ANO 2011/SEMANA 11 – DE 11/SEXTA A 17/MAR/QUINTA
ESTREIA
GUION CENTER 3 – O CIÚME MORA AO LADO – 107MIN/ 14ANOS
14h40 – 18h20 – 20h20
EM CARTAZ
GUION CENTER 1– CISNE NEGRO – 108 MIN/ 16ANOS
14h30 – 18h10 – 20h10/ cópia legendada & som dolby digital 650
GUION CENTER 1– INVERNO DA ALMA – 101 MIN/ 12ANOS
16h25 – 22h05/ cópia legendada & som dolby digital 650
GUION CENTER 2 – UM LUGAR QUALQUER – 99MIN/ 14ANOS
14h50 – 16h40 – 18h30 – 20h30 / cópia legendada & som dolby digital 650
GUION CENTER 2 – BRAVURA INDÔMITA– 110MIN/ 16ANOS
22h10/ cópia legendada & som dolby digital 650
GUION CENTER 3 – 127 HORAS – 99MIN/ 14ANOS
16h35 – 22h15
GUION CENTER CINEMAS
Facebook : http://www.facebook.com/profile.php?id=100000859437534 (CINEMAS GUION)
Facebook : http://www.facebook.com/pages/Porto-Alegre-Brazil/Guion-Cinemas/108679769153124 (FÃS DO CINEMAS GUION)
Twitter: http://twitter.com/GuionCenter
CENTRO COMERCIAL NOVA OLARIA
Rua Lima e Silva, 776 - 3221-3122 – 3212-0250
:::::::::::::::::::::::: D E S T A Q U E S ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
– O CIÚME MORA AO LADO – Dirigido pelo finlandês MIKA KAURISMÄKI, um cineasta que divide a sua vida entre o Brasil e sua terra natal, este filme foi rodado na Finlândia, onde o cineasta não realizava um filme há 20 anos. Esta comédia bateu o recorde de público daquele país. Mika, que é irmão do também cineasta AKI, disse que quis falar em O CIÚME MORA AO LADO sobre um assunto que considera muito engraçado (o divórcio) e brincar com valores e o limite entre o crime e uma "vida normal". E a Finlândia, que é tida como recordista européia de divórcios é o cenário ideal.
Ele rodou dois finais para o filme, um brutal e violento e outro com o tradicional happy end (para saber qual ele escolheu confira no Guion Center).
– UM LUGAR QUALQUER – Novo filme da diretora SOFIA COPPOLA, responsável pelos excelentes ENCONTROS E DESENCONTROS, MARIA ANTONIETA e AS VIRGENS SUICIDAS.
Neste longa, vencedor LEÃO DE OURO no FESTIVAL DE VENEZA, Sofia investiga a crise de um astro em sua vida vazia. O astro de cinema é Johnny Marco (STEPHEN DORFF, de 'INIMIGOS PÚBLICOS'), e esse arco de transformação pelo qual ele passa é catalisado em sua filha de 11 anos, Cleo (ELLE FANNING, de 'O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON'). O pai mora no Chateau Marmont - um dos hoteis mais famosos de Hollywood, que serve de abrigo a muitas celebridades. Em UM LUGAR QUALQUER, vencedor do Leão de Ouro em Veneza em 2010, Sofia Coppola, que assina roteiro e direção, pode transitar em sua zona de conforto, remetendo diretamente ao seu filme mais famoso, 'Encontros e desencontros' (2003). Nem por isso ela se repete. Aqui, ela lida com os temas que são constantes em sua obra: a solidão, o amadurecimento, os relacionamentos familiares. Mas o que fazem os grandes cineastas senão dirigirem o mesmo filme várias vezes? Sofia realiza um cinema que desafia os padrões norte-americanos atuais, em que tudo deve ser muito explicado e acontecer de forma rápida. (Por Alysson Oliveira, do Cineweb – leia texto completo depois do pressbook do filme abaixo)
– 127 HORAS – Novo filme de DANNY BOYLE, o diretor inglês que recebeu o Oscar de 2008 de Melhor Filme por QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO e de quem o Guion exibiu com um super sucesso TRAINSPOTTING – SEM LIMITES, um filme com distribuição alternativa e que fez quase 10 mil espectadores. É dele o impactante COVA RASA, seu primeiro filme.
127 HORAS é a história verdadeira do montanhista Aron Ralston (JAMES FRANCO) e de sua in-crível aventura para salvar-se depois que uma pedra solta cai sobre seu braço e o deixa preso num cânion estreito e isolado de Utah. Durante seu suplício, Ralston lembra-se de amigos, amores (CLÉMENCE POÉSY), da família e das duas excursionistas que conheceu (AMBER TAMBLYN e KATE MARA) antes do acidente. Nos cinco dias seguintes, Ralston luta contra os elementos naturais e seus próprios demônios; até finalmente descobrir que possui a coragem e a fortaleza para encontrar alguma forma de soltar-se, descer por uma encosta de vinte metros de altura e caminhar por mais de doze quilômetros até ser finalmente resgatado. Apresentada através de uma estrutura narrativa dinâmica, 127 HORAS é uma história visceral e emocionante que conduzirá o púbico numa aventura jamais experimentada e que revela do que somos capazes quando decidimos lutar pela vida.
6 INDICAÇÕES AO OSCAR
MELHOR FILME,
MELHOR ATOR;
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO;
MELHOR EDIÇÃO;
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL;
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
– CISNE NEGRO – Dirigido pelo cineasta nova-iorquino DARREN ARONOFSKY (REQUIEM POR UM SONHO e π/Pi), tem recebido elogios unânimes por quem o viu, independente da coleção de
indicações e prêmio. Foi o filme de abertura do Festival de Veneza 2010 e teve um orçamento modesto para um elenco e equipe técnica do calibre que foi reunido: US$ 17 milhões. O
ator francês Vincent Cassel comparou seu personagem com George Balanchine, um dos fundadores do New York City Ballet. Segundo Cassel, Balanchine era "um verdadeiro artista,
que tinha um controle neurótico e usava a sexualidade para comandar seus bailarinos". O roteiro filtra sentimentos como inveja, amor, sexo e loucura, numa atmosfera de tensão.
Completam o elenco principal Winona Ryder e Barbara Hershey.
Nina (Portman) é uma bailarina de uma companhia de balé de Nova York, cuja vida, como todos aqueles em sua profissão, é completamente consumida com a dança. Ela vive com sua mãe obsessiva a ex-bailarina Erica (Hershey), que exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o diretor artístico Thomas Leroy (Cassel) decide substituir a primeira bailarina Beth MacIntyre (Ryder) para a produção de abertura de sua nova temporada, O Lago dos Cisnes, Nina é a sua primeira escolha. Mas Nina tem concorrência: a nova dançarina, Lily (Kunis), que impressiona Leroy também. O Lago dos Cisnes exige uma dançarina que pode interpretar tanto Cisne Branco com inocência e graça, como o Cisne Negro, que representa a malícia e sensualidade. Nina se encaixa no papel Cisne Branco perfeitamente, mas Lily é a personificação do Cisne Negro. Como as duas jovens bailarinas expandem sua rivalidade em uma amizade distorcida, Nina começa a ficar mais em contato com seu lado escuro - uma imprudência que ameaça destruí-la.
OSCAR DE MELHOR ATRIZ – NATALIE PORTMAN
PREMIAÇÕES
INDICAÇÕES AO OSCAR
MELHOR FILME
MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY
MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN
MELHOR FOTOGRAFIA
MELHOR EDIÇÃO
GLOBO DE OURO
MELHOR ATRIZ - DRAMA - NATALIE PORTMAN
INDICAÇÕES
MELHOR FILME - DRAMA
MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - MILA KUNIS
INDICAÇÕES AO BAFTA
MELHOR FILME
MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY
MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - BARBARA HERSHEY
MELHOR FOTOGRAFIA
MELHOR FIGURINO
MELHOR MAQUIAGEM
MELHOR EDIÇÃO
MELHOR DESENHO DE PRODUÇÃO
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
MELHOR SOM
INDICAÇÕES AO INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
MELHOR FILME
MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY
MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN
MELHOR FOTOGRAFIA
INDICAÇÕES AO INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
MELHOR FILME
MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY
MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN
MELHOR FOTOGRAFIA
SAG AWARDS (SCREEN ACTORS GUILD AWARDS)
MELHOR ATRIZ NATALIE PORTMAN
INDICAÇÕES
MELHOR ATRIZ NATALIE PORTMAN
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE MILA KUNIS
MELHOR ELENCO
– O INVERNO DA ALMA – 4 INDICAÇÕES AO OSCAR 2011 - INVERNO DA ALMA, já é um dos filmes com maior número de prêmios e de indicações da temporada. No final de 2010 o filme recebeu o prestigiado prêmio do cinema Independente Gotham Awards, o mesmo prêmio que o vencedor do Oscar de 2010, "Guerra ao Terror", ganhou em 2009. O filme também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Dramática para Jennifer Lawrence, também indicada ao OSCAR deste ano, assim como MELHOR ATOR COADJUVANTE para JOHN HAWKES e ROTEIRO ADAPTADO para DEBRA GRANIK E ANNE ROSELLINI.
A atuação de Jennifer Lawrence em INVERNO DA ALMA é incontestavelmente brilhante, sendo ressaltada pela crítica e pelo público que já assistiram ao filme.
Essa jovem e promissora atriz já havia feito pequenas pontas em filmes e séries de TV, mas após ser a protagonista INVERNO DA ALMA pode mostrar seu talento e abrir as portas para Hollywood.
Atualmente ela está filmando "X-Man: First Class" e foi dirigida por Jodie Foster no filme "The Beaver" onde atuará ao lado de Mel Gibson.
Vencedor do grande prêmio do júri e do prêmio de roteiro Waldo Salt no Festival de Sundance 2010, INVERNO DA ALMA tem direção de Debra Granik (DOWN TO THE BONE) e foi adaptado por Granik e Anne Rosellini. Baseado no romance de Daniel Woodrell, esse suspense tenso e realista é estrelado por Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Dale Dickey, Garret Dillahunt, Sheryl Lee e Tate Taylor.
Após receber o Prêmio do Júri no Festival de Sundance INVERNO DA ALMA passou a ser considerado o filme INDIE DO ANO com fortes especulações para uma indicação no Oscar 2011 de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence, que acabou confirmada, além disso, os críticos e a mídia especializada dos EUA apontam mais duas indicações como certas para o Oscar 2011, o de Melhor Ator Coadjuvante para John Hawkes e de MELHOR FILME, também confirmados (+ o de Roteiro Adaptado).
INVERNO DA ALMA conta a história de Ree Dolly, uma garota de 17 anos de idade que embarca em uma missão para encontrar seu pai depois que ele usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desaparece sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e dessa forma começa a juntar a verdade sobre seu pai.
Prêmios e Indicações:
INDICAÇÕES AO OSCAR:
MELHOR FILME
MELHOR ATRIZ - JENNIFER LAWRENCE
MELHOR ATOR COADJUVANTE - JOHN HAWKES
ROTEIRO ADAPTADO - DEBRA GRANIK E ANNE ROSELLINI
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática – Jennifer Lawrence
- Vencedor ao Gotham Awards - Melhor Casting (Grupo de Atores)
- Vencedor ao Gotham Awards - Melhor Filmes
- Indicado ao Gotham Awards - Melhor Atriz Jennifer Lawrence
- Indicado ao Independet Spirit Awards em sete categorias (Oscar do Cinema Independen-te) - Premiação acontecerá em 26/02/2011
Melhor Fotografia - Michael McDonough
Melhor Diretor - Debra Granik
Melhor Filme
Melhor Atriz - Jennifer Lawrence
Melhor Roteiro - Debra Granik e Anne Rosellini
Melhor Atriz Coadjuvante - Dale Dickey
Melhor Ator Coadjuvante - John Hawkes
- Indicado ao British Independent Film Awards - Melhor Filme Estrangeiro
- Vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Filme no Festival de Sundance.
- Vencedor do Waldo Salt Screenwriting Award no Festival de Sundance.
- Vencedor do C.I.C.A.E. Award durante o Festival de Berlim.
- Vencedor do Reader Jury of the "Tagesspiegel" no Festival de Berlim.
- Vencedor do National Board of Review - Melhor Atriz Jennifer Lawrence
- Indicado ao Satellite Awards em quatro categorias: Melhor Atriz, direção, Melhor Filme e Roteiro Adaptado
- Indicado em duas categorias ao Screen Actors Guild Awards (Sindicato dos Atores): Melhor Atriz - Jennifer Lawrencer e Melhor Ator Coadjuvante - John Hawkes
- Vencedor do Seattle International Film Festival: Melhor Atriz e Melhor Direção
- Vencedor ao Washington DC Area Film Critics Association Awards de Melhor Atriz - Jennifer Lawrence
- Indicada ao Washington DC Area Film Critics Association Awards de Melhor Roteiro Adap-tado e Melhor Ator Codjuvante
- Vencedor do Prêmio do Sindicato dos Roteirista dos EUA - Melhor Roteiro de 2010
– BRAVURA INDÔMITA – BRAVURA INDÔMITA teve 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor filme, Melhor Diretor/ JOEL & ETHAN COEN, Melhor Ator/ JEFF BRIDGES e Melhor Atriz Coadjuvante/ HAILEE STEINFELD, a talentosa atriz de 14 anos que rouba as cenas, contratada poucas semanas antes do início das filmagens. Refilmagem livre da produção homônima de John Wayne, de 1969, que deu ao astro dos westerns o OSCAR de MELHOR ATOR naquele ano. Os irmãos, que viram a obra de Henry Hathaway quando jovens, não quiseram vê-la novamente, fundamentando o trabalho na novela TRUE GRIT de CHARLES PORTIS . Diz Ethan "vimos o filme original quando éramos jovens. Nunca mais o assistismos, e não pensamos em fazer nosso filme como referência ao de John Wayne. Estávamos mais interessados no livro, que lemos mais recentemente e achamos que tinha um grande potencial cinematográfico. A gente pediu para o Jeff Bridges ler o livro, algo que John Wayne não o fez. Inicialmente, achamos que o fato de John Wayne ter interpretado o personagem seria um empecilho para o Jeff aceitar o papel. Mas Jeff não estava nem ai para isso".
Originários do cinema independente, os irmãos Joel (56 anos) e Ethan (53) produzem e dirigem filmes juntos desde 1984. Ganharam fama e prestígio e, como era de se esperar, caíram nas graças de Hollywood. Já conquistaram oito Oscars e acabam de receber mais dez indicações por Bravura indômita. Além de ser produtores, diretores e roteiristas, os dois editam seus filmes sob o pseudônimo Roderick Jaynes.
BRAVURA INDÔMITA foi escolhido como o filme de abertura, fora da competição, a 61ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BERLIM. "Joel e Ethan Cohen representam o cinema independente americano. Com seu dom para a ironia, estilo curioso e histórias que sempre conseguiram entusiasmar o público", assinalou o diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, ao anunciar a novidade. A 61ª edição do evento acontece entre os dias 10 e 20 de fevereiro.
Rooster Cogburn (Bridges) recebe uma proposta de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma menina de 14 anos, que busca o assassino de seu pai. Mattie quer um homem de bravura para alcançar seu objetivo, o que Cogburn tem de sobra. Mas esse homem de bravura tem seu lado cômico. Cogburn bebe bastante, não tem modos e não segue as regras.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SINOPSES
Festivais
Toronto International Film Festival
O CIÚME MORA AO LADO
(HAARAUTUVAN RAKKAUDEN TALO/ 2009/ FINLÂNDIA/ 102 MIN/ 14 ANOS/ COMÉDIA)
Diretor: MIKA KAURISMÄKI
Roteiro: MIKA KAURISMÄKI, SAMI KESKI-VÄHÄKÄ, PETRI KARRA
Produção: MIKA MAURISMÄKI
Direção de Fotografia: RAUNO RONKAINEO
Direção de Arte: PETRI NEUVONEN
Montagem: JUKKA NYKÄPEP
Elenco
ELINA KNIHTILÃ Tuula Helin
HANNU-PEKKA BJÖRKMAN Juhani Helin
ANTTI REINI Wolffi
ANNA ESTEDEN Nina
TOMMI ERONEN Pekka
KATI OUTINEN Yrsa
KARI VÄÄNÄNEN Niilo
ILKKA VILLI Marco
ANTTI VIRMAVIRTA Timo
MARI PERANKOSKI Tiina
IRINA BJÖRKLUND Marjut
TIMO TORIKKA P.K.
O CIÚME MORA AO LADO, do finlandês MIKA KAURISMÄKI, um cineasta que divide a sua vida entre o Brasil e sua terra natal, foi filmado na Finlândia, onde o cineasta não realizava um filme há 20 anos. Esta comédia bateu o recorde de público daquele país. Mika disse que quis falar em O Ciúme Mora ao Lado sobre um assunto que considera muito engraçado (o divórcio) e brincar com valores e o limite entre o crime e uma "vida normal". E a Finlândia, que é tida como recordista européia de divórcios é o cenário ideal.
Ele rodou dois finais para o filme, um brutal e violento e outro com o tradicional happy end (para saber qual ele escolheu confira as prés neste final de semana no Guion Center).
Sinopse
O CIÚME MORA AO LADO narra a separação de um casal de trabalhadores de trinta e poucos anos : Ju-hani é terapeuta familiar e sua mulher, Tuula, uma bem-sucedida palestrante. Eles estão determinados a manter um ar amigável até que a venda da casa aconteça, mas quando Juhani chega da noite com uma menina da balada, Tuula muda de idéia. No dia seguinte ela traz sua própria conquista para uma retaliação. Emoções que a muito haviam sumido começam a emergir e a guerra se potencializa quando Juhani também traz para casa alguém para fazer ciúme em Tuula.
UM LUGAR QUALQUER
(SOMEWHERE/ EUA/ 2010/ 99 MIN/ 14 ANOS)
FOCUS FEATURES Apresenta
Em Associação com PATHÉ DISTRIBUTION, MEDUSA FILM e
TOHOKUSHINSHA
Uma Produção AMERICAN ZOETROPE
Um Filme de SOFIA COPPOLA
Distribuído por PARAMOUNT PICTURES BRASIL
Elenco
Johnny Marco..................................................................STEPHEN DORFF
Cleo....................................................................................ELLE FANNING
Sammy..............................................................................CHRIS PONTIUS
Ficha Técnica
Dirigido por....................................................................... SOFIA COPPOLA
Roteiro............................................................................... SOFIA COPPOLA
Produtores...........................................................................G. MAC BROWN
ROMAN COPPOLA
SOFIA COPPOLA
Produtores Executivos.....................................FRANCIS FORD COPPOLA
FRED ROOS
Diretor de Fotografia........................................HARRIS SAVIDES, ASC
Desenhista de Produção.........................................................ANNE ROSS
Edição....................................................................SARAH FLACK, A.C.E.
Figurino......................................................................STACEY BATTAT
Música.......................................................................................PHOENIX
Sinopse
Ele mora no Chateau Marmont, um lendário hotel de Hollywood, dirige uma
Ferrari e tem inúmeras garotas e pílulas para acompanhá-lo. O ator Johnny
Marco vive como se estivesse anestesiado, simplesmente "seguindo a
corrente". Mas quando sua filha de 11 anos, fruto de um casamento
fracassado, chega inesperadamente ao Chateau, o encontro encoraja Johnny
[Mensagem cortada]
--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário