tecnológicas fizeram aumentar o número de pessoas que trabalham com imagem e fotografia ao redor do mundo. Por outro lado há uma profusão de números dispersos e escassas pesquisas sobre a rede de profissionais que participam desse setor: montadores, galeristas, cenógrafos, molduristas, tratadores de imagem, designers e webdesigners, locatários de estúdios, professores, curadores, pesquisadores e pensadores.
Esses artistas da imagem lidam com a memória, com a história, com a documentação e também com a formação cultural e educativa da sociedade. É importante mensurar o valor desse mercado e colocar ele em pauta para que existam políticas públicas. "Há uma revolução em curso nesse mercado, é natural que essa cadeia econômica criativa se encontre para debater questões em comum, tendências, perspectivas e caminhos", finaliza Mozart.
Simultaneamente, o EBEFI conta com uma área de convivência, localizada no 6.º andar, voltada para experiências das marcas que atuam no segmento de foto e imagem. Esse espaço tem o apoio de T.Tanaka, que representa Hasselblad e Profoto no Brasil, além da Gráfica Ipsis, entre outros. Um destaque será a apresentação, pela primeira vez no Brasil da Hasselblad H4D Ferrari, uma parceria da consagrada fabricante de câmaras com o ícone da indústria automobilística que produziu uma edição limitada a 499 unidades no mundo todo. A Hasselblad irá apresentar, também, sua mostra Máster Series 2010, concurso global realizado anualmente que gera uma exposição itinerante que viaja, no ano seguinte, diversos países.
I.º ENCONTRO BRASILEIRO DE ECONOMIA DA FOTO E IMAGEM
Data e Horário:
Dias 12 e 13 de Abril de 2011 – das 10 às 18:45h
Local:
Teatro Frei Caneca
Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo
Informações e Inscrições: 0800-723-2327 (2ª a 6ª feira – das 9 às 18h)
Valores:
Inscrição para um dia – R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais)
Inscrição para os dois dias – R$ 390,00 (trezentos e noventa reais)
Desconto para estudantes de 20% (televendas)
PROGRAMAÇÃO
12 de abril
FOTOGRAFIA, IMAGEM E CULTURA: QUE MERCADO É ESSE?
- - 10h OS NÚMEROS DA FOTOGRAFIA: MERCADO, WEB E CULTURA
* Mozart Mesquita e Iatã Cannabrava
- - 10h25 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOTOGRAFIA
* Claudia Leitão, Xico Chaves, Carlos Zarattini e Iatã Cannabrava
- - 11h45 O USO DA IMAGEM NA GRAMATICA DA IMERSÃO TOTAL
*Marcello Dantas
- - 15h A EXPERIÊNCIA DAS FEIRAS DE ARTE
*Fernanda Feitosa
- - 15h35 LIVROS E EXPOSIÇÕES: PRODUTOS DA CULTURA DE UM PAÍS
*Sergio Burgi, Augusto Massi, Renata Motta e Danilo Miranda - Mediação: Iatã Cannabrava
- - 17h DO DESENHO DO PROJETO AO GARGALO DA CAPTAÇÃO
*Cristiane Olivieri, Eduardo Saron, Henilton Parente de Menezes, Sharon Hess - Mediação: João Leiva
13 de abril
FOTOGRAFIA NO DIVÃ: ECONOMIA CRIATIVA, IMAGEM E INOVAÇÃO
· - 10h A ERA DA IMAGÉTICA
*Jacob Pinheiro Goldberg
· - 10h35 CONVERGÊNCIA: FOTOGRAFIA, VIDEO, WEB
*Paulo Fehlauer, Carla Romero e João Wainer - - Mediação: Mozart Mesquita
· - 11h55 TRANSITANDO ENTRE MERCADOS
*Cia de Foto
· - 15h OS NOVOS CAMINHOS DO MERCADO E A FORMAÇÃO DE PÚBLICO COMPRADOR
*Lucas Lenci, Caio Oliveira, Thiago Gomide, Alexandre Roesler - Mediação: Simonetta Persichetti
· - 16h20 O PAPEL DA IMAGEM NA ECONOMIA CRIATIVA
*Fabio Cimino, Piatã Stoklos Kignel, Ilana Besseler e Alessandra D'Aloia - Mediação: Ana Carla Fonseca
· - 17h40 A IMAGEM SENSÍVEL
*Jum Nakao
· - 18h10 "PAPO SELETIVO" COM CLAUDIO EDINGER
*Entrevista com Alexandre Belém
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Balady Comunicação – Silvia Balady/ Glauber Canovas
Tel.: 11-3814.3382 – contato@balady.com.br
Brazimage - www.brazimage.com
Glauber Canovas
Balady Comunicação
3814-3382 - 6515-8424
--
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário