inaugurada em 1980 pela marchande Mônica Filgueiras, realiza exposições regulares de seu acervo e de outros artistas contemporâneos, com forte repercussão no campo cultural.
A galeria, que já participou de todas as edições da SP-Arte, participa agora pela primeira vez da SP-Arte/Foto. É natural que a galeria tenha espaço para a fotografia, já que é especializada em obras sobre papel.
O stand da Mônica Filgueiras virá com trabalhos fotográficos de Beatriz Franco, Fabian, Fabrizio Fasano Jr, Hugo Curti, Lea van Steen, Lita Cerqueira, Lucio Carvalho, Mario Cravo Neto, Monica Vendramini, Pablo Di Giulio, Patrícia Kaufmann, Peter Schneider e Xirumba, além de vídeo de Raquel Kogan.
SERVIÇO – SP-Arte/Foto 2011
Mônica Filgueiras Galeria de Arte – stand
14 de setembro, às 19h (para convidados)
15 e 16 de setembro, das 14h às 22h
17 e 18 de setembro, das 12h às 20h
Local: Shopping Iguatemi – estacionamento boulevard
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232
Entrada franca
Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Mônica Filgueiras, atuante no circuito das artes plásticas desde os anos 60, inaugura sua própria galeria em 1980, com uma mostra individual de Antonio Dias. O espaço, há mais de três décadas, além de seu trabalho permanente baseado em seu acervo, realiza exposições regulares de artistas contemporâneos, que, dada a sua amplitude, tem uma forte repercussão no campo cultural.
Os artistas
Beatriz Franco
Fotógrafa e artista nascida em Salvador em 1976. Autodidata, começa a fotografar aos sete anos. Em 2001 começa a participar de diversas mostras coletivas e individuais, em instituições como MAM-BA, Museu Afro Brasil (SP), Bienal do Recôncavo, Goethe Istitut, Centro Cultural da Caixa, Aliança Francesa e Acbeu, entre outras. Beatriz é a artista mais jovem a figurar no livro A História da Fotografia na Bahia 1839-2006.
Fabian
Nascida em Montecchio Emilia, na Itália, em 1965, Fabian iniciou em 1992 sua carreira como fotógrafa no setor da moda, em Milão. A partir de então, realizou campanhas publicitárias internacionais e colaborou com diversas revistas, entre elas Vogue Pelle (Itália), Vogue Gioiello (Itália), GQ (Itália), Glamour (Itália), Elle (França), Max (França), BIBA (França), Vizoo (Brasil), Trip (Brasil) e W New York (EUA).
Fabrizio Fasano Jr
Fabrizio Fasano Jr vive intensamente a fotografia. Após um período de 12 anos como publicitário, profissionalizou-se como fotógrafo com a publicação de seu primeiro livro Duas Paixões, de 2003. Participou de diversas mostras coletivas e exposições individuais de grande repercussão.
Hugo Curti
Dedica-se profissionalmente à fotografia desde 2003, com trabalhos nas áreas de arquitetura, moda, turismo e objetos, além de projetos gráficos e editoriais. A multiplicidade de interesses e experiências está sempre presente e traz caráter único ao seu trabalho como fotógrafo. Participou de diversas exposições e algumas de suas obras fazem parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Lea van Steen
Nascida em São Paulo, em 31 de julho de 1965, Lea van Steen é vídeo-artista, diretora de filmes de ficção, documentários e de publicidade. Em 2005 começa a pesquisar e desenvolver trabalhos de vídeo-arte e vídeo-instalação. A partir de 2001 participa de diversas mostras coletivas e festivais de arte eletrônica com trabalhos seus e parcerias com Raquel Kogan, tanto no Brasil quanto no exterior.
Lita Cerqueira
Lita Cerqueira nasceu em Salvador, Bahia, em 1952. Em 1971, deixou escola, família e trabalho para seguir em busca do sonho hippie. Em 1973, após engravidar, muda-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje, e lá, junto ao seu rebento, descobre seu verdadeiro caminho. "Comecei a fotografá-lo e me tornei fotógrafa", conta Lita Cerqueira.
Lucio Carvalho
Nascido em Cambucí, RJ, em 1965, Lucio Carvalho graduou-se em Design Industrial na Unicidade, no Rio de Janeiro. Já expôs seus trabalhos pelo Brasil e também na Itália, EUA, França, Bélgica, Japão e Holanda. Venceu prêmios nacionais e também no exterior.
Mario Cravo Neto
Mario Cravo Neto nasceu em 1947 em Salvador, BA, e faleceu em 2009. Um instituto destina-se a preservar a obra e a memória do artista, inclusive todos os negativos e reproduções de obras importantes. O objetivo principal da fundação é o de servir como "curadora", visando à exposição de Mario Cravo Neto, procurando manter a alta qualidade de sua obra em livros e exposições, deixados pelo artista ao longo de sua carreira de quatro décadas.
Monica Vendramini
Fotógrafa, jornalista e artista. Trabalhou como fotojornalista para os jornais Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, New York Times e hoje é correspondente do Liberation, LeSoir e LeTemps. Publicou trabalhos nas revistas Goed Goeval (Bélgica), Kena (México), Vogue (Austrália), Grandes Reportagens (Portugal) e Veja, Época, Marie Claire e Isto É ( Brasil ).
Pablo Di Giulio
Nascido em Buenos Aires, Pablo vive em São Paulo desde os sete anos de idade com um retorno a sua cidade natal no período de 1972 a 1977. Estudou cinema em Paris e tem obras no MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, MAM-RIO, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil e Museu de Belas Artes de Buenos Aires, assim como também em várias coleções particulares.
Patrícia Kaufmann
Natural de Guaratinguetá, SP, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde abriu seu próprio atelier. Em 2000, Patrícia mudou-se para São Paulo, onde vive e trabalha atualmente. Estudou história da arte, gravura em metal, cologravura, serigrafia, aquarela e fotografia. Já fez várias exposições individuais e participou de exposições no Brasil e no exterior.
Peter Schneider
Peter Schneider nasce em 1963 em Frankfurt, na Alemanha. Desde 1988 trabalha como fotógrafo em estúdios de fotografia e de publicidade. Em 1992 deu início a seu trabalho como freelancer. De 1998 a 2004 viveu em Malpica, na Espanha e depois em Lugo, no mesmo país.
----
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário