quinta-feira, 29 de março de 2012

Arte Aplicada - Ana Amélia Metsavaht - 17/03/2012



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 9 de março de 2012 17:07
Assunto: Arte Aplicada - Ana Amélia Metsavaht - 17/03/2012
Para: Telas Gaudí <telasgaudi@gmail.com>


Ubirajara,




A galeria Arte Aplicada abre Olhar Iluminado, primeira exposição individual de Ana Amélia Metsavaht no circuito cultural paulistano. As 26 obras da mostra, desenvolvidas através de técnica mista, compreendem duas séries: "Cities", uma leitura pessoal da beleza do Rio de Janeiro, cidade onde reside atualmente, e "Enlighted", inspirada na essência da beleza da bondade humana e da criação artística. Abertura: 17 de março.


Exposição                 Ana Amélia Metsavaht Olhar Iluminado

Curadoria                  Sabina de Libman

Abertura                    17 de março – sábado – às 11h

Período                      19 de março a 14 de abril de 2012

Local                          Arte Aplicada Galeria de Arte www.arteaplicada.com.br

Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725

Horário                        segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 14h


A galeria Arte Aplicada apresenta a primeira exposição individual de Ana Amélia Metsavaht no circuito cultural paulistano. A mostra, intitulada Olhar Iluminado, traz 26 obras que exibem uma artista em busca da beleza em seu sentido mais profundo; que não se limita à estética, que investiga sentimentos provocados por ela.

As obras da exposição, com curadoria de Sabina de Libman, compreendem duas séries: "Cities" e "Enlighted". Todas elas foram desenvolvidas a partir de técnica mista, com tinta acrílica e colagem sobre tela. "É a técnica com a qual mais me divirto", explica Ana.

Em "Cities", a artista interpreta de maneira pessoal os encantos visuais do Rio de Janeiro, cidade que Ana Amélia Metsavaht, de origem gaúcha, escolheu como nova residência após ter vivido durante anos na Europa. "Quando eu cheguei ao Rio de Janeiro, eu estava tão impressionada com a beleza de tudo... Eu conhecia o Rio, mas nunca tinha morado aqui", explica. "Tudo era lindo pra mim: o mar, o sol, as montanhas, o Museu de Arte Moderna, tudo", prossegue. Nessa série se vêem as paisagens que inspiraram Ana. Estão nelas a praia de Ipanema, as comunidades da Cidade Maravilhosa, as árvores, as palmeiras, a lagoa, tudo a partir de seu olhar. E existe uma razão simples para essas imagens terem sido transpostas para suas telas: "Eu fiz para exaltar a beleza desse nosso Brasil", conta.

Com a sensibilidade sempre aflorada, a criatividade sempre ativa e a necessidade inesgotável de produzir, a artista deu início a outra série em paralelo, chamada "Enlighted". Essas obras trazem mais leveza, em contraste com a rigidez de "Cities". Existem duas grandes inspirações para essa segunda série. Assim como a exuberância das formas do Rio de Janeiro provocou na artista o desejo de criar, outra beleza despertou-lhe o mesmo ímpeto, mas dessa vez imaterial, subjetiva e, acima de tudo, sensível. "Enlighted" capta a essência da beleza da bondade humana e da criação artística. "As pessoas boas, que fazem a vida ir para frente, são iluminadas", comenta.

Ana Amélia Metsavaht busca para seu trabalho a mesma delicadeza que busca com seu olhar. Essa leveza, que de fato pode ser sentida em suas obras, é, contudo, fruto de um trabalho duro: "Às vezes fico trabalhando em meu atelier e quando vejo já é meia noite", diz a incansável artista.

A exposição Olhar Iluminado é uma porta de entrada para o mundo que Ana procura expressar em seus trabalhos, um mundo de harmonia material e subjetiva, de beleza estética e pureza de alma.


A artista

Ana Amélia Metsavaht é nascida no Rio Grande do Sul, morou na França durante 12 anos e reside agora no Rio de Janeiro, inspiração de grande parte de seus trabalhos. Já expôs individualmente em Caxias do Sul, Porto Alegre e Rio de Janeiro e também na França e no Uruguai, além de já ter participado de mostras coletivas em diversas cidades do Rio Grande do Sul e da França e também em Londres.

 

A galeria

No mercado há mais de três décadas, a galeria Arte Aplicada tem como principal foco a diversidade. "É nisso que a galeria acredita desde a sua inauguração", diz a marchande Sabina de Libman a respeito de seu espaço, onde trabalha com os mais variados suportes: pintura, desenho, fotografia e escultura, entre outros, sempre primando pela qualidade técnica e criativa na arte. A galeria marcou o início da carreira de artistas hoje renomados, como Guto Lacaz e Palatnik, entre muitos, e também do argentino León Ferrari no Brasil, e mantém ainda olhos abertos para o futuro, apostando sempre em novos nomes.


--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: