ESTADOS ALTERADOS
Exposição de fotografias que inaugura dia 18 de junho, sábado, às 11h no Espaço Cultural ESPM
Horário de visitação: de segunda a sexta das 8h às 22h
Sábado das 9h às 15h
Encerramento: 26 de agosto
Endereço: Rua Guilherme Schell, 268
Seis artistas -- Dione Veiga Vieira, Glaucis de Morais, Kim Fielding, Marcela Tiboni, Mariana Silva da Silva e Sarah Bliss -- apresentam trabalhos em que os deslocamentos, as exasperações, as alterações de contextos e percepções, são abordados em diferentes linguagens, técnicas e meios. Fotografia, vídeo, desenho e objeto criam um conjunto de obras que se relacionam pelo viés do orgânico e o do corpóreo.
ARTISTAS
Dione Veiga Vieira (Porto Alegre Brasil)
Sua obra explora elementos poéticos em alusões ao corpo e ao orgânico, e com o uso de diversos meios: Instalação, Escultura, Pintura, Desenho, Objeto, Fotografia e Vídeo. As instalações enfocam significados em torno dos processos de transformação, ao movimento imperceptível e desaparecimento da matéria -- com dicotomias presença/ausência, material/imaterial, positivo/negativo, dentro/fora. Entre as últimas individuais: Casa Tres Patios, Medellín, Colômbia, em 2010; Galeria Gestual de Porto Alegre, 2010. Últimas exposições coletivas: 'Autochoque Um Ensaio Sobre Impactos', na Usina do Gasômetro, 2010; 'Pátio de Arte Contemporânea', Koralle, 2009; 'Aquisições Recentes - Coleção Aldo Locatelli', Paço Municipal, Porto Alegre, 2009. No período de 1989/1992, residiu na Alemanha onde manteve atelier na STADTKUNST E.V., Colônia (Köln).
http://homedioneveigavieira.blogspot.com/
Glaucis de Morais (Porto Alegre Brasil)
Artista e professora da FEEVALE. Foi vencedora da Bolsa Iberê Camargo, em 2003. Entre as últimas exposições coletivas: "Notações Pictóricas" Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2010; "Convivências", curadoria de Jailton Moreira, Fundação Iberê Camargo, 2011. Atualmente, residindo na França, Glaucis tem trabalhado com objetos, fotografia e vídeoinstalações que tratam fundamentalmente das fronteiras entre o equilíbrio e o desequilíbrio, o movimento e a pausa.
http://www.muvi.advant.com.br/artistas/g/glaucis_de_morais/perimetro.htm
Kim Fielding (Cardiff - País de Galles)
Artista britânico multimídia. Já recebeu vários prêmios na Inglaterra e tem participado de exposições internacionais. Em São Paulo, já constou nas exposições VERBO, na Galeria Vermelho, SP, 2006; e LINHA IMAGINÁRIA na Galeria Belo Horizonte, SP, 2010. As cenas de suas obras perfomáticas, instalações e vídeos normalmente são concebidas entre realidade e fantasia, envolvendo o expectador em um drama. Suas fotografias revelam cenas onde as exacerbações são detectadas nas cores, e corpos de beleza estranha e exuberante. Na exposição "Estados Alterados" Kim Fielding apresentará duas fotografias em pequeno formato, de uma série intitulada CRASH WORSHIP.
http://www.wai.org.uk/index/publications/imaging-wales/kim-fielding
Marcela Tiboni (São Paulo Brasil)
Jovem artista paulista com participação em diversas exposições nacionais e internacionais, premiações em salões, residência artística na França. Entre as últimas exposições: "A Grande Alegria", Casa Contemporânea, SP, 2010; "Memórias Reveladas" Museu de Arte Brasileira, SP, 2010; "Prêmio Energias na Arte", Instituto Tomie Ohtake, SP, 2009. Marcela aborda as grandes referências da História da Arte em sua obra. Fotografias, vídeo e performances apresentam seu próprio corpo como suporte e, muitas vezes interagindo com imagens de pinturas consagradas da História da Arte.
Mariana Silva da Silva (Porto Alegre Brasil)
Entre as últimas exposições coletivas, constam "Notações Pictóricas" Fundação Ecarta, Porto Alegre, RS, em 2010; "Cine Lage", Parque Lage, RJ, em 2010; e Bienal de Amsterdã, Holanda, em 2009. Mariana se dedica às pesquisas do corpo em relação aos seus limites de contato. Na exposição "Estados Alterados", Mariana apresentará desenhos, fotogrtafia e vídeo.
http://marianasilvadasilva.blogspot.com/2007_02_01_archive.html
Sarah Bliss (Montagne, Massachussets USA)
Artista norte-americana multimídia, com participação em várias exposições, em galerias e museus de diferentes cidades dos EUA, como New York e Boston. Sarah Bliss investiga vestígios das ações humanas para abordar a passagem do tempo, reafirmar a presença e a permanência do corpo; a força da psique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário