quinta-feira, 29 de março de 2012

"Pinturas e Monotipias" de Maria do Carmo Carvalho e "Arte Postal" - 01/03/2012, quinta feira, 19/22hs na Gravura Brasileira


"MONOTIPIAS E PINTURAS"

Maria do Carmo Carvalho

&

"ARTE POSTAL – OS LIVROS"

Coletiva de arte postal


Abertura: 01 de março de 2012

até 31 de março de 2012


Galeria Gravura Brasileira

rua doutor Franco da Rocha, 61, Perdizes

segunda a sexta-feira: 10/18hs e sábado: 11/13hs

fones: 11.3624.0301, 3624.9193

e-mail: contato@gravurabrasileira.com

site: www.gravurabrasileira.com

 

textos sobre as exposições:


"MONOTIPIAS E PINTURAS"

Maria do Carmo Carvalho


A monotipia é uma técnica de reprodução artística mediante a qual se obtém uma estampa única desenhando-se ou pintado-se uma imagem em uma placa de vidro ou cobre e comprimindo sobre esta um suporte, no caso o papel. Ela envolve o desenhar, o pintar e o processo de impressão e de transferência de imagem.

As 20 monotipias e 10 pinturas sobre papel desta exposição revelam formas, cores, ritmos e texturas com grande intensidade. Maria utiliza-se de horizontais e verticais de forma rigorosa e sensível.

A cor é intensa e vibrante, as cores são misturadas de forma sensível incorporando a profundidade.

 

 


"ARTE POSTAL – OS LIVROS"

Coletiva de arte postal


A temática da mostra está centrada nos LIVROS. A organizadora Constança Lucas (artista plástica e escritora) propôs que os participantes pensassem sobre a importância dos livros e transmitissem uma impressão ou opinião plástica no formato de um postal tradicional.

As cerca de 600 obras de artistas de 19 países foram feitas nas técnicas de colagem, pintura a óleo, xilogravura, aquarela, guache, gravura em metal, lápis e grafite entre outras.

A arte postal começou no território nacional na década de 1970, durante a ditadura, e era uma maneira de protestar contra o regime ao trocar arte entre colegas.

"Arte postal é uma linguagem das artes plásticas sem sentido comercial, cuja liberdade de circulação a desvincula de salas de exposição, porque o objetivo é exatamente enviar pelo correio para alguém e estabelecer comunicação".

blog do projeto: http://artepostaloslivros.blogspot.com/


 

GRAVURA BRASILEIRA
rua Dr. Franco da Rocha, 61
f.11.3624.0301 e 3624.9193
www.gravurabrasileira.com
www.spestampa.com
www.facebook.com/gravura.brasileira
http://twitter.com/Gravura




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria - Claudio Tozzi - 08/03/2012




Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre a exposição Papéis 60/70, trazendo 30 trabalhos do artista plástico Claudio Tozzi, um dos nomes mais representativos da pop art produzida no Brasil. As obras apresentadas na mostra – entre gravuras, pinturas e desenhos que serviram de estudo para telas – são raras e pertencem à coleção particular do artista. Esses trabalhos em papel são retratos de uma época, sendo que alguns apresentam críticas ao que ocorria no país naquele momento da história. Abertura: 08 de março.


Exposição                 Claudio Tozzi – Papéis 60/70

Curadoria                  Eduardo Machado

Local                          Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeriamofilgue@terra.com.br

Rua Bela Cintra, 1533, Jardins, São Paulo, Tel.: (11) 3082-5292

Abertura                    08 de março, quinta-feira, às 19h

Período                      09 de março a 09 de abril de 2012

Horário                       segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h30 às 14h

 

A Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre individual de um dos principais representantes da pop art no Brasil: Claudio Tozzi. A exposição Papéis 60/70 traz 30 trabalhos raros, que pertencem à coleção particular do próprio artista.

Com curadoria de Eduardo Machado, a mostra apresenta pinturas e gravuras produzidas sobre papel, além de desenhos que serviram de estudo para telas. Papéis 60/70 traz representações da cultura pop dos anos 60 e 70, além de menções a acontecimentos históricos e críticas à repressão militar, que na época estava em seu auge.

Assim como através da música eram feitas denúncias ao cerceamento da liberdade, a exemplo de nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Caetano Veloso (para citar apenas alguns nomes), fazia-se também nas artes plásticas, como pode ser observado em algumas das obras da exposição.

Entre esses trabalhos do artista, que retirava de revistas, jornais e gibis figuras de forte apelo imagético para utilizá-las como base, encontram-se temas marcantes em sua carreira, como as multidões – símbolo de protestos – e o parafuso, objeto recorrente ao longo de sua trajetória e que metaforiza a repressão.

Embora tenha apresentado uma arte de engajamento político, Claudio Tozzi não se prendeu ao tema da Ditadura Militar no Brasil nessa época. O tema predominante são as referências à cultura pop. Essas obras servem como uma espécie de registro histórico-pictórico do momento em que foram produzidas. O maior exemplo disso é provavelmente o trabalho em cores primárias dos astronautas, que representa a chegada do homem à Lua, em 1969.

Os anos 60 e 70 são se vital importância na história de Claudio Tozzi, que iniciou sua carreira com participação no XI Salão de Arte Moderna de 1963, vencendo o concurso de cartazes dessa exposição. Seis anos mais tarde participou da X Bienal de São Paulo. Nos anos 70, entre outros acontecimentos notáveis, recebe o prêmio aquisição na exposição Jovem Arte Contemporânea do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e desenvolve um painel na Praça da República e um para a estação Sé do metrô.

Além de ter participado de exposições pelo Brasil, nessas duas décadas Claudio Tozzi ainda representou o país em mostras realizadas em países como Argentina, França, Inglaterra, Itália, Colômbia e Espanha.

Com Papéis 60/70, a Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria convida o público a conhecer mais de perto esses anos da carreira de Claudio Tozzi e também do nosso mundo e do que ocorria cultural, social e politicamente nesse período.

 

O artista

Claudio Tozzi nasceu em 1944 em São Paulo. Iniciou sua carreira artística em 1963, com participação no XI Salão de Arte Moderna. Um dos nomes mais representativos da pop art produzida no Brasil, já participou de diversas mostras, entre individuais e coletivas, pelo país e também já expões seu trabalho no exterior, em países como Espanha, Argentina, Estados Unidos, Cuba, França, Itália, Colômbia, Inglaterra, Dinamarca e Japão, entre outros. Assina ainda uma séries de obras públicas, como painéis nas estações Sé e Barra Funda do metrô, um outdoor na avenida Sumaré e trabalhos em fachadas de edifícios de São Paulo. Além do trabalho como artista plástico, Tozzi ainda leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

A galeria

Mônica Filgueiras, que atuou no circuito das artes plásticas desde os anos 60, inaugurou sua própria galeria em 1980, com uma mostra individual de Antonio Dias. O espaço, há mais de três décadas, além de seu trabalho permanente baseado em seu acervo, realiza exposições regulares de artistas contemporâneos, que, dada a sua amplitude, tem uma forte repercussão no campo cultural. Em 2011, Mônica firmou parceria com o colecionador de arte Eduardo Machado e o espaço passou a ser chamado Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria.


--
----
Bruno - Balady Comunicação

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nova exposição na Mezanino - Março/Abril


MARÇO E ABRIL NA GALERIA MEZANINO

Abrindo o calendário de exposições do ano na Mezanino

 

De 10 de março a 05 de abril de 2012:

 

RETRATOS E AUTORRETRATOS | Pinturas de Christiano Whitaker

O artista, representado pela Mezanino desde 2009, nasceu em 1940 em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Diplomata aposentado, Whitaker, hoje orientado pelo artista Fernando Gopal, pinta com muita irreverência, construindo seus retratos com muitas cores, numa ousadia sem par entre jovens talentos. Em sua primeira individual na Mezanino o artista apresenta novas pinturas em acrílica sobre papel e tela, usando também o recurso da colagem para interpretar retratos e autorretratos!

 

+CURIOSIDADES DO ACERVO, além de novos trabalhos de Biel Carpenter, Eduardo Sancinetti e  Mauricio Parra, entre outros.

 

ABERTURA DIA 10 DE MARÇO, DAS 14H ÀS 17H.

 

 

 

 

 

De 14 de abril a 26 de maio de 2012:

 

NOVAS PAISAGENS

Fotografias de Léo Sombra

Sombra é fotógrafo profissional e registra suas paisagens sobre papéis fotográficos vencidos, em câmeras de médio formato. Suas imagens falam de pequenos detalhes em grandes espaços, transformando ruídos em poesia visual. Em 2011 teve cinco de suas fotografias adquiridas pela Pinacoteca do Estado de SP, para integrarem o acervo da instituição. Nesta sua primeira individual na Galeria, Sombra apresenta novos ângulos da cidade de SP.

 

CASA DE VÓ

Xilogravuras de Sergio Kal

Sergio Kal é designer gráfico de formação e profissão mas, desde 2009, vem mostrando suas gravuras na Mezanino. Olhando para assuntos do cotidiano, o artista apresenta, em sua primeira individual, objetos gravados em xilos, em tamanho natural, que nos remetem às lembranças de um tempo nem tão distante assim. Casa de Vó é uma nova série, que fala de memória em forma de desenho!

 

ABERTURA DIA 14 DE ABRIL, DAS 14H ÀS 17H.

 

 

 

De 17 de março a 19 de maio de 2012:

 

PAYSAGE | MEZANINO        

A Paisagem, como forma clássica de expressão artística, na visão de 10 fotógrafos brasileiros contemporâneos, da Galeria Mezanino. Artistas em acervo: Alex Josias; Brunel Galhego; Claudia Guimarães; Coletivo 3d4; Cristiano Madureira; Daniel Malva; Leo Sombra; Paulo Ferreira; Ricardo Athayde e Vavá Ribeiro.

 

ABERTURA DIA 17 DE MARÇO

EXPOSIÇÃO ATÉ 19 DE MAIO DE 2012

PAYSAGE | MEZANINO na Galeria L'oiel

Unidade Brooklin da Aliança Francesa

Av. Santo Amaro 3.921 São Paulo SP

de segunda a sexta das 9h às 21h 

sábados das 9h às 12h

 

GALERIA MEZANINO

RUA DA GLÓRIA 279 CJ 62

LIBERDADE SP | FONE: 11.3436.6306

DE TERÇA A SEXTA, DAS 12H ÀS 20H

SÁBADO, DAS 12H ÀS 18H

www.galeriamezanino.com

galeriamezanino@gmail.com



Atenciosamente, 
--
Vinícius Batschauer
GALERIA MEZANINO
galeriamezanino.com
55 11 3436.6306

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

15.03.2012 Parte Súbita - exposição no Atelier Subterrânea - Porto Alegre


Artista Integrante do Atelier Subterrânea
www.subterranea.art.br

Serviço:

 

O que: Exposição Parte Súbita - Pinturas de Federico Olivari e Pablo Ferretti 

Quando: 15 de março, quinta-feira, às 19h 

Conversa com os artistas: dia 17 de março, às 16h, no Atelier Subterrânea, mediação de Eduardo Haesbaert

Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo - Porto Alegre)

Visitação: de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamentos pelo email contato@subterranea.art.br ou pelo tel.3208.2534

Encerramento: 14 de abril de 2012

Quanto: Gratuito 

Mais informaçõeswww.subterranea.art.br

 

 

            A Subterrânea abre os trabalhos de 2012 no dia 15 de março, quinta-feira, a partir das 19h, com a exposição "Parte Súbita", que reúne pinturas de Federico Olivari e Pablo Ferretti. A mostra segue o formato carinhosamente apelidado de "individual de dois", onde dois artistas são convidados a estabelecer um diálogo através de seus trabalhos no subsolo do nº 745 da Avenida Independência.

            Na mostra, são reunidas duas experiências pictóricas: enquanto Pablo Ferretti (graduado em Pintura pelo Instituto de Artes da UFRGS e Mestre em Pintura pelo Royal College of Art, de Londres) apresenta pinturas a óleo que surgem a partir da diluição de imagens diversas, convidando o espectador a decifrar esses fragmentos de memória; Federico Olivari (autodidata, com exposições no Museu do Trabalho, na Caixa Federal e na CCMQ com Pablo Ferretti, em 1997) mostra trabalhos com técnica mista que têm referência na pop art, tanto pelo apelo cromático e pelo uso de signos da indústria cultural, como pelo processo de repetição e uso da palavra na tela. Suas pinturas se confundem com a história e a identidade visual dos bares porto-alegrenses Ossip e Odessa, onde Federico divide sociedade com seu irmão Diego.

            Parte Súbita dá forma a um diálogo sugestivo e aberto, reinventado pelo artista Eduardo Haesbaert, que ao ser convidado a escrever sobre a exposição, optou por responder a esta conversa graficamente, através da criação de um desenho que gerou um múltiplo impresso (500 exemplares) que estará disponível aos visitantes. 

            A abertura contará ainda com a participação dos djs convidados Rafa Ferretti e Leo Felipe, que comandam a trilha sonora da celebração. No dia 17 de março, sábado, acontecerá uma conversa com os artistas aberta ao público. A mediação será feita pelo artista Eduardo Haesbaert. A exposição estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 14 de abril. 







--
Lilian Maus
www.flickr.com/lilianmaus
(51) 8416.1261 ou (51) 3207.4545
skype: liumaus
Artista Integrante do Atelier Subterrânea
www.subterranea.art.br





--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Individual Christiano Whitaker na Mezanino



De 10 de março a 05 de abril de 2012:

RETRATOS E AUTORRETRATOS | Pinturas de Christiano Whitaker

O artista, representado pela Mezanino desde 2009, nasceu em 1940 em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Diplomata aposentado, Whitaker, hoje orientado pelo artista Fernando Gopal, pinta com muita irreverência, construindo seus retratos com muitas cores, numa ousadia sem par entre jovens talentos. Em sua primeira individual na Mezanino o artista apresenta novas pinturas em acrílica sobre papel e tela, usando também o recurso da colagem para interpretar retratos e autorretratos!

+CURIOSIDADES DO ACERVO, além de novos trabalhos de Biel Carpenter, Eduardo Sancinetti e Filipe Jardim, entre outros.

ABERTURA DIA 10 DE MARÇO, DAS 14H ÀS 17H.


Para qualquer informação por favor entrar em contato.

Atenciosamente
--
Vinícius Batschauer
GALERIA MEZANINO
galeriamezanino.com
55 11 3436.6306

SE VOCÊ NÃO DESEJA MAIS RECEBER NOTICIAS DO MEZANINO,
RESPONDA ESTA MENSAGEM COM O ASSUNTO "EXCLUIR"






--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Two Events at Cabinet: "Show-and-Tell," with Paul Lukas, and "On Photography and Humor," with Blind Spot, Tim Davis, and guests





Dear friends of Cabinet,

We hope you can join us for one or both of the following events.


• Thursday, 15 March 2012, 7:30–9 pm: "Show-and-Tell," with Paul Lukas

• Sunday, 18 March 2012, 3–6 pm: "On Photography and Humor," with Blind Spot, Tim Davis, and guests

See below for details.

------------------------------------------------------


"Show-and-Tell," with Paul Lukas
Date: Thursday, 15 March 2012, 7:30–9 pm
Location: Cabinet, 300 Nevins Street, Brooklyn (map and directions here)
FREE. No RSVP necessary

Cabinet is pleased to be the spring 2012 home of "Show-and-Tell," Paul Lukas's monthly open-mic night.

Previously hosted by City Reliquary, "Show-and-Tell" is exactly what it sounds like: Anyone can bring an object of personal significance and talk about it for up to three minutes. There is no theme or agenda—interesting objects and the stories behind them are their own reward.

Objects that have previously been presented at "Show-and-Tell" have ranged from the eccentric (a glass eye, an electroshock machine found in an abandoned mental hospital) to the everyday (a candy bar with an odd connection to a Chinese funeral, a pair of jeans acquired via some highly unusual haggling at an Egyptian village market). But "Show-and-Tell" is less about the objects than the histories that accompany them. Look in your own pocket or home, and you will find many excellent show-and-tell candidates.

You can either (a) bring an object and be prepared to talk about it or (b) simply be part of the audience, because show-and-tell also needs people who like being shown and told.



Beer for this event has been lovingly provided by Brooklyn Brewery.



------------------------------------------------------


"On Photography and Humor," with Blind Spot, Tim Davis, and guests
Date: Sunday, 18 March 2012, 3–6 pm
Location: Cabinet, 300 Nevins Street, Brooklyn (map and directions here)
FREE. Limited seats
RSVP to rsvp@blindspot.com
Organized by Bind Spot and Tim Davis

Cabinet is pleased to host a program by Blind Spot to celebrate the magazine's new issue, guest edited by Tim Davis. Join Davis and guests for a series of stories on the relationship between photography and humor. Storytellers include:

Corinne Botz
Ben Coonley
Larry Fink
Christopher Miner
Richard Mosse
Laurel Nakadate
Joel Smith
Penelope Umbrico
Michael Vahrenwald

Drinks will be served.


Daniel Gordon, July 18, 2009. Courtesy the artist and Wallspace, New York.

------------------------------------------------------

Join Cabinet on Facebook.

If this message has been forwarded to you and you'd like to be on Cabinet's mailing list, please email mailinglist@cabinetmagazine.org with the word "subscribe" as the subject line. If you've received this email from Cabinet and would like not to receive future emails concerning our events, please reply to this email with the word "unsubscribe" as the subject line.

Note: this email was sent from an address that is unmonitored. For all inquires, see here.



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

exposição Afinidades (a escolha do artista), nesta quarta dia 07 de março


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

ROÇA CULT - Neste final de semana !


Amigos,

Mais uma edição do Roça Cult. 
Dessa vez um cardápio só com massas caseiras.
Será neste final de semana.
Sábado (10), das 12 as 20 hs
Domingo (11), das 12 as 19 hs

Compareçam e convidem mais amigos.
Mais informações no blog: http://rocacult.blogspot.com

Um grande abraço

Murillo



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Exposição Parte Súbita - Pinturas de Federico Olivari e Pablo Ferretti



Parte Súbita

 

O quê: Exposição Parte Súbita - Pinturas de Federico Olivari e Pablo Ferretti 

Quando: 15 de março, quinta-feira, às 19h 

Conversa com os artistas: dia 17 de março, às 16h, no Atelier Subterrânea, mediação de Eduardo Haesbaert

Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo - Porto Alegre)

Visitação: de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamentos pelo email contato@subterranea.art.br ou pelo tel.3208.2534

Encerramento: 14 de abril de 2012

Quanto: Gratuito 

Mais informaçõeswww.subterranea.art.br


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Sugestão de Pauta - Espetáculo Nave Fluorescente



Att, Assessoria Espaço Fluxo

__
Assessoria Espaço Fluxo
(31) 25352676





--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Arte Aplicada - Ana Amélia Metsavaht - 17/03/2012



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 9 de março de 2012 17:07
Assunto: Arte Aplicada - Ana Amélia Metsavaht - 17/03/2012
Para: Telas Gaudí <telasgaudi@gmail.com>


Ubirajara,




A galeria Arte Aplicada abre Olhar Iluminado, primeira exposição individual de Ana Amélia Metsavaht no circuito cultural paulistano. As 26 obras da mostra, desenvolvidas através de técnica mista, compreendem duas séries: "Cities", uma leitura pessoal da beleza do Rio de Janeiro, cidade onde reside atualmente, e "Enlighted", inspirada na essência da beleza da bondade humana e da criação artística. Abertura: 17 de março.


Exposição                 Ana Amélia Metsavaht Olhar Iluminado

Curadoria                  Sabina de Libman

Abertura                    17 de março – sábado – às 11h

Período                      19 de março a 14 de abril de 2012

Local                          Arte Aplicada Galeria de Arte www.arteaplicada.com.br

Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725

Horário                        segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 14h


A galeria Arte Aplicada apresenta a primeira exposição individual de Ana Amélia Metsavaht no circuito cultural paulistano. A mostra, intitulada Olhar Iluminado, traz 26 obras que exibem uma artista em busca da beleza em seu sentido mais profundo; que não se limita à estética, que investiga sentimentos provocados por ela.

As obras da exposição, com curadoria de Sabina de Libman, compreendem duas séries: "Cities" e "Enlighted". Todas elas foram desenvolvidas a partir de técnica mista, com tinta acrílica e colagem sobre tela. "É a técnica com a qual mais me divirto", explica Ana.

Em "Cities", a artista interpreta de maneira pessoal os encantos visuais do Rio de Janeiro, cidade que Ana Amélia Metsavaht, de origem gaúcha, escolheu como nova residência após ter vivido durante anos na Europa. "Quando eu cheguei ao Rio de Janeiro, eu estava tão impressionada com a beleza de tudo... Eu conhecia o Rio, mas nunca tinha morado aqui", explica. "Tudo era lindo pra mim: o mar, o sol, as montanhas, o Museu de Arte Moderna, tudo", prossegue. Nessa série se vêem as paisagens que inspiraram Ana. Estão nelas a praia de Ipanema, as comunidades da Cidade Maravilhosa, as árvores, as palmeiras, a lagoa, tudo a partir de seu olhar. E existe uma razão simples para essas imagens terem sido transpostas para suas telas: "Eu fiz para exaltar a beleza desse nosso Brasil", conta.

Com a sensibilidade sempre aflorada, a criatividade sempre ativa e a necessidade inesgotável de produzir, a artista deu início a outra série em paralelo, chamada "Enlighted". Essas obras trazem mais leveza, em contraste com a rigidez de "Cities". Existem duas grandes inspirações para essa segunda série. Assim como a exuberância das formas do Rio de Janeiro provocou na artista o desejo de criar, outra beleza despertou-lhe o mesmo ímpeto, mas dessa vez imaterial, subjetiva e, acima de tudo, sensível. "Enlighted" capta a essência da beleza da bondade humana e da criação artística. "As pessoas boas, que fazem a vida ir para frente, são iluminadas", comenta.

Ana Amélia Metsavaht busca para seu trabalho a mesma delicadeza que busca com seu olhar. Essa leveza, que de fato pode ser sentida em suas obras, é, contudo, fruto de um trabalho duro: "Às vezes fico trabalhando em meu atelier e quando vejo já é meia noite", diz a incansável artista.

A exposição Olhar Iluminado é uma porta de entrada para o mundo que Ana procura expressar em seus trabalhos, um mundo de harmonia material e subjetiva, de beleza estética e pureza de alma.


A artista

Ana Amélia Metsavaht é nascida no Rio Grande do Sul, morou na França durante 12 anos e reside agora no Rio de Janeiro, inspiração de grande parte de seus trabalhos. Já expôs individualmente em Caxias do Sul, Porto Alegre e Rio de Janeiro e também na França e no Uruguai, além de já ter participado de mostras coletivas em diversas cidades do Rio Grande do Sul e da França e também em Londres.

 

A galeria

No mercado há mais de três décadas, a galeria Arte Aplicada tem como principal foco a diversidade. "É nisso que a galeria acredita desde a sua inauguração", diz a marchande Sabina de Libman a respeito de seu espaço, onde trabalha com os mais variados suportes: pintura, desenho, fotografia e escultura, entre outros, sempre primando pela qualidade técnica e criativa na arte. A galeria marcou o início da carreira de artistas hoje renomados, como Guto Lacaz e Palatnik, entre muitos, e também do argentino León Ferrari no Brasil, e mantém ainda olhos abertos para o futuro, apostando sempre em novos nomes.


--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

CONVITE BERE UNIKOWSKY





--
 arte&fato 
 G     A      L      E      R      I      A

  RUA SÃO MANOEL 285 POA-RS

    51 3333.9044 



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Paris Surrealist Heritage – Bissaya Barreto Foundation 30th March, Paris


In the Media

 Bissaya Barreto Foundation meets in Paris, "heritages Surréalistes" from March 30

 After organizing, Portugal, the first major exhibition of surrealist art contemporary "International Surrealism Exhibition Now" (Coimbra, 2010) - which then brought together works by 56 artists from 31 countries - the Foundation Bissaya Barreto back to support the meeting, this made in Paris, some of the great names of art that are part of the surrealist movement today.

 Again curated by the artist Santiago Ribeiro (Coimbra) this exhibition, "Surréalistes Heritages," will bring together works by artists from Portugal, France, United States, Russia, Czech Republic, Latvia and Vietnam.

The exhibition, hosted by Dorothy's Gallery in Paris, will be inaugurated on March 30 and will be open until April 15.

 

 

Paris Surrealist Heritage – Bissaya Barreto Foundation


Surrealist Heritage

Artist Santiago Ribeiro the curator of the very successful "Surrealism Now" exhibition in Coimbra, Portugal, in collaboration with  Liba Waring Stambollion have organised a quality exhibition in the heart of Paris at Dorothy's Gallery, the American Center for the arts. The exhibition brings together artists from diverse countries, such as France, Portugal, Russia, United States, Czech Republic, Vietnam and Latvia.

"Surrealism, which was born after the first wold war, is characterized by its opposition to all social conventions, moral and logic. It is a movement immersed in dreams, instinct, desire, rebellion, and the liberty of life. It is also perhaps the movement most tied to imagination, a movement fully alive in the artistic and literary worlds. In Portugal, it is perhaps the link which ties these two worlds together. Prof. Perfecto Cuadrado said so aptly in one of his conferences: "The history of Surrealism, meaning anthologies, studies, catalogues (and exhibits) devoted to the so called International surrealism, needs to be divulged – the price, sometimes, in a simplified fight against other forms of simplification, when it is not against a total silence due to sectarianism, or ignorance whether French, Portuguese or International." Surrealism through words, painting and sculpture continues, like life to be: insistent, concrete, daily and real. This exhibition in Paris, the birthplace of the movement, is proof that "International Surrealism" is still alive."

Maria Fernanda Pinto
Paris, 06/01/2012

Exhibiting Artists

Andrei Nekrasov, Anne Ethuin, Benjamin Marques, Daniel Hanequand, Evgeny Denisov, Gregory Potosky, Isabel Meyrelles,  Liba Waring Stambollion, Paula Rosa, Santiago Ribeiro, Serge Sunne, Shahla Rosa, Victor Lages, Vu Huyen Thuong, Yuri Shpakovsky And Yuri Tsvetaev.

Surrealist Heritage

Opening: Friday 30th March 2012, 6pm
Duration: 30th March – 15th April 2012

Opening Hours:
Wednesday to Saturday, 1pm –  7pm
Tuesday and Sunday, 4pm – 7pm

Dorothy's Gallery
American Center for the Arts
27, rue Keller
Paris, 11e
France

Ph: +33 1 43 57 08 51

http://dorothysgallery.com/

-------------------------------------------

Quinta dos Plátanos - Bencanta
Apartado 7049
3046-901 COIMBRA
T:+351239800400
F:+351239800410
isabelhenriques@fbb.pt
www.fbb.pt

 

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429