tormenta
Exposição de Pinturas de Radaelli
Gelson Radaelli, artista visual de 49 anos, radicado em Porto Alegre desde o início da década de 80, abre sua próxima exposição individual, na Galeria Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro, dia 7 de outubro, `as 19 horas, ficando em cartaz até 7 de novembro, no horário de funcionamento daquele centro cultural.
O nome da mostra é tormenta, composta por 9 painéis a óleo (8 de 170 x 195 cm e 1 de 192 x 320 cm), nos quais o pintor faz uma leitura particular da condição do homem no mundo contemporâneo, cristalizando emoções através de paisagens, que não são tranqüilas nem bucólicas, mas sim encharcadas de caos: as nuvens parecem fogo, estalactites, grandes pedras ou meteoros que levitam sobre nossas cabeças. O céu conturbado, cinza, metálico e frio. O chão é charco, ou deserto, ou rochas incandescentes, ou nada. Um mundo onde tudo que existe é terra desolada.
Aparentemente assusta, mas o tema é o caminho para construir um trabalho livre, mais forte, de pesquisa nas possibilidades da pintura, e provocar o interesse de quem vê, para a reflexão e o deleite, através do áspero e denso e não do bonitinho.
Radaelli pinta desde os 7 anos (mas já antes se sentia pintor), quando ganhou do padrinho, na primeira comunhão, suas primeiras telas, pincéis e tubinhos de tinta óleo. Desde então nunca mais parou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário