A Galeria Sergio Caribé abre exposição A População de Orígenes do fotógrafo francês Claude Mollard exibindo 20 imagens obtidas em contato direto com a natureza. Em aglomerados de folhas, pedras, troncos e até no gelo, Claude obtém registros semelhantes a figuras humanas, monstros ou seres mitológicos, muitas vezes imperceptíveis ao primeiro olhar. Abertura: 06 de dezembro.
Exposição Claude Mollard - A População de Orígenes
Curadoria Sérgio Caribé
Abertura 06 de dezembro, terça-feira, às 19h
Período 07 a 17 de dezembro de 2011
Local Galeria Sergio Caribé – www.galeriasergiocaribe.com.br
Rua João Lourenço, 79 - Vila Nova Conceição - Tel.: (11) 3842-5135
Horário segunda a sexta, das 10h00 às 19h
Nº. de obras 20
Técnica Fotografia
Dimensão 45 cm x 80 cm a 54,3 cm x 80 cm
Preço sob consulta
Ass. Imprensa Balady Comunicação - Silvia Balady/ Bruno Palma/ Charles Mendes
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br
A Galeria Sergio Caribé abre exposição A População de Orígenes do fotógrafo francês Claude Mollard exibindo 20 fotografias extraídas em contato direto com a natureza. Claude registra imagens semelhantes a figuras humanas, fantasmas, monstros ou seres mitológicos em folhas amontoadas, aglomerado de pedras, troncos e até no gelo. Muitas vezes, as figuras que surgem são imperceptíveis ao primeiro olhar.
No processo criativo, o fotógrafo parte da idéia que, adormecidos entre os cantos e recantos da natureza, habitam seres fantásticos que, por milhões de anos, nos observam em silêncio. Esses seres, sob a ótica da fantasia de Mollard, teriam chegado ao mundo bem antes de nós e seriam os espíritos ligados à origem da vida.
As faces sugeridas a partir da composição e do enquadramento da lente de Claude Mollard parecem ter vida própria. "Elas choram, riem e tem sentimentos como os humanos", afirma o fotógrafo, que deixa um recado ao público: "Faça como eu: olhe-os no rosto. Você também os verá e eles poderão fazer você sonhar, e quem sabe viver melhor".
Com essa série, Claude Mollard, reforça sua preocupação com as causas ambientais. O objetivo é chamar a atenção do mundo para o processo de destruição que florestas, mares, rios e geleiras estão passando em todo o planeta. A mostra reúne imagens obtidas entre 2004 a 2011 em diversas localidades do mundo, como Grécia, Itália e Brasil.
A fotografia de Mollard dialoga com o trabalho do também fotógrafo e amigo Frans Krajcberg, cujo foco principal é a preservação ambiental. É Krajcberg quem assina o texto da exposição.
O Artista:
Claude Mollard nasceu em setembro de 1941 na França e é um dos pais do Centro Pompidou em Paris. Foi colaborador de Jack Lang, Ministro da Cultura do governo de François Mitterrand. Especialista em Cultura, artista-fotógrafo e escritor, Mollard é também presidente da Associação dos amigos de Frans Krajcberg, fotógrafo Polonês, cujo trabalho é dedicado a causas ambientais.
Claude Mollard contabiliza inúmeras exposições ao redor do mundo como Marrakech (2006), Paris Fondation Ricard (2006), Bruxelas (2006-2007), Karsrhue (2006), Nápoles (2007), Espaço Van Gogh em Arles (2008), Lima (2009), entre outros.
A Galeria
Especializada em Arte Moderna e Contemporânea, a Galeria Sergio Caribé atua no mercado de arte brasileiro desde 1984 na comercialização de importantes pinturas e esculturas, e representando grandes artistas do cenário nacional. No acervo há nomes como Portinari, José Antônio da Silva , Pancetti, Antonio Henrique Amaral, Di Cavalcanti, Guignard, Farnese, João Câmara e Mabe. A Galeria atua também como parceira na edição de livros culturais:"
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário