Sugestão de Pauta: curadores da 9ª Bienal do Mercosul fazem primeira reunião geral em Porto Alegre
Entre os dias 26 de agosto e 02 de setembro, a equipe curatorial da 9ª Bienal do Mercosul estará em Porto Alegre/RS para sua primeira reunião geral. Na ocasião, os curadores vão visitar espaços expositivos e realizar seminários internos com a equipe da Fundação Bienal, entre outras atividades.
Se houver interesse em agendar entrevistas, favor entrar em contato com a assessoria de imprensa da Bienal pelo email imprensa2@bienalmercosul.org.br, ou pelo fone 51 3254 7500, com Juliana Prato.
A curadora-geral da 9ª Bienal do Mercosul é a mexicana Sofía Hernandez Chong Cuy. Participam da equipe curatorial três curadores brasileiros, Mônica Hoff, Bernardo de Souza e Julia Rebouças, além de três curadores internacionais, Raimundas Malašauskas (Lituânia), Sarah Demeuse (Bélgica) e Daniela Pérez (México). A equipe conta também com um conselheiro pedagógico, Dominic Willsdon (Reino Unido).
Clique aqui para baixar os perfis dos curadores.
A curadoria foi anunciada ao público de Porto Alegre, Brasil, por meio de sinais de fumaça vindos da Usina do Gasômetro – um dos principais espaços culturais da cidade, e que abrigará exposições da 9ª Bienal entre setembro e novembro de 2013. Na ocasião, Sofía também apresentou as linhas gerais do projeto curatorial para a Bienal.
O foco da proposta curatorial para a 9ª edição da Bienal do Mercosul é a interação entre natureza e cultura, arte e tecnologia. Composto de quatro instâncias – exposições, projeto pedagógico, projeto editorial e comunicação – a proposta considera as causas e fenômenos naturais que impulsionam viagens e deslocamento humano, avanço tecnológico e desenvolvimento mundial, expansões verticais no espaço e explorações transversais ao longo do tempo.
A 9ª Bienal do Mercosul será inaugurada em 13 de setembro de 2013. A princípio, estão previstas quatro exposições principais, que serão apresentadas em locais como a Usina do Gasômetro, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Outros espaços abrigarão exposições e obras específicas, e serão divulgados nos próximos meses. Está prevista a participação de cerca de 90 artistas de diversos países—considerados no projeto como visionários do passado, do presente e do futuro.
Os sinais de fumaça que marcaram o início dos trabalhos para a 9ª edição fazem parte das estratégias de comunicação intrinsecamente ligadas ao conceito curatorial: ao utilizar formas rudimentares de comunicar-se com o público, a curadoria da Bienal quer discutir as transformações históricas na tecnologia da comunicação através dos séculos – dos sinais de fumaça ao Twitter. Dessa forma, a informação sobre a 9ª Bienal será lançada, difundida e experimentada em diferentes canais de mídia, entendidos no projeto como ferramentas de mediação criativas entre conteúdos, formatos, instituição e público da Bienal.
Clique aqui para baixar o arquivo "Promessas: Declaração da Curadoria".
Para imagens em alta resolução, acesse aqui.
Fundação Bienal do Mercosul
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.
Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.
Em quinze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou oito edições da mostra de artes visuais, somando 511 dias de exposições abertas ao público, 64 diferentes exposições, 4.507.904 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.163.351 agendamentos escolares, 192.058 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.850 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 169 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.366 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.548 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.
Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Adriana Martorano – coordenadora - Fone: + 55 51 3254 7500 / 9213 6558 / email: imprensa@bienalmercosul.org.br
51 33333294 - 91074429
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