O ícone na arte russa em debate em almoço no StudioClio
Almoço Clio
O ícone na arte russa
Com José Augusto Avancini
Dia 02 de outubro, quarta-feira, das 12h20 às 13h40
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254-7200
Ícone, no campo da arte pictórica religiosa, identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. A Rússia foi o local onde esse tipo de expressão assumiu um significado particular e de grande importância. No almoço "O ícone na arte russa", o prof. Dr. José Augusto Avancini comenta a influência bizantina no vasto acervo artístico desenvolvido no país e o ícone como elemento fundamental dessa linguagem artística.
A pintura russa iniciou sua trajetória na cristianização do Caganato de Rus, ocorrida em torno de 860, quando o intercâmbio cultural com o Império Bizantino levou para lá a tradição da pintura de ícones, iniciando uma tradição única que vai até a ocidentalização da Rússia por Pedro, o Grande. Entre sua rica produção visual, destaca-se, no século XV, Andrei Rublev, hoje um dos heróis dessa cultura.
O almoço inicia às 12h20 e terá gastronomia dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida.
Os ingressos podem ser adquiridos na página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 70 (almoço e palestra) e R$ 30 (palestra). Reservas e cancelamentos até a véspera do almoço, às 18h, pelo (51) 3254-7200. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa.
José Augusto Avancini
Historiador e filósofo formado pela UFRGS com pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CNPq e professor das pós-graduações do Instituto de Arte e do Instituto de Filosofia e Ciências e Humanas da UFRGS, Avancini possuiu larga experiência na área das Artes, especialmente em Fundamentos e Crítica das Artes. Prêmio Açorianos de Literatura em 2000 com a obra Expressão Plástica e Consciência Nacional na Crítica de Mário de Andrade (Editora da UFRGS, 1998), o docente segue pesquisando os seguintes temas: Estética, Modernismo, Mario de Andrade, Critica de Arte, Identidade Cultural e Literatura.
Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.
Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009, é chef e sóciaproprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.
Almoços Clio
Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, literatura, história, artes visuais, teatro, arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Inicia às 12h20 e termina às 13h40.
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário